Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Grande diferença o vento de Cascais para Alcabideche.
Por aqui sopra o dobro.
Por curiosidade usei a aplicação que mede o vento. Aqui na minha rua a velocidade média em 60 segundos foi de 11 m/s , com muitas rajadas em torno dos 15/16 m/s.
Não é grande instrumento de medição, mas sempre dá para ter uma ideia.Pela minha experiência do vento aqui da zona o vento que ouço lá fora representa valores superiores aos medidos pela o tmvl.
Boa ventania comparado com calmia dos últimos tempos.
 


WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa noite.
Relativamente a temperaturas o dia por aqui foi assim:
f095deeb470195807650e620c2339e41.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vento algo intenso, com fortes rajadas sempre constantes.
A porta do prédio lá vai dando os estalos habituais em dias/noites ventosas.
13,0ºC

A rajada máxima da estação de referencia foi de 64 km/h, aqui terá sido a vontade os 70/ 75 km/h.
Basta a ver que agora a referida estação regista vento a 25 km/h, nada a ver como que se passa por aqui neste preciso momento.
Tenho netatmos aqui a volta, muitas, infelizmente não são tão boas a registar o vento como sao a registar precipitação.
 
Última edição:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas

Rajada máxima aqui hoje de 51km/h foi um dia frio devido ao vento mas não fosse isso e seria mais um dia bem ameno...

Máxima de 16,3ºC
Mínima de 9,3ºC

Esta noite vai ser mais uma noite com mínima elevada na ordem dos 10ºC

Neste momento estão 13,1ºC
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Aumento de intensidade do vento, estores fazem cada vez mais barulho.

Pena não ter nenhuma estação perto a registar rajadas.

Edit: Parece que está crítico, não vou tão cedo dormir enquanto tiver esta barulhada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O vento mantém se forte.
Até se formou capacete na serra, incrível.
Algumas roupas arrancadas dos estendais, os meus vizinhos parece que ainda não perceberam a força da ventania nesta terra. :lol:

Rajada máxima: 82 km/h!
Velocidade de vento máxima: 46 km/h

Já vi avisos amarelos com muito menos vento.
Isto quando entra a vertente sul da serra ao barulho... é complicado, os modelos ficam as aranhas...

Assim se entra em 2017 com rajadas de 82 km/h nada mau
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, tal como esperado a temperatura mínima desta madrugada não foi tão baixa e fixou-se nos 11,9ºC.
O vento soprou moderado por vezes forte durante a noite mas entretanto registou-se uma acalmia considerável ao início da manhã.

Rajada máxima: 82 km/h!
Velocidade de vento máxima: 46 km/h

Impressionante esses valores, resides sem dúvida na Terra do vento! :D
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia, tal como esperado a temperatura mínima desta madrugada não foi tão baixa e fixou-se nos 11,9ºC.
O vento soprou moderado por vezes forte durante a noite mas entretanto registou-se uma acalmia considerável ao início da manhã.



Impressionante esses valores, resides sem dúvida na Terra do vento! :D

Confesso que não esperava tanto vento, esteve de facto bem agressivo.
Sim é terra do vento, mas mais que isso é uma região de vento, podendo limitar a zona de forte nortada limitava-a da zona do Autódromo do Estoril (Aquilo é Alcabideche, pormenores) até às praias. Depois existem terras que se destacam muito nesta zona em termos de vento desse mesmo perímetro, Malveira da Serra, Cabeço de Janes, Zambujeiro, Alcabideche, Figueira do Guincho e Murches.
Ha sitios bem piores que o local onde moro, o que é revelador da força do vento destas bandas.
A partir do momento que houve pessoas que mudaram de casa na zona do cabeço de Janes devido ao vento...ficamos esclarecidos. Uma estação nesse local é que era...
A propria A16 que passa atras da minha casa, tem como troço mais ventoso aqui em Alcabideche, certamente que muitos de vós já passaram de carro e sentiam a nortada violenta no carro.
Com tudo isto, nem preciso de falar da Peninha para observar vendaveis, que por motivos obvios é o expoente maximo da nortada violenta. Para concluir, se não houvesse serra e por consequencia vertente sul, eu não tinha nem metade do vento que tenho por aqui.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A Peninha é o local ideal para se colocar um anemómetro, penso que essa região seja tão extrema ao nível do vento derivado há sua posição geográfica em relação ao restante Litoral Oeste nacional (veja-se a ponta de Sagres como exemplo), o que mais me intriga nesta história toda é o facto de serem registados valores maiores de Nortada no verão do que em tempestades com predominância de ventos de Oeste ou Sudoeste.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A Peninha é o local ideal para se colocar um anemómetro, penso que essa região seja tão extrema ao nível do vento derivado há sua posição geográfica em relação ao restante Litoral Oeste nacional (veja-se a ponta de Sagres como exemplo), o que mais me intriga nesta história toda é o facto de serem registados valores maiores de Nortada no verão do que em tempestades com predominância de ventos de Oeste ou Sudoeste.

Como já disse algumas vezes esta zona tem um "cocktail de vento" basicamente é ventania do mar, dado a posicao mais a oeste, que se junta com o vento que acelera na vertente sul e varre esta zona. Assim se explica as rajadas maximas anuais serem practicamente sempre em meses de nortada.
Ha estudos antigos sobre isso.
Nos ultimos 2 anos interessei-me mais pelo vento que faz aqui na zona, estou a pensar em comprar um aparelho, uma espécie de pequena turbina que regista o vento e rajadas.
 
Última edição: