Biodiversidade

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
do que sei a carpa é implacável, e deve ser eliminada não é nativa e efectivamente destrói habitats alguns já em más condições. em Barragens e afins pois consegue proliferar nesses locais de aguas paradas e muitas vezes eutrofizados e no verão atingem temperaturas substanciais, pois conseguem retirar oxigénio do ar, o senhor parece ser pescador e isso é muito importante pois estas espécies são facilmente apanhadas
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
As minhas primeiras fotos de Dezembro são de uma epécie que é uma visitante Outonal assídua do meu quintal, geralmente perfere cursos de água diversos, tornando-se por isso díficil de avistar fora dos mesmos, pelo que é um privilégio recebê-la em casa. Creio que por esta época aproveita sempre o facto de eu demorar a limpar o tapete de folhas, para se alimentar e ficar algo camuflada ao mesmo tempo. É uma espécie algo díficil de fotografar, porque à semelhança das outras alvéolas, permanece em constante movimento. Abana-se toda desde a cauda à cabeça:D E já me esquecia, esta é uma das alvéolas mais assustadiças que conheço, para a fotografar tenho que estar bem longe e muito bem escondido, tão bem escondido que é inevitável não apanhar reflexos das paredes:(

Alvéola-cinzenta - fêmea - (Motacilla cinerea) - 02/12/2016

CPh3Mv7.jpg

c2TejRz.jpg

RmfK56f.jpg

pyLCO6v.jpg

0Db5CBd.jpg
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
As minhas primeiras fotos de Dezembro são de uma epécie que é uma visitante Outonal assídua do meu quintal, geralmente perfere cursos de água diversos, tornando-se por isso díficil de avistar fora dos mesmos, pelo que é um privilégio recebê-la em casa. Creio que por esta época aproveita sempre o facto de eu demorar a limpar o tapete de folhas, para se alimentar e ficar algo camuflada ao mesmo tempo. É uma espécie algo díficil de fotografar, porque à semelhança das outras alvéolas, permanece em constante movimento. Abana-se toda desde a cauda à cabeça:D E já me esquecia, esta é uma das alvéolas mais assustadiças que conheço, para a fotografar tenho que estar bem longe e muito bem escondido, tão bem escondido que é inevitável não apanhar reflexos das paredes:(

Alvéola-cinzenta - fêmea - (Motacilla cinerea) - 02/12/2016

CPh3Mv7.jpg

c2TejRz.jpg

RmfK56f.jpg

pyLCO6v.jpg

0Db5CBd.jpg

Excelentes registos Mr Neves! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Quercus pede ao Ministro do Ambiente que proíba a largada de balões

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza pede ao Ministro do Ambiente que legisle e proíba a largada de balões, atendendo aos impactes ambientais associados a este tipo de eventos, muitos deles irreversíveis.

Nestas iniciativas são largados balões feitos em plástico e balões com uma lâmpada LED, assim como a respetiva pilha associada. Após serem libertados estes serão transportados para diversos ambientes (terrestre ou marinho) e após terminada a viagem, aqui ficarão depositados como um resíduo contaminante deste habitat.


baloeministro.jpg






No caso dos plásticos, ao fim de alguns anos vão perder a cor e fragmentar-se em pedaços mais pequenos, sendo certamente confundidos por alimentos e ingeridos por peixes e outros animais marinhos, acabando estes por morrer. No caso das pilhas, este produto é composto por metais pesados, podendo ter no seu interior mercúrio (Hg), níquel (Ni), cádmio (Cd) e chumbo (Pb). Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos (equivalente à área de um campo de futebol) durante 50 anos.



A Quercus compreende as causas solidárias que estão normalmente na origem destas iniciativas, mas reforça que qualquer que seja a causa não poderá prejudicar outra, pelo que recomendamos a substituição das atividades de largada de balões por outras iniciativas com menos impacte ambiental.


http://www.quercus.pt/comunicados/2...ro-do-ambiente-que-proiba-a-largada-de-baloes
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Quercus pede ao Ministro do Ambiente que proíba a largada de balões

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza pede ao Ministro do Ambiente que legisle e proíba a largada de balões, atendendo aos impactes ambientais associados a este tipo de eventos, muitos deles irreversíveis.

Nestas iniciativas são largados balões feitos em plástico e balões com uma lâmpada LED, assim como a respetiva pilha associada. Após serem libertados estes serão transportados para diversos ambientes (terrestre ou marinho) e após terminada a viagem, aqui ficarão depositados como um resíduo contaminante deste habitat.


baloeministro.jpg






No caso dos plásticos, ao fim de alguns anos vão perder a cor e fragmentar-se em pedaços mais pequenos, sendo certamente confundidos por alimentos e ingeridos por peixes e outros animais marinhos, acabando estes por morrer. No caso das pilhas, este produto é composto por metais pesados, podendo ter no seu interior mercúrio (Hg), níquel (Ni), cádmio (Cd) e chumbo (Pb). Uma simples pilha é suficiente para contaminar uma área considerável de solos (equivalente à área de um campo de futebol) durante 50 anos.



A Quercus compreende as causas solidárias que estão normalmente na origem destas iniciativas, mas reforça que qualquer que seja a causa não poderá prejudicar outra, pelo que recomendamos a substituição das atividades de largada de balões por outras iniciativas com menos impacte ambiental.


http://www.quercus.pt/comunicados/2...ro-do-ambiente-que-proiba-a-largada-de-baloes
Finalmente! Já era sem tempo que alguma entidade que se manifesta-se contra esta actividade tão danosa ao meio-ambiente.:thumbsup:

P.s. Devem ter lido as páginas do tópico http://www.meteopt.com/forum/topico/estrelas-em-movimento-e-a-piscarem.8280/ :malandro:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Governo dá luz verde ao abate de 600 sobreiros em Trás-os-Montes
Iberdrola já começou a cortar árvores para construir barragens do Tâmega. Movimento Rios Livres diz que algumas são centenárias.

1098262

Iberdrola diz que vai reflorestar um total de 142 hectares nas áreas abrangidas pelas três barragens PEDRO CUNHA


O Governo autorizou a Iberdrola a abater 608 sobreiros na área onde vai ser construída a barragem de Gouvães, uma das três que a empresa espanhola vai construir no rio Tâmega, numa área que se estende pelos concelhos de Cabeceiras de Basto, Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena. A Iberdrola adiantou ao PÚBLICO que as árvores serão cortadas no início de 2017, “à medida das necessidades” identificadas nesta primeira fase da construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega.

Segundo um despacho conjunto do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio de Oliveira Torres, e do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, a empresa tem autorização para abater 289 sobreiros adultos e 319 sobreiros jovens, numa área de “4,67 hectares de povoamentos e de pequenos núcleos daquela espécie, localizados na área de implantação da barragem de Gouvães”.

A empresa estima que seja preciso cortar árvores numa extensão de 95,17 hectares, embora diga que o número ainda não é exacto. Certo é que desde o início do processo “já licenciou” para abate cerca de duas mil árvores, segundo adiantou o seu porta-voz. A madeira destas árvores, explicou a mesma fonte, será entregue a autoridades e associações locais ou mesmo cidadãos “que se candidataram”.

https://www.publico.pt/2016/12/26/l...a-luz-verde-ao-abate-de-600-sobreiros-1755676
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas.
Ha já alguns meses que esta amiga visita a zona 2 vezes por dia, mas é sempre muito difícil de a fotografar pois está sempre a uns bons 150 metros da minha posição.
Só agora consegui uma foto com alguma qualidade.
Sabem me dizer o que é ?
Obrigado.
3844a1957f0d1e462e0d58f6d6d5e003.jpg
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boas.
Ha já alguns meses que esta amiga visita a zona 2 vezes por dia, mas é sempre muito difícil de a fotografar pois está sempre a uns bons 150 metros da minha posição.
Só agora consegui uma foto com alguma qualidade.
Sabem me dizer o que é ?
Obrigado.

Olá.

É um bútio-comum/águia-d'asa-redonda Buteo buteo.