Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2017



PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Desde já peço desculpa pois não deve ser o sitio adequado mas não o encontrei.

Fica aqui uma pérola!



Alguém me pode dizer o ano disto e se desde então alguma vez nevou igualmente tanto?


Essas imagens reportam-se ao final da década de 90, tanto quanto me recordo terá sido em 1995, mas também (a memória tem destas coisas) acho plausível que tenha sido em 1996 (este assunto até já foi aqui debatido no fórum em Dezembro de 2008, se não me engano) . Foi um Inverno que não recordo como tendo sido de eventos significativos a cotas médias/baixas, mas que na Estrela, como se vê, foi muito generoso. Para se ter uma ideia, lembro-me de ter ido às Penhas da Saúde na primeira semana de Março e a estrada para a Torre ainda estava cortada, situação que se arrastava desde meados de Janeiro. Na altura, esta situação provocou a ira dos comerciantes que têm lojas na Torre, mas a verdade é que os nevões foram recorrentes, semana após semana, com acumulações brutais.

Tenho 43 anos e tanto quanto consigo recuar em termos de memória, não me recordo de outro Inverno assim, se falarmos apenas em termos do Planalto Central, recordo-me, por outro lado, de anos com mais nevões a cotas inferiores.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Dia gélido pela Covilhã, a "máxima", se assim se pode chamar, foi atingida ao início da madrugada (quando o ar frio ainda se estava a instalar) e a partir daí foi sempre a descer.
Ainda assim as rajadas de vento constante não deixaram a temperatura descer muito abaixo de -1ºC, mas a sensação térmica, ao início da manhã, era de quase - 8ºC (dados Meteocovilha). Ao meio-dia a temperatura era de apenas 0,7ºC e à tarde não foi além de 2,7ºC.:cold:


Veremos, se na próxima madrugada, o vento abranda e há inversão térmica. Aí será no vale, junto ao Zêzere, onde se poderão observar os valores mais interessantes...
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Essas imagens reportam-se ao final da década de 90, tanto quanto me recordo terá sido em 1995, mas também (a memória tem destas coisas) acho plausível que tenha sido em 1996 (este assunto até já foi aqui debatido no fórum em Dezembro de 2008, se não me engano) . Foi um Inverno que não recordo como tendo sido de eventos significativos a cotas médias/baixas, mas que na Estrela, como se vê, foi muito generoso. Para se ter uma ideia, lembro-me de ter ido às Penhas da Saúde na primeira semana de Março e a estrada para a Torre ainda estava cortada, situação que se arrastava desde meados de Janeiro. Na altura, esta situação provocou a ira dos comerciantes que têm lojas na Torre, mas a verdade é que os nevões foram recorrentes, semana após semana, com acumulações brutais.

Tenho 43 anos e tanto quanto consigo recuar em termos de memória, não me recordo de outro Inverno assim, se falarmos apenas em termos do Planalto Central, recordo-me, por outro lado, de anos com mais nevões a cotas inferiores.

Corretissimo, 1996 confirmei no video. Realmente é impressionante a acumulação de neve, metros!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Essas imagens reportam-se ao final da década de 90, tanto quanto me recordo terá sido em 1995, mas também (a memória tem destas coisas) acho plausível que tenha sido em 1996 (este assunto até já foi aqui debatido no fórum em Dezembro de 2008, se não me engano) . Foi um Inverno que não recordo como tendo sido de eventos significativos a cotas médias/baixas, mas que na Estrela, como se vê, foi muito generoso. Para se ter uma ideia, lembro-me de ter ido às Penhas da Saúde na primeira semana de Março e a estrada para a Torre ainda estava cortada, situação que se arrastava desde meados de Janeiro. Na altura, esta situação provocou a ira dos comerciantes que têm lojas na Torre, mas a verdade é que os nevões foram recorrentes, semana após semana, com acumulações brutais.

Tenho 43 anos e tanto quanto consigo recuar em termos de memória, não me recordo de outro Inverno assim, se falarmos apenas em termos do Planalto Central, recordo-me, por outro lado, de anos com mais nevões a cotas inferiores.

Eu tenho quase a certeza que é do inverno de 95/96.

Uma foto desse inverno na Estrela:
5i17TaT.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Um desastre aqui, porque nem temos ventania nem ausência do mesmo, como tal a temperatura está a descer nas calmas ao sabor do vento de leste fraco:disgust:.

Levo uns estonteantes 1.2ºC:facepalm: