Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Alguém me esclarece uma dúvida?
A temperatura na minha estação é muito "errática" durante o dia, por exemplo a estação atualiza de 40 em 40 segundos. Hoje por exemplo estive a olhar para o LCD durante 2 ou 3 minutos e foram estas as temperaturas registadas nos intervalos de 40 segundos: (9,6º), (10,1º), (9,7º).
É normal a temperatura ser tão instável durante o dia, não deveria ser mais linear...?
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alguém me esclarece uma dúvida?
A temperatura na minha estação é muito "errática" durante o dia, por exemplo a estação atualiza de 40 em 40 segundos. Hoje por exemplo estive a olhar para o LCD durante 2 ou 3 minutos e foram estas as temperaturas registadas nos intervalos de 40 segundos: (9,6º), (10,1º), (9,7º).
É normal a temperatura ser tão instável durante o dia, não deveria ser mais linear...?

A actualização ( 40 segundos) é muito lenta, logo os valores que aparecem são mais "desfasados" uns dos outros, se fosse em tempo real ( 1 ou 2 segundos de intervalo) terias leituras mais lineares e com variações mais pequenas.

De qualquer modo, e para o intervalo de medição, parecem-me valores bastante toleráveis com oscilações normais de temperatura.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A actualização ( 40 segundos) é muito lenta, logo os valores que aparecem são mais "desfasados" uns dos outros, se fosse em tempo real ( 1 ou 2 segundos de intervalo) terias leituras mais lineares e com variações mais pequenas.

De qualquer modo, e para o intervalo de medição, parecem-me valores bastante toleráveis com oscilações normais de temperatura.
Obrigado, cheguei a pensar que fosse do RS, mas como as mínimas e máximas são muito boas comparando com outras estações, duvidava que fosse isso.
Fico assim esclarecido, realmente 40 segundos é muito tempo, pelo menos regista as rajadas durante esses 40 segundos, pensava que só iria registar velocidade instantânea, fiquei surpreendido ao ver que registava rajadas :)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Se Miranda do Douro chegou hoje quase aos -7°C, imagino no final da semana...

A última vez que se passou dos -10°C foi com Miranda do Douro em 2012.

Temos provavelmente aos nossos pés um evento que é cada vez mais raro, aproveitemos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se Miranda do Douro chegou hoje quase aos -7°C, imagino no final da semana...

A última vez que se passou dos -10°C foi com Miranda do Douro em 2012.

Temos provavelmente aos nossos pés um evento que é cada vez mais raro, aproveitemos.

Sim os mapas de temperatura dos modelos são bons para termos uma ideia no modo geral , pois em termos particulares em áreas de inversão a previsão fica bem desfasada da realidade, veja-se os quase -6ºC de hoje de Seiça(Ourem). Estou curioso para ver ate onde vão as mínimas no interior norte. :cold:

A rede IPMA tem uma grande percentagem de estações em locais de inversão, um dia destes ver se faço um levantamento.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Sim os mapas de temperatura dos modelos são bons para termos uma ideia no modo geral , pois em termos particulares em áreas de inversão a previsão fica bem desfasada da realidade, veja-se os quase -6ºC de hoje de Seiça(Ourem). Estou curioso para ver ate onde vão as mínimas no interior norte. :cold:

A rede IPMA tem uma grande percentagem de estações em locais de inversão, um dia destes ver se faço um levantamento.
Eu nem imagino! Para a minha localização o meteo do Técnico prevê -4.3C para dia 19! Será a temperatura mais baixa desde à muitos anos aqui...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Que eu me recorde em 2009 não nevou porque não choveu na altura em que nevou nos outros locais, eu estava em Ponte da barca que fica a mesma cota e lá nevou :) finais dos 80 e 90 era muito fácil ver a vacariça a boalhosa senhora do minho com neve todos os anos. o Nevão de 87 recordo me perfeitamente.
O vale do lima é bom para geadas, se fores a ver temos sempre das mínimas mais baixas de portugal. ontem foi aos -1.6 só em trás os montes é que encontras algo mais baixo. Na minha zona de ponte de lima ontem por pouco não chegou aos -3 o gelo só saia dos vidros com o cartão de multibanco.
Em 2009 choveu sim e até cairam uns farrapos mas sem nevar a sério, quando eu falo Ponte de Lima falo Ponte de Lima centro e não arredores, porque pegas na boalhosa claro que a uma cota de 500 m aí nevou de certeza. É bom para inversões sem dúvida, mas em dias que supostamente podia nevar, não neva porque o rio influencia a humidade, ou seja, com muita humidade não consegue nevar, por muito que a temperatura seja favorável.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
No meu local de seguimento, nos últimos tempos tenho registado temperaturas mínimas negativas várias vezes a rondar -1 grau, estou com curiosidade por saber até onde vão chegar às mínimas esta semana. Atenção também às temperaturas máximas, que poderão estar abaixo dos 10 graus em boa parte do território e cuja sensação térmica poderá ser mais baixa. Isto sim já se poderá considerar frio a sério. :cold:

Este evento mais extremo deverá ser relativamente rápido. Estou curioso por descobrir como vão ser os próximos tempos no pós - evento. Era bom que este ar frio arrastasse também uma mudança de padrão.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
No meu local de seguimento, nos últimos tempos tenho registado temperaturas mínimas negativas várias vezes a rondar -1 grau, estou com curiosidade por saber até onde vão chegar às mínimas esta semana. Atenção também às temperaturas máximas, que poderão estar abaixo dos 10 graus em boa parte do território e cuja sensação térmica poderá ser mais baixa. Isto sim já se poderá considerar frio a sério. :cold:

Este evento mais extremo deverá ser relativamente rápido. Estou curioso por descobrir como vão ser os próximos tempos no pós - evento. Era bom que este ar frio arrastasse também uma mudança de padrão.
Parece que vai ser desta os meteogramas do GFS na ultima actualização já trazem precipitação em vários dias seguidos para a nossa zona e com valores de inverno no fim desta semana que se aproxima. Era a cereja em cima do bolo já que vou acampar na Serra da Peneda...
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e james

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Em 2009 choveu sim e até cairam uns farrapos mas sem nevar a sério, quando eu falo Ponte de Lima falo Ponte de Lima centro e não arredores, porque pegas na boalhosa claro que a uma cota de 500 m aí nevou de certeza. É bom para inversões sem dúvida, mas em dias que supostamente podia nevar, não neva porque o rio influencia a humidade, ou seja, com muita humidade não consegue nevar, por muito que a temperatura seja favorável.
Sim boalhosa neva todos os anos nem que seja uma vez, na zona de vilar do monte e labrujó que são as mais altas do município e já mais afastadas do mar ( Serra de Corno de bico) o mesmo. Digo que não choveu porque como não estava em Ponte foi o que me disseram, e também achei estranho já que nevou praticamente em todo o lado existem videos na barca que tem o mesmo rio e está ainda mais protegida com serras mais altas( amarela e soajo com 1400 metros) e a mesma altitude +10 metros e nevou bem acumulando.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.