Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado a ambos.

Sou de Carnaxide, Oeiras. Pelo que conheço, não há zonas propícias para tal, mas desconfio que perto do rio Jamor, nas zonas mais escondidas haja formação de gelo. No inverno darei umas voltas por lá, a ver se descubro algo. :thumbsup:

Pois, tenho feito algumas pesquisas e o vale do Jamor aparenta ser o mais frio, aquela zona entre Varejas e Quinta da Gandarela, deve ter algum potencial, existe uma estrada que cruza a ribeira. Compreendo que seja mais fácil formar geada numas ervas, junto a uma ribeira do que gelo numa estrada de alcatrão.



Deve ser extraordinariamente raro, mas falando de "potencial para tal", junto a algumas ribeiras e certas áreas deprimidas, lê o estudo linkado abaixo, razões e condições que conheces muito bem, sendo que é complicado nessa região conjugar uma forte inversão durante uma onda de frio com humidade disponível para formar gelo
6KM5inO.jpg



in Contrastes térmicos nocturnos e acumulação de ar frio em áreas urbanas do Sul da Península de Lisboa
http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/download/1698/1391

Interessante esse estudo,cheguei a lê-lo em tempos,o Dr.António Lopes foi meu professor,craque na área da climatologia.
Vou ler com mais atenção. Tens razão é complicado observar uma estrada com gelo por estas bandas, nos concelhos a norte (Sintra e Mafra) já é algo mais normal, cheguei a presenciar, a própria sinalização confirma isso. Em Cascais só temos um sítio, local que falo regularmente, exactamente o sitio do video acima postado.Daquilo que tenho visto, muitas vezes a formação de gelo numa estrada está relacionada com a cota a que a mesma está em relação á linha de água, há estradas mesmo juntas a rios,claro que é apenas um factor no meio de tantos outros, mas penso que não deixa de ser importante.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Desenterrando este tópico, a meio da próxima semana estou a pensar ir fazer uns registos de temperatura e fotos do geada/gelo no vale do Lizandro (Sintra/Mafra).
A ultima vez que passei por lá foi no inicio de novembro, registei 1/2ºC de manhã cedo junto à linha de agua, formando-se geada, enquanto os cumes estavam com 10ºC.
Tratando-se de um vale gélido que praticamente não entra vento, acredito em valores na ordem dos -5ºC.
 

Bastien

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
59
Local
Povoa da Galega, Mafra
No concelho de Mafra, a localidade de Póvoa da Galega localizada num vale entre o cabeço de montachique e as serras circundantes do Sobral de Monte Agraço, é um dos locais que regista maiores inversões térmicas. Em média e apesar de estar acerca de 25 Km de Lisboa, as mínimas são - 6 a 7 graus do que aquelas que se registam na capital. A madrugada que passou a mínima foi - 0,6 graus e a região foi alvo de uma forte geada.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
No concelho de Mafra, a localidade de Póvoa da Galega localizada num vale entre o cabeço de montachique e as serras circundantes do Sobral de Monte Agraço, é um dos locais que regista maiores inversões térmicas. Em média e apesar de estar acerca de 25 Km de Lisboa, as mínimas são - 6 a 7 graus do que aquelas que se registam na capital. A madrugada que passou a mínima foi - 0,6 graus e a região foi alvo de uma forte geada.

Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

Boas Bastien,
Obrigado pelo relato.
Sim Mafra é um concelho com algumas inversões térmicas bem agressivas, fruto de ser um território que apresenta um relevo bem acidentado.
Conheço duas com mais pormenor dado que em tempos andei por lá a fazer várias medições,essa informação está neste tópico.Uma inversão é junto a aldeia de Junqueiros no vale do rio cuco, a quantidade de geada que se forma por lá é impressionante. Outro que conheço é junto a aldeia do Codeçal, aquela estrada que liga a tapada de Mafra ao Sobral de Abelheira é também impressionante o frio que faz por lá. O troço Cheleiros Carvalhal do rio Lizandro também tem inversões agressivas. Aí para esses lados conheço mal , conheço melhor as zonas que referi. Os meus familiares de Mafra chegavam m a contar que havia anos que a geada era tão forte em certos sítios matava limoeiros. Em fevereiro de 2012 fiz registo de -6 graus num pequeno vale entre Monte Bom e Sobral da Abelheira. O frio foi tanto que as poças de água nos topos do vale também congelaram. Épico.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e WMeteo

WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Boas Bastien,
Obrigado pelo relato.
Sim Mafra é um concelho com algumas inversões térmicas bem agressivas, fruto de ser um território que apresenta um relevo bem acidentado.
Conheço duas com mais pormenor dado que em tempos andei por lá a fazer várias medições,essa informação está neste tópico.Uma inversão é junto a aldeia de Junqueiros no vale do rio cuco, a quantidade de geada que se forma por lá é impressionante. Outro que conheço é junto a aldeia do Codeçal, aquela estrada que liga a tapada de Mafra ao Sobral de Abelheira é também impressionante o frio que faz por lá. O troço Cheleiros Carvalhal do rio Lizandro também tem inversões agressivas. Aí para esses lados conheço mal , conheço melhor as zonas que referi. Os meus familiares de Mafra chegavam m a contar que havia anos que a geada era tão forte em certos sítios matava limoeiros. Em fevereiro de 2012 fiz registo de -6 graus num pequeno vale entre Monte Bom e Sobral da Abelheira. O frio foi tanto que as poças de água nos topos do vale também congelaram. Épico.

Esse registo que referes de temperatura negativa é de facto impressionante. Bastante frio mesmo:cold:.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Desenterrando este tópico, a meio da próxima semana estou a pensar ir fazer uns registos de temperatura e fotos do geada/gelo no vale do Lizandro (Sintra/Mafra).

Nem de propósito... :D

Hoje decidi ir dar um passeio ao fim da tarde e por curiosidade levei o já tão famoso termómetro do Lidl (ainda das primeiras séries), caso passasse por algum local interessante. A verdade é que acabei por ir fazer uma visita ao Penedo de Lexim, tendo na volta, já depois do pôr-do-Sol, parado em Cheleiros, ao lado do rio Lisandro, num local a aprox. 60 m de altitude, rodeado por picos de 200-220 m a Norte e 160-180 m a Sul (como se vê imagem abaixo).

gmn0LKk.png


Uma outra perspectiva, de observação local (para Oeste).

ZkY8MdM.jpg


Naturalmente, tomei o cuidado de afastar o sensor das superfícies, estando este também desprotegido (sem RS).
Tendo deixado a temperatura "estabilizar", os registos (impressionantes!) em pouco mais de 10 minutos foram os seguintes:

92mg51G.jpg

igcjoDW.jpg

mX3luaF.jpg


Depois dos 3,7ºC às 18:14 (!!) já estava a dar-me a fome a decidi regressar :p
Ficou a vontade de deixar lá um sensor nestas noites, que facilmente trarão temperaturas negativas àquele local, e a muitos circundantes.
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Nem de propósito... :D

Hoje decidi ir dar um passeio ao fim da tarde e por curiosidade levei o já tão famoso termómetro do Lidl (ainda das primeiras séries), caso passasse por algum local interessante. A verdade é que acabei por ir fazer uma visita ao Penedo de Lexim, tendo na volta, já depois do pôr-do-Sol, parado em Cheleiros, ao lado do rio Lisandro, num local a aprox. 60 m de altitude, rodeado por picos de 200-220 m a Norte e 160-180 m a Sul (como se vê imagem abaixo).

gmn0LKk.png


Uma outra perspectiva, de observação local (para Oeste).

ZkY8MdM.jpg


Naturalmente, tomei o cuidado de afastar o sensor das superfícies, estando este também desprotegido (sem RS).
Tendo deixado a temperatura "estabilizar", os registos (impressionantes!) em pouco mais de 10 minutos foram os seguintes:

92mg51G.jpg

igcjoDW.jpg

mX3luaF.jpg


Depois dos 3,7ºC às 18:14 (!!) já estava a dar-me a fome a decidi regressar :p
Ficou a vontade de deixar lá um sensor nestas noites, que facilmente trarão temperaturas negativas àquele local, e a muitos circundantes.
Também estava a pensar fazer o mesmo já que aqui na zona estão previstos -4 e nos vales provavelmente muito mais. Já agora como vais proteger o teu para tirar as medidas o mais exactas possiveis? :)
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Gilmet

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nem de propósito... :D

Hoje decidi ir dar um passeio ao fim da tarde e por curiosidade levei o já tão famoso termómetro do Lidl (ainda das primeiras séries), caso passasse por algum local interessante. A verdade é que acabei por ir fazer uma visita ao Penedo de Lexim, tendo na volta, já depois do pôr-do-Sol, parado em Cheleiros, ao lado do rio Lisandro, num local a aprox. 60 m de altitude, rodeado por picos de 200-220 m a Norte e 160-180 m a Sul (como se vê imagem abaixo).

gmn0LKk.png


Uma outra perspectiva, de observação local (para Oeste).

ZkY8MdM.jpg


Naturalmente, tomei o cuidado de afastar o sensor das superfícies, estando este também desprotegido (sem RS).
Tendo deixado a temperatura "estabilizar", os registos (impressionantes!) em pouco mais de 10 minutos foram os seguintes:

92mg51G.jpg

igcjoDW.jpg

mX3luaF.jpg


Depois dos 3,7ºC às 18:14 (!!) já estava a dar-me a fome a decidi regressar :p
Ficou a vontade de deixar lá um sensor nestas noites, que facilmente trarão temperaturas negativas àquele local, e a muitos circundantes.

Esse vale é sem dúvida impressionante, um congelador brutal.
Esses valeiros que assinaste a vermelho, geram mesmo muito ar frio para o vale principal, por exemplo aquele que assinalaste mais a oeste do lado da vertente norte, que corresponde a confluência do rio cabrela com rio lizando, nesse preciso local faz muito frio, no inicio de novembro foi apenas aí que observei geada.
A aldeia de Cheleiros toda branca deve dar uma foto brutal, vamos lá ver se consigo tal registo.
Era capaz de deixar lá um sensor para registar a minima, deixa ver se tenho disponibilidade.
Esse vale tem tanto potencial que ate me perco ao escolher um possível local para instalar o sensor.
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Nem de propósito... :D

Hoje decidi ir dar um passeio ao fim da tarde e por curiosidade levei o já tão famoso termómetro do Lidl (ainda das primeiras séries), caso passasse por algum local interessante. A verdade é que acabei por ir fazer uma visita ao Penedo de Lexim, tendo na volta, já depois do pôr-do-Sol, parado em Cheleiros, ao lado do rio Lisandro, num local a aprox. 60 m de altitude, rodeado por picos de 200-220 m a Norte e 160-180 m a Sul (como se vê imagem abaixo).

gmn0LKk.png


Uma outra perspectiva, de observação local (para Oeste).

ZkY8MdM.jpg


Naturalmente, tomei o cuidado de afastar o sensor das superfícies, estando este também desprotegido (sem RS).
Tendo deixado a temperatura "estabilizar", os registos (impressionantes!) em pouco mais de 10 minutos foram os seguintes:

92mg51G.jpg

igcjoDW.jpg

mX3luaF.jpg


Depois dos 3,7ºC às 18:14 (!!) já estava a dar-me a fome a decidi regressar
Ficou a vontade de deixar lá um sensor nestas noites, que facilmente trarão temperaturas negativas àquele local, e a muitos circundantes.

Tenho mesmo de arranjar um termómetro destes. Alguém sabe se ainda vendem no Lidl?

Este imverno tem sido épico em termos de geada por aqui, e a próxima semana promete bastante. Também gostava de fazer umas medições.
 
  • Gosto
Reactions: Gilmet

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho mesmo de arranjar um termómetro destes. Alguém sabe se ainda vendem no Lidl?

Este imverno tem sido épico em termos de geada por aqui, e a próxima semana promete bastante. Também gostava de fazer umas medições.

Julgo que ainda vais bem a tempo, comprei os meus na quinta-feira e o stock ainda estava bem carregado.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Já agora como vais proteger o teu para tirar as medidas o mais exactas possiveis? :)

Neste caso em específico, como as medições seriam feitas de noite, o sensor por si só, desde que esteja afastado das superfícies (que emitem radiação) estaria em condições de medir a temperatura com alguma fiabilidade. Claro que não fazia mal nenhum acrescentar um RS (radiation shield).

Esse vale é sem dúvida impressionante, um congelador brutal.
Esses valeiros que assinaste a vermelho, geram mesmo muito ar frio para o vale principal, por exemplo aquele que assinalaste mais a oeste do lado da vertente norte, que corresponde a confluência do rio cabrela com rio lizando, nesse preciso local faz muito frio, no inicio de novembro foi apenas aí que observei geada.
A aldeia de Cheleiros toda branca deve dar uma foto brutal, vamos lá ver se consigo tal registo.
Era capaz de deixar lá um sensor para registar a minima, deixa ver se tenho disponibilidade.
Esse vale tem tanto potencial que ate me perco ao escolher um possível local para instalar o sensor.

O local de facto reúne boas condições para haver inversão, até porque se situa numa das zonas em que o vale é mais amplo e profundo, havendo ainda muitas fontes secundárias de alimentação. Também pensei em deixar lá o sensor, mas hoje (segunda-feira) já não teria disponibilidade de o ir lá buscar, pelo que resolvi não o fazer para já.
O ideal seria reunir um conjunto razoável de sensores e dispô-los ao longo dessa zona, uns 3 ou 4 no fundo do vale do rio, e outros 3 ou 4 nos valeiros secundários. Um estudo de uma noite seria por si só interessante... embora o ideal fosse ter séries temporais mais longas. :)

Tenho mesmo de arranjar um termómetro destes. Alguém sabe se ainda vendem no Lidl?

Como disse o jonas_87, na semana passada estes sensores estiveram à venda em diversos Lidls, podendo haver ainda alguns em stock, é uma questão de procurar. :)
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O local de facto reúne boas condições para haver inversão, até porque se situa numa das zonas em que o vale é mais amplo e profundo, havendo ainda muitas fontes secundárias de alimentação. Também pensei em deixar lá o sensor, mas hoje (segunda-feira) já não teria disponibilidade de o ir lá buscar, pelo que resolvi não o fazer para já.
O ideal seria reunir um conjunto razoável de sensores e dispô-los ao longo dessa zona, uns 3 ou 4 no fundo do vale do rio, e outros 3 ou 4 nos valeiros secundários. Um estudo de uma noite seria por si só interessante... embora o ideal fosse ter séries temporais mais longas. :)

Em principio vou lá na quinta ou sexta de manhã cedo fazer registos com o termometro do carro e auriol entre o Carvalhal e Cheleiros.
Dado que irei cedo, consigo lá estar na hora da temperatura minima.
Para alem dos registos de temperatura quero mesmo tirar fotos aquele "mar" de geada.
Espero não ter nenhum dissabor na estrada, acredito que irá se formar gelo em zonas onde a estrada está a cota do rio, e nas bases de ambas as vertentes.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Também estava a pensar fazer o mesmo já que aqui na zona estão previstos -4 e nos vales provavelmente muito mais. Já agora como vais proteger o teu para tirar as medidas o mais exactas possiveis? :)

Boas,

Em tempos metia um iogurte grande/ garrafa de 1,5l cortada a meio de forma a proteger o sensor da humidade nocturna, era simples e eficaz.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Hoje fui ao pôr do sol a um local numa zona em Santa Lucrécia de Algeriz perto de Adaúfe aqui em Braga. Pouco antes de entrar na zona de Santa Lucrécia parei durante uns 5min. e marcava 6,9°C. Já a aproximar-me do local antes de começar a descer marcava 5°C. No local coloquei o sensor afastado de superfícies e fiquei impressionado com os registos. Ontem tinha ido lá também ver o local e às 15h20 começa a deixar de dar sol.

Amanhã irei lá de manhã cedo para ver até quanto é que vai descer.
Se alguém quiser ver o local - lat: 41.59 long: -8.37

M8iYdiy.png




Deixo aqui umas fotos dos registos (hora adiantada 1h):


moZlx80l.jpg


l8OpqRRl.jpg


eSmbMUHl.jpg


WXTByCGl.jpg


TwHoEF6l.jpg


wKGh7WAl.jpg