Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Agora é que o @miguel disse tudo...
Até dá pena dos meteoloucos portugueses do futuro... vão "comer" "AA" o ano inteiro...
Apesar disso sou um felizardo... ainda ví o ultimo grande nevão antes desta nova era... saudoso 1997... desde então nunca mais se repetiu... e já lá vão 20 anos...
Isto está é bom para os amantes do verão:calor:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
[Modo crazy :maluco:]

Os modelos até estão coerentes com anos anteriores. Nem temos muita razão de queixa: já vimos neve, nos modelos, em praticamente todos os locais e a cotas baixissimas. Melhor que isto, só um upgrade dos modelos, quando selecionassemos um local, podiamos ver neve a cair.

No verão, os modelos acertam sempre: AA e mais calor. A probabilidade de estar tempo soleado em Portugal é elevadíssima! Diria que em torno dos 2/3, o que daria uma odd média = 1.50 (nada mau, para apostar às cegas).
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Isto está é bom para os amantes do verão:calor:
Já ouço pessoas a dizer que estão fartas do frio e querem que o verão chegue rápido. Grande parte da população é só isto que pensa, enfim. Estes invernos são uma alegria para os amantes de sol e nem pensam nas consequências.
 
M

Membro excluído 274

Fico possuido quando os colegas me dizem que já choveu imenso... eu fico tipo... :shocking:
A verdade é que mais ninguem neste país tirando nós, agricultores e poucos mais se preocupam com estas questões...
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Sinceramente já eu nem sei o que diga.... Custa a acreditar que com ar frio instalado que vai estar que a precipitação seja apenas chuva no Domingo e Segunda. Custa-me a acreditar mas ok


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A temperatura a 500hpa e a 850hpa não é suficietemente fria certo?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
A temperatura a 500hpa e a 850hpa não é suficietemente fria certo?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Não liguem só ao que os modelos modelam, aqui no interior situações destas quando temos ar frio instalado dificilmente a temperatura sobe assim tão rápido como os modelos estão a modelar ;) veremos o que isto vai dar mas continuo a dizer que vamos ter neve a cotas médias no Norte e Centro do Domingo/Segunda


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
eu ainda tenho uma ténue esperança que surja alguma coisa parecida com isto
Sem_T%C3%ADtulo.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Fico possuido quando os colegas me dizem que já choveu imenso... eu fico tipo... :shocking:
A verdade é que mais ninguem neste país tirando nós, agricultores e poucos mais se preocupam com estas questões...

Eu estou preocupado! É que o ano poderá vir a ser péssimo para a agricultura.

E às vezes só se pensa nas barragens, se têm água suficiente ou não, e isso é redutor do problema. Quem tem propriedades com nascentes, tem noção do caudal normal de cada uma, e eu digo que as minhas nascentes estão com o mesmo caudal de fim de verão. Ou seja, estão a debitar reservas quiças de há 2 anos. Lembro-me que nesta altura (dez/jan), algumas nascentes fluiam como ribeiros e agora não sendo deveras preocupante.

Quem não tem, mas for observador, terá noção que os pastos estão fracos e os ribeiros secos ou reduzidos em relação ao habitural nesta época. Um fraco coberto vegetal, também irá segurar pouca água de chuva, necessário para uma boa infiltração no subsolo. Sem pastos, a água da chuva é rapidamente escoada pelas linhas de água, até aos rios, sem bom aproveitamento para as nascentes.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
eu ainda tenho uma ténue esperança que surja alguma coisa parecida com isto
Sem_T%C3%ADtulo.png


E isso até está um pouco de acordo com as previsões do IPMA. Na noite de sábado para domingo, há uma ténue hipótese de alguma instabilidade. E, apesar da cota já estar a subir, ainda haveria muito frio instalado e algum ar seco nos níveis mais altos.
A haver uma hipotética surpresa, apostaria na madrugada de sábado para domingo.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu já vejo pessoas na rua a esta hora super agasalhadas ( demais) , porque ouviram falar em vaga de frio Polar continental.

Virá algum frio sim, mas este ainda não chegou e não será nada que já não tenhamos tido no passado.

Até já ouvi comentar que vinha aí frio como na Sibéria para Portugal, mal de nós se tinhamos as temperaturas da Sibéria cá em Portugal..:D

Este povo é um exagerado, geralmente inculto em meteorologia, logo deturpa e " come" tudo que os média ( igualmente burros em meteorologia) dizem... :maluco:

Estou mesmo a ver a abertura do telejornais a partir de quarta-feira : Frio da Sibéria chega a Portugal :D

Cada vez me convenço mais que o frio em Portugal é maioritariamente " Psicológico" :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.