Seguimento - Incêndios 2017



dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Mais uma serra vestida de negro, mas desta vez em pleno mês de janeiro.

é triste, dentro de toda a raiva que isto traz para quem ama as montanhas, vai recuperar rápido. Por o que se vê foi zona de mato salvo pequeníssimas manchas de árvores. Aqui no minho que tantos incendios tivemos este verão, o "mato rasteiro" já está a recuperar com a primavera ainda recuperará mais. Problema é a zona de bosques essa sim demora anos algumas décadas a recuperar..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Incêndio: 60 bombeiros combateram fogo florestal em Miranda do Corvo

Sessenta operacionais combateram hoje um incêndio num povoamento florestal misto, no concelho de Miranda do Corvo, cuja propagação foi facilitada pela seca, segundo os bombeiros.

O fogo deflagrou pouco antes das 10:00, junto à povoação de Coenços, freguesia de Semide e Rio de Vide, e destruiu "alguns hectares" de pinhal, eucaliptal e mato, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, Fernando Jorge.

A vegetação no local "está muito seca" e os bombeiros tiveram de enfrentar "uma grande dificuldade de acesso" ao incêndio, que lavrava numa zona montanhosa de acentuado declive, no limite deste município com o de Coimbra.

O fogo chegou a registar "duas frentes ativas com cerca de 150 metros cada", adiantou Fernando Jorge.

Uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra informou que as chamas foram combatidas por cerca de 60 operacionais, tendo o fogo sido dominado às 11:30.

Além da GNR, estiveram no local bombeiros dos concelhos de Miranda, Lousã (Serpins), Coimbra (Sapadores, Voluntários de Coimbra e de Brasfemes), Penela, Vila Nova de Poiares e Condeixa-a-Nova, apoiados por 16 viaturas.

fonte
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Força Aérea entra no combate aos incêndios

Passagem dos helicópteros da Autoridade Nacional de Proteção Civil para a Força Aérea reuniu consenso

A Força Aérea vai passar a combater os incêndios florestais e a operar os meios aéreos que estão sob a alçada da Autoridade Nacional de Proteção Civil, avança hoje o Jornal de Notícias. O ministro da Agricultura, Capoulas santos, adiantou ao jornal que a proposta que esteve para consulta pública no âmbito da reforma das florestas reuniu consenso.

De acordo com Capoulas Santos, apesar de ser esta a orientação do Governo, o contrato que existe atualmente com a Everjets será cumprido até ao fim, ou seja, até ao início de 2019. Durante esse período, haverá portunidade para preparar a transição apara a Força Aérea.

Na minha opinião poderá ser uma mais valia, em vez de todos os anos se "enterrar" fortunas de dinheiro em empresas externas para o combate a incendios.
http://www.dn.pt/portugal/interior/forca-aerea-entra-no-combate-aos-incendios-5643347.html
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
  • Gosto
Reactions: jonas

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Finalmente foi feita alguma coisa em relação a avisos sobre o risco de incêndios que tenha cabeça, tronco e membros.

Lentamente as coisas vão melhorando! Veremos como vai funcionar durante o período critico, mas parece uma boa evolução!
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O site fogos.pt regista até ao momento 145 ocorrencias no nosso país, e ainda estamos a poucos dias de entrar na Primavera.
Agora estamos em plena época da podas das oliveira, e por consequente a queima das ramagens, que por vezes se acabam por descontrolar.
Hoje aqui na minha terra, um acto negligente, fez com que ardesse mais de 2.5 ha de mato e terra agrícola, e 5 cavalos correram risco de vida porque estavam a pastar onde se deu o foco de incêndio, felizmente os bombeiros, conseguiram controlar o fogo em menos de 2 horas.
Eu tinha passado neste local, á cerca de 1 mês e era magnifico de observar a sua flora e fauna, muitos carvalhos também já bem antigos.

TORRES NOVAS – Última hora. Incêndio em Alcorochel mobiliza perto de quinze bombeiros

As temperaturas elevadas para esta época do ano estão a provocar um número normal de incêndios, na maior parte devido a queimadas mal executadas e que, por isso, fogem ao controlo. A este propósito, registo para uma ignição, ainda activa, que diz respeito à localidade de Alcorochel, concelho de Torres Novas, para onde estão mobilizados treze operacionais e cinco veículos de apoio. As chamas lavram em área de mato. Nesta quinta-feira este é o segundo incêndio registado no território do Almonda, sendo que o primeiro alerta surgiu pelas 10 da manhã, em Pedrógão, ocorrência combatida pelos bombeiros de forma rápida e eficaz.


TOMAR – Fogo do Alto do Piolhinho é o que maior número de meios mobilizou, no distrito, durante 2017. E há suspeitas de mão-humana



 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Infelizmente ha um incendio que dura a mais de 12 horas ( em Abril:mad:).
E em Arouca (Alvarenga).
Tem 49 operacionais e 1 heli.
Impressionante todos os anos arde aquela zona.
Zona muito bonita que infelizmente arde regularmente.:(
EDIT: esta dominado.:)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cada vez surgem mais incêndios activos todos os dias na página da Proteçcão Civil ,hoje são pelo menos uns seis, entre os quais o incêndio em povoamento florestal em Ourém, em Ninho de Águia, que conta já com 135 operacionais e 39 veículos.
E hoje ainda por cima o vento moderado que se tem feito sentir durante todo o dia, aliado já ao mato que já está a secar, devido ao pouco que choveu, não ajuda em nada.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3