Seguimento Sul - Janeiro 2017

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
saí de casa eram 7:30 e portanto estive a leste de tudo.

Várias virgas a essa hora olhando para o lado oeste de Faro... do lado leste o tempo estava coberto e parecia-me que ia chover mais.

Bastante frio, pensei que tivesse nevado com mais intensidade.
 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
(...) o jackpot desta "vaga de frio" saiu aos algarvios...

Sempre tive um "feeling" que tinha de sair a alguém :p

Bom dia! Estas últimas saídas tanto do ECMWF como do GFS já "molham" um bocadinho o evento de dia 19 (em compensação o GFS corta um pouco no frio) ! Seria a típica lotaria total destas entradas. Por ser algo pouco significativo e a mais de 120h vai dar muitas voltas, mas já dá alguma esperança

Essa foi mesmo à 29 de Janeiro de 2006

A hipótese está lá e sempre lá esteve. Trata-se de um tipo de entrada (com uma iso -4ºC a "engolir" boa parte do país), em que por norma alguma parte do país (seja o cantinho NE, seja o litoral) cai nas boas graças da "atividade" retrógrada, ou fica à beira de. Não é a mais de 100 horas que se vai definir se há aguaceiros ou não e onde porque os modelos nem sequer têm dado essas certezas, apesar do teor continental inquestionável desta massa de ar frio. A questão é se eles "mergulham" até nós ou ficam na "tábua da piscina", e por vezes as certezas só chegam perto do nowcasting, ou no próprio no caso das respostas à pergunta "onde neva?". Eu não coloco as mãos no fogo, mais voltas isso vai dar.

Agora, venha a :rain: em condições que o sul (e o resto do território) tanto precisa, e claro, se não for pedir muito mais alguma coisa :cold: :trovao: atrelada :D
 

Bastien

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
59
Local
Povoa da Galega, Mafra
f4fb588c1b61e9036bd122eaee118f6d.jpg


Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Essa imagem é falsa.... tem corrido as redes sociais... mas é completamente falsa...

Completamente anedótica, essa imagem. :lmao:Façam uma pesquisa no google, a mesma imagem aparece como sendo em Ayamonte, outra falsa. :lol:

Eu fui a VRSA, de manhã e não vi neve nenhuma acumulada, só apanhei uns farrapos com água de Olhão até Marim, depois só apanhei flocos de neve puros na Praia Verde às 11h30m. :D
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de surpresa, mas que o GFS afinal ganhou e deu goleada nos modelos todos. Foi o único, a prever neve no Sotavento Algarvio e caiu e desde de domingo que apontava para esse cenário algo louco e sem nexo. :wacko: Mas certo, é que aconteceu mas não foi aquele nevão que, por exemplo, o meu pai assistiu em 1954, esse sim se acontecesse agora era a loucura total. :viva:

Mas, fiquei triste, não fiz sku :sad: se fosse aquela imagem em cima verdadeira, então tinha feito sku e tinha partido o rabo, por todo. :lmao:

Máxima: 10.5ºC
mínima: 2.4ºC
actual: 6.4ºC

Se o Algarve tivesse neve no Inverno e praia no Verão, era uma maravilha para o turismo. :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Se o Algarve tivesse neve no Inverno e praia no Verão, era uma maravilha para o turismo. :D

Um bom projecto seria ir despejando uns camiões de terra no Caldeirão até para aí à cota 3000, resolvia-se logo o problema:D E ainda ficávamos com um clima semi-desértico no litoral sul! Há que investir bem investido!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Por aqui, o evento de frio não foi nada demais, tudo graças ao vento, se não fosse isso havia grande potencial para ter excelentes mínimas e ver fortes geadas.
A mínima de hoje foi de -2,8°C
Hoje o problema não era o vento mas sim a nebulosidade, que entrou a meio da madrugada.
Entretanto hoje disseram-me que de manhã cedo tinham caído uns flocos em Portalegre, realmente, antes do sol nascer o céu estava bastante carregado mas deve ter sido tão pouco que pouca gente viu.
Duvido que caía alguma coisa pois as nuvens chegam muito dissipadas. É pena :(