Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017



Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
A situação é esta: uma superfície frontal fria que se situa ao longo da Europa ocidental, vai ser empurrada por uma massa de ar muito fria vinda de leste que vai entrar na Península Ibérica a partir destas 3ª e 4ª feiras, vai provocar uma queda acentuada das temperaturas. O pior é que esta superfície frontal vai entrar em Portugal em fase de dissipação, portanto, neve nem vê-la:angry:. Lisboa, por exemplo, vai registar na 4ª feira uma mínima próxima de 0º C(1º C). No interior do País e nalgumas zonas do litoral vamos ter temperaturas negativas.
Tenhamos esperança. Pode ser que se forme uma depressão no interior da Península Ibérica nestes dias.:D
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Obrigado pela dica! ;)

A minha localização fica mais ou menos equidistante da estação que sugeriste e desta:
https://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILEIRIAL7
Boa norte.
Hoje mínima de -1.9℃ e máxima de 15.6℃.


MSantos, se estas ao mesmo nivel do McDonald's direção hospital ou Cortes , a temperatura nesse local é em média menos 1℃ que dessas pws que referes.

Por aqui neste momento
4a4f369167f780897aa55ce4a01a352f.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

10,5ºC e vento fraco a moderado.
Extremos: 8,0ºC / 14,0ºC, numeros redondos, literamente.

Continua a fazer-me uma confusão a mínima prevista pelo ECMWF para aqui na proxima quinta-feira,cerca de 1ºC, estando vento moderado, como é habitual lol acho essa mínima muito difícil se concretizar.
Uma questão, será que vai ocorrer geada negra aqui perto? Nas zonas mais ventosas?
Pelas minhas contas na quarta no topo da Peninha vao estar uns 0ºC/2ºC e vento a 55 km/h/60km/h ao inicio da manhã,haverá geada negra?
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
a minha mãe disse me que lá na Fajarda que quando se levantou estava -3ºC e tudo branquinho, é provável que tenha sido por volta dos -3ºC se Coruche teve -3.5ºC às 8h (provavelmente foi mais baixa, arrisco os -4ºC) e na Fajarda nunca desce tanto como em Coruche e se foi mais fria que a noite anterior (que ainda lá estava e foi -2.1ºC)
 
Última edição:

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa noite,

Máxima de 13,0ºC, numa tarde amena e solarenga.

Actualmente mais um serão pacato e entediante, com a temperatura estabilizada nos 7,5ºC. Vento fraco. :sono:
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Boa noite

Alterei a localização do sensor que tenho no RS, colocando-o numa zona mais exposta. Durante os próximos dias, o termómetro do lidl vai ficar junto ao RS para comparação dos valores.

1,1ºC

Máxima de 13,8ºC
Mínima de 0,0ºC, com formação de geada fraca. De manhã havia algum vento.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boa norte.
Hoje mínima de -1.9℃ e máxima de 15.6℃.


MSantos, se estas ao mesmo nivel do McDonald's direção hospital ou Cortes , a temperatura nesse local é em média menos 1℃ que dessas pws que referes.

Por aqui neste momento
4a4f369167f780897aa55ce4a01a352f.jpg

De facto não moro longe do McDonalds, mas moro ainda mais próximo do rio e a menor altitude. Aqui o vale do Lis deve ser bem propicio a fortes inversões. :cold:
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
De facto não moro longe do McDonalds, mas moro ainda mais próximo do rio a menor altitude. Aqui o vale do Liz deve ser bem propicio a fortes inversões. :cold:
Vale do Lis Guimarota-São Romão-Vidigal-Cortes...Bela zona para fazer medições, grandes geadas que se formam nessa saída da cidade, para além de muito frio que se acumula, uma zona relativamente mais húmida.