Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Comentário do dia ( até ao momento) : Agasalhe-se bem... agasalhe-se bem, este frio que vem da Sibéria não é para brincadeiras.. :confused::D
extreme-cold-hypothermia-22455.jpg
_72138239_72137926.jpg

Até os animais se queixam do frio:
37129325_303.jpg

Esta raposa caiu no rio Danúbio na passada semana.
Agora que o frio vem para cá quem sabe se consiga encontrar coisas destas...:p
 
  • Gosto
Reactions: james


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A única coisa que eu vejo de relevante na alegada vaga de frio que aí vem é a temperatura máxima prevista de 8 graus para quinta - feira. Nos outros dias não vejo nada de mais, máximas se 10/11 graus e mínimas de 0 graus com geada já tive várias vezes este Inverno.
E hoje está um excelente dia para estar numa esplanada, a fazer inveja a muitos dias de Primavera.

De resto, a história do costume. O ECM e o GFS já empurraram a mudança de padrão para as calendas gregas, que é como quem diz para cima das 200 horas, que na prática significa que o AA vai ganhar mais uma batalha ( e siga o marasmo) , nesta sua luta titanica para impedir que tenhamos um inverno de jeito.
É verdade, mas no Interior a vaga de frio vai ser mais relevante. Olhando por exemplo à ultima saída do GFS, o meteograma para Vila Real por exemplo mete mínimas na ordem dos -5º durante 6\7 dias e com máximas sempre a rondar os 7\8º. Não é nada que já não tenhamos assistido no passado, mas ainda assim vai estar muito frio :cold:
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu acho que a maior parte da Europa está a ter um excelente inverno à nossa custa. :lmao:

O AA está na posição perfeita para beneficiar de forma exponencial amplas regiões da Europa e nos lixar o inverno.

Acredito que quando chegar o verão vai estar na posição perfeita para dar instabilidade convectiva a meia Europa e calor, secura e recordes de calor por cá.

Estamos em todos os parâmetros na cauda da Europa. :buh:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Eu acho que a maior parte da Europa está a ter um excelente inverno à nossa custa. :lmao:

O AA está na posição perfeita para beneficiar de forma exponencial amplas regiões da Europa e nos lixar o inverno.

Acredito que quando chegar o verão vai estar na posição perfeita para dar instabilidade convectiva a meia Europa e calor, secura e recordes de calor por cá.

Estamos em todos os parâmetros na cauda da Europa. :buh:
Portugal e boa parte de espanha devem ser os únicos países da Europa que este ano estão a ter um inverno extremamente desinteressante. No verão é igual, nos levamos com uma onda de calor e por exemplo a europa central tem trovoadas intensas, tal como agora tem estado a ter grandes nevões, enfim... Nos dias que correm a nossa posição só é boa para o calor e sol. Já lá vai o tempo em que apesar de termos calor no verão tínhamos muita chuva quase todos os invernos.
 
  • Gosto
Reactions: james

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Hoje a geada era menos visível que em dias anteriores e menos frio.
Quanto a chuva, os agricultores aqui da zona dizem que o ano vai ser muito seco, com muito pouca chuva, à excepção de Fevereiro. vale o que vale...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Por um lado, eu até compreendo a reacção das pessoas em relação ao frio que aí vem. Quando temos temperaturas máximas absurdas para um dia de Janeiro como a que vai estar hoje ( e ainda para mais é uma situação recorrente neste inverno) , acho que até é normal a maioria das pessoas, na sua alegre ignorância meteorológica, entrar em pânico com temperaturas máximas de 10 graus.

A questão que eu coloco é a seguinte: o que se passará com os meses de Dezembro e Janeiro, outrora os mais chuvosos e frios do ano?

De ano para ano, chove cada vez menos em Dezembro e Janeiro e mais noutros meses do ano.
Muitas vezes na Primavera as temperaturas máximas são mais baixas que no inverno.

E isto está já comprovado. As normais climatologicas para 1981/2010 mostram uma diminuição da precipitação nos meses de inverno. Em contrapartida há um aumento nos meses de Outono.

Estará em curso uma mudança de padrão climático no nosso país?
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
O frio que aí vem não é nada de extraordinário, é verdade, mas ainda assim é muito frio, isto num ano em que o vírus da gripe é mais agressivo, por isso creio que se devem tomar sempre algumas precauções.
Quanto à mudança de padrão, é sempre a adiar... Mas também é verdade que algum dia isto mudará, nem que seja só no final do inverno....
Vamos acreditar que a mudança de padrão que os modelos desenham lá para dia 25 se vai concretizar, pela primeira vez tenho um "feeling" que sim.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Os media também já fizeram a sua parte sensacionalista indo a Bragança

Eu ouvi uma reportagem na TSF da aldeia de Gimonde! Essa não me pareceu sensacionalista, bem pelo contrário, uma habitante explicou que este ano o rio já tinha congelado, e já!! (Até se referiu que a 1 de janeiro deste ano já se registaram -7ºC) ;)
 
  • Gosto
Reactions: DaniFR e luismeteo3

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Ora bem...

Eu acho que nós temos olhado para este evento completamente ao contrário (contra mim falo que eu quero chuva, frio e neve). O evento é o que esta a decorrer e nos estamos a olhar para uma coisa que sempre foi normal neste cantinho à beira-mar plantado. Todos os dias venho trabalhar de comboio e lembro-me bastante bem de entrar no comboio e o mesmo registar temperaturas negativas e inclusive vir a descongelar a linha eléctrica, de há uns anos para cá não me lembro de ver o indicador de temperatura com um - antes do numero. O evento que devíamos estar a acompanhar seriam estas altas temperaturas e anómalas que ninguém quer no inverno e que realmente são tudo menos normais sempre sofremos a influencia do AA mas não desta forma. Em pleno Inverno termos máximas registas completamente absurdas, haver incêndios florestais em Janeiro com dimensões consideráveis. Nos estamos a ficar como as caraíbas, aumentou o turismo, aumento a temperatura, aumentou o sol, mais uns tempos e acho que começo a comer o bacalhau de calções e faço do meu desporto perseguir tornados. Um dia a CMTV vai abordar isto de certeza. Sim devemos tomar as precauções necessárias mas não exageradas, choques térmicos originam gripes e os media estão a levar as pessoas nesse caminho, Inverno é isto mesmo frio e chuva, a falta de um temos o outro mas seja ele siberiano ou polar é frio como sempre tivemos no inverno e sempre tomamos precauções.
Fico a espera do contacto de CMTV :D:D:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.