Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
eu ainda tenho uma ténue esperança que surja alguma coisa parecida com isto
Sem_T%C3%ADtulo.png

O JMA modela algo do género, mas já sabemos como é esse modelo ;)
Era bom que isso acontecesse, pois com a influência da anomalia positiva de temperaturas da água do mar, nunca se sabe como irá ou não desestabilizar-se a atmosfera junto de Portugal Continental.
Quanto ao frio, creio que será desagradável tendo em conta os Invernos amenos que temos vivido nas últimas décadas e a desabituação de eventos frios em Portugal. Creio que, tal como acontece com os eventos extremos de calor, deverá só arrefecer a sério em situações como a que iremos viver nos próximos dias. Há que salientar também a descida prevista de temperaturas, significativa de um dia para o outro. Isso sim é preocupante, pois descer de 14 ºC para 5 ºC de terça para quarta como se prevê em Portalegre, irá influenciar ainda mais a sensação de desconforto térmico...:cold:

Ahhh e uma pequena constatação: é verdade que este Inverno está seco, monótono e sem grandes eventos, mas recordo-vos que vamos no primeiro mês e ainda faltam dois meses, os quais podem dar "um ar da sua graça" ;). Por acaso já repararam na evolução prevista pelo ECM e a "bomba" que surge no Atlântico, cuja trajectória é influenciada pelo anticiclone a caminho da Gronelândia??? :D
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Este evento que se aproxima, apesar de ser habitual nos nossos invernos, é um pouco mais frio, por isso acho perfeitamente natural ser noticiado. Outra coisa diferente é o modo como as pessoas filtram a informação.

Pessoalmente, choca - me mais, por exemplo, quando chove no verão( que é habitual no Litoral Norte e até no Litoral Centro) e os media dão a notícia como se tivesse ocorrido um fenómeno de outro mundo.
Isso sim é ignorância pura e dura.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
No ano passado, a chuva a sério só chegou já perto do fim de Janeiro e ainda tivemos 3 bons meses de chuva.
E o frio a sério só chegou em meados de Fevereiro e ainda tivemos 2 bons meses de frio e bons nevões.

Por isso, nada está perdido, apesar do tempo andar demasiado monótono há muito tempo.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom era se aparecesse uma milagrosa surpresa neste evento. Nunca mais ninguém se lembrava da mudança de padrão e andávamos a falar da surpresa milagrosa durante os próximos 6 meses.

Basta recordar o evento de 9 de Janeiro de 2009.
Se não fosse esse fantástico evento de neve à cota 0, ninguém se lembrava desse Outono/ inverno / Primavera de 2008/2009, tão fraquinho que foi.

Para ver também que, por vezes, a nossa memória de acontecimentos passados fica um pouco distorcida, valorizando em demasia o tempo presente.
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e Dias Miguel

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Uma curiosidade é que desde o Inverno de 2008 ao de 2010, esse anos tiveram bastantes episódios de neve e gelo, inclusive chuva gelada, tenho tudo documentado em fotos, agora é a vez de Invernos mais monótonos.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
aqui ou ali aparecem alguns aguaceiros no baixo alentejo e algarve nos momentos de maior frio desta semana. Vamos ver se temos sorte.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Depende muito dos locais, aqui o inverno 2008 / 2009 foi muito bom, bem melhor que este.

Se tivermos como ponto de comparação o atual inverno, eu recordo - me também para aí de 20 invernos melhores do que este.

Por acaso, aqui, foi o inverno com mais dias de neve, pelo menos, dos últimos 17 anos. Mais de 20 dias de neve e uns 10 dias de neve no solo.Foi também um inverno com uma pequena anomalia negativa na temperatura e na precipitação.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,606
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O ultimo evento de neve significativo por aqui já foi em 2013, onde acumulou bem na serra, 2014, 2015 e o ano passado só uns flocos do alto da serra.
O ano passado foi mesmo falta de sorte porque havia frio suficiente mas a precipitação não chegou praticamente ao interior e nevou em locais até menos prováveis do que aqui.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
O ultimo evento de neve significativo por aqui já foi em 2013, onde acumulou bem na serra, 2014, 2015 e o ano passado só uns flocos do alto da serra.
O ano passado foi mesmo falta de sorte porque havia frio suficiente mas a precipitação não chegou praticamente ao interior e nevou em locais até menos prováveis do que aqui.
O evento de neve que ocorreu em Arronches e que para mim vai ficar para a história foi do dia 10 de janeiro de 2010, já tinha feito um tópico acerca disso, https://www.meteopt.com/forum/topico/nevao-em-arronches-10-de-janeiro-de-2010.8529/
Já passaram 7 anos :rolleyes: Não é todos os dias que se vê o Alentejo assim e cada vez é mais difícil. Ás vezes lá mato saudades olhando para as fotos :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,606
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Estado
Fechado para novas mensagens.