Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Eu acho que é um belo evento, já que nos últimos anos não temos assim tantas entradas destas e é preciso ter calma porque o ar frio esta agora entrar...

KCS7iQk.jpg
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Acho que, com todo o respeito, o pessoal a sul do Mondego ainda não percebeu que o Norte anda a bater recordes de temperaturas, com elevadas anomalias positivas das temperaturas e fora de época desde Junho do ano passado, como talvez nunca se viu.

E anomalias negativas elevadas na precipitação desde Junho também.

Acredito que algumas regiões mais a Sul, tendo em conta as normais climáticas da zona, tenham uns parâmetros um pouco mais exacerbados.

Aqui no Norte não, vive - se uma anormalidade nos parâmetros meteorológicos a vários níveis e que já dura há demasiado tempo.
 
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
39
Local
Febres
Pois, tenho andado a acompanhar o tópico e tenho achado estranho o pessoal já estar a falar em fiascos, isto porque vendo as previsões para a minha zona, já há bastantes dias que os dias mais frios eram 19, 20 e 21, sendo que 21 nestes últimos dias já tinham subido as temperaturas, mas 19 e 20 mantêm-se como os dias mais frios nas previsões (isto para a minha zona).

Para hoje não está a falhar muito às previsões, vento, temperaturas nocturnas nos 4º e diurnas com máximo de 9º, sendo que até agora atingiu os 8º de máxima hoje aqui!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O problema é que, provavelmente, estamos a atirar a toalha ao chão em relação ao nosso clima e a interiorizar ( como a generalidade da população) de que o clima cá é quente, como observou muito bem o colega Guedes 114.

Ficamos impressionados com temperaturas máximas de 9/10 graus, mas simultaneamente achamos normal máximas de 18 graus em Janeiro.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Algumas previsões também brindam a Serra de S. Mamede com alguma neve. Estamos cá para ver ;)
Receio que já tenha começado o corte, o GFS já não prevê praticamente precipitação :buh:, sinceramente acho que vamos ficar a ver navios...
O ECM nada prevê de precipitação também, era preciso uma grande surpresa.
 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Proponho um novo concurso...
Receio que já tenha começado o corte, o GFS já não prevê praticamente precipitação :buh:, sinceramente acho que vamos ficar a ver navios...
O ECM nada prevê de precipitação também, era preciso uma grande surpresa.

Para nós as surpresas são sempre desagradáveis... :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: james e Davidmpb
M

Membro excluído 274

Nem consigo definir o que sinto quando consulto o meteograma e até dia 27 (não vai mais além) o resultado é:
0mm

Janeiro está definitivamente perdido!
 
  • Gosto
Reactions: james

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Nem consigo definir o que sinto quando consulto o meteograma e até dia 27 (não vai mais além) o resultado é:
0mm

Janeiro está definitivamente perdido!

Mas isso já ta a muito tempo perdido lol teria de vir um super evento e deixar 100mm de Norte a Sul... isso nem entrando em Fevereiro se vê...
 
  • Gosto
Reactions: james

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Toca a aproveitar estes 2 dias de inverno que a primavera voltará dentro de momentos...
É desmotivante isto, sinto-me revoltado... creio que haverá aqui quem me entenda.
:bombar::bombar:já somos dois, já se pode concluir que janeiro em muitos locais vai terminar com um acumulado total de menos 10mm como é o caso da minha zona, onde normalmente a média é cerca de 100mm, se fevereiro for igual, este inverno ainda vai ser pior que 2011/2012, extremamente preocupante isto e ainda por cima as temperaturas durante o dia também não têm sido muito baixas o que ainda agrava mais a situação.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Toca a aproveitar estes 2 dias de inverno que a primavera voltará dentro de momentos...
É desmotivante isto, sinto-me revoltado... creio que haverá aqui quem me entenda.

Não vale a pena ter esse tipo de sentimentos! Se há uma coisa que não depende, de todo, da nossa vontade é o estado do tempo! E ainda bem, se não tal não seria cada um a querer um estado de tempo que lhe agradasse! É pena que não chova? É pena e é preocupante, mas é o que temos e que, como sabemos, faz parte do nosso clima! Invernos secos sempre tivemos e sempre havemos de ter... Como dizia alguém: É a vida!
Vá! Um bocadinho mais de ânimo e toca a aproveitar este belo frio! Oxalá não haja estragos na agricultura nem problemas, em especial com a população mais vulnerável.
 
M

Membro excluído 274

Resta apenas acrescentar que em Tras os Montes mal chove desde finais de Maio do ano passado, caminha para 9 meses... com temperaturas sistematicamente acima da média, um verão quente e longo, incêndios florestais... está tudo seco... os rios congelam? Claro... são autenticas poças de água parada, não têm caudal... isto é desesperante.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.