Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia.

Vivo no centro de Lisboa (zona da Estefânia), e trabalho no concelho de Palmela, junto à Auto Europa. O percurso diário permite passar por uma amplitude de temperaturas muito significativa, e hoje, aqui por Palmela, registei record's de negativas.
Para dar uma ideia das diferenças:
07H30: saída de casa com 3º, que se mantiveram até ao Marquês de Pombal
4º no túnel do Marquês
5º entre a saída do túnel do Marquês (Amoreiras) e a entrada do tabuleiro da ponte 25 de Abril
4º entre a ponte 25 de Abril e a descida para Almada
3º na A2, até à área de serviço do Seixal
2º entre a área de serviço do Seixal e a saída para o Fogueteiro / Sesimbra
Queda abrupta para 0º no espaço de 500 metros
0º entre a zona do Casal do Marco e a zona da Aldeia de Paio Pires
-1º entre Paio Pires e a entrada de Coina
Queda para -3º ao atravessar a zona de Coina, na Nacional 10
-4º ao chegar à rotunda da estação de Coina, que se mantiveram até à Quinta do Conde
-5º na subida entre a Quinta do Conde e Vila Amélia
Chegada ao destino com -4º às 08H05.

Dia bem gelado, com um record de temperatura negativa por esta zona.
Bem-vindo ao forum e belo relato! :thumbsup:
Aqui por Cabanas (Quinta-do-Anjo/Palmela) esperava uma mínima a rondar os -2 a -3, mas soprou quase sempre uma arajem que impediu uma maior descida. Valores impressionantes de Coina, mas a mim já não me admira pois esse local para inversões térmicas sem vento permitem quase sempre mínimas com 2 graus de diferença para aqui e estou a pouquíssimos km's.
 
Última edição:

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
724
Local
Montijo
Nova mínima do ano 1,4ºC. Ainda muito abaixo dos negativos que se esperava.

A temperatura esta noite será ainda mais baixa do que a passada ou o forte do evento foi nesta noite?
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
E como infelizmente ainda não descobri como carregar imagens, deixo em formado pdf foto do GPS do meu carro com o "record" local de -5º.

Tem de ser através de um site de host de imagens (imgur, postimage, gyazo, etc). Depois é sacar o link da foto (a terminar em .jpg ou outra extensão válida de fotografia) e colocar aqui ;)
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
QNFWrgGl.jpg


Mesmo ao sol, o gelo no prato do vaso ainda não descongelou totalmente.

pT6SM2Uh.jpg


fYPE5hdh.jpg
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia pessoal.
Agora sigo com 6.1ºc e 56%HR.
A mínima desta noite foi de 4.1ºc pelas 8:01 com a humidade nos 60%, nada de especial como já esperava e tinha dito ao #Lightning.
Desde Janeiro de 2013 que faço recolha de dados aqui na localidade (Santa marta do Pinhal, Seixal) e o valor mais baixo que registei foi um Janeiro de 2015 com 2.0ºc.
A estação está no topo de um prédio de 8º andar que fica na zona mais alta da localidade, não sendo favorável a mínimas muito baixas.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas sai de casa para resolver umas coisas e aproveitei para registar alguns dados:
Saída às 9:39, o carro marcava 3,5º C na Povoa de Santa Iria.
Passei pelo Forte da Casa rapidamente subiu para 5º C
Na zona de Alverca junto à rotunda da Norauto 5,5º C
Segui para Vialonga e passei junto à central de cervejas, tudo igual à zona de Alverca
Depois desloquei-me para a Praia dos Pescadores (Povoa de Santa Iria) para quem não conhece fica de frente para o Mouchão da Povoa ( o video não é meu!) 4,5º C
Junto a Sacavem nada a registar 5º C/5,5º C
Por ultimo na foz do Trancão com o Tejo 4,5º C de novo
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,347
Local
Fajarda - Coruche(57m)
bem... cá vai, pelas 8h a minha irmã mandou me mensagem a dizer que na Fajarda marcava -6.5ºC!!! portanto a minha minima lá na Fajarda (Coruche) deve ter sido à volta disso, impressionante! queria tanto ter estado lá para os sentir na pele :cold:

mais impressionante é lá o meu vizinho Coruche a bater as estações todas do IPMA com os -8ºC :eek:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas sai de casa para resolver umas coisas e aproveitei para registar alguns dados:
Saída às 9:39, o carro marcava 3,5º C na Povoa de Santa Iria.
Passei pelo Forte da Casa rapidamente subiu para 5º C
Na zona de Alverca junto à rotunda da Norauto 5,5º C
Segui para Vialonga e passei junto à central de cervejas, tudo igual à zona de Alverca
Depois desloquei-me para a Praia dos Pescadores (Povoa de Santa Iria) para quem não conhece fica de frente para o Mouchão da Povoa ( o video não é meu!) 4,5º C
Junto a Sacavem nada a registar 5º C/5,5º C
Por ultimo na foz do Trancão com o Tejo 4,5º C de novo


Obrigado pela cobertura. Os locais que se mantiveram acima de zero (sem ser junto à praia), também merecem uma menção! PS: Ainda que esses valores, tenham sido registados já de manhã, houve ainda muita gente com mínimas bem acima de zero.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e remember