PCE-FWS 20

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Boa tarde a todos.

Finalmente decidi-me a comprar uma estação meteorológica completa (tinha tido uma LaCrosse só com termohigrómetro) e, como é a primeira, optei por comprar um modelo de entrada de gama, uma PCE-FWS 20. Reparei que há alguns membros aqui do fórum com uma, o que facilita um bocado. Depois de validar a instalação e os dados obtidos pretendo fazer a partilha de dados online. Está situada na vila da Povoação, na ilha de São Miguel (N 37º 45.101 W 025º 14.069), a cerca de 164 metros acima do nível do mar (leitura com um gps).

Terminei hoje a instalação e estou a obter os primeiros dados. Ficou colocada no telhado, fixa a uma chaminé (não é de lareira) e o único obstáculo à volta é uma casa com mais um piso, mas que dista mais de 30 metros da zona onde está a estação.

Dada o tamanho reduzido da chaminé, não pude aplicar um mastro muito alto. O anemómetro está a 180cm do chão, o termohigrómetro está abrigado dentro de um pequeno abrigo de Stevenson (mandado fazer numa carpintaria) que está fixo no mesmo mastro a 85cm do chão e o udómetro encontra-se à parte, a 48cm do chão. Uma vez que o udómetro tem uma aba muito baixa, com tendência a falsas leituras com chuva mais intensa, apliquei um acrescento em acrílico.

Podem ver pelas fotos como ficou a instalação. Agradeço alguma orientação em termos de calibrações e críticas (de preferência construtivas :) ) à forma como fiz a instalação.

As duas únicas estações do IPMA encontram-se afastadas daqui (a mais próxima é a do Nordeste e encontra-se a 12km em linha recta). A Rede Hidrometeorológica dos Açores tem duas estações meteorológicas mais próximas, mas não disponibilizam todos os parâmetros e estão instaladas em locais bastantes distintos daquele onde moro. Existem também três estações amadoras registadas no Weather Underground, mas também se encontram afastadas daqui.

Obrigado, desde já, pelo vosso feedback.


RfB8t7.jpg



OL5M13.jpg



qowBQL.jpg



S5yt3A.jpg



gtkAcl.jpg



xLzWMW.jpg



nR7J2h.jpg
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa noite,

Desculpem o meu português.
As fotografias são a vossa instalação?
Se sim: é realmente magnífico!!

2 pareceres (pessoal).
1/ Se montar o anemómetro de 1m50/2m além disso vai ganhar IMENSAMENTE em precisão e reatividade. (a menos pressão/depressão devido ao teto e a casa muito próxima)
2/ o abrigo é fixo sobre um muro de chaminé?
É tapada?
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Boa noite Toby,

obrigado pela resposta!

Sim, é a minha instalação. Se o mastro for mais alto vai provavelmente oscilar e afectar as leituras do anemómetro. Dadas as restrições da montagem, penso estar à melhor altura possível. O abrigo está fixo no mastro, que por sua vez está fixo a uma chaminé, mas nada sai por lá.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Eu se fosse a ti mudava o Pluviometro para a parte de cima do abrigo! É que no local aonde o tens, além de estar muito ao nível do chão, esse cabo não vai durar muito tempo e vai estragar-se muito rapidamente.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Podes tu próprio fazer o teste! E responder a essa questão

Achas que o mastro não está suficientemente bem fixo? Ao abanares o abrigo, ele oscila?
 

sandgrain

Cirrus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
61
Local
Povoação - São Miguel
Podes tu próprio fazer o teste! E responder a essa questão

Achas que o mastro não está suficientemente bem fixo? Ao abanares o abrigo, ele oscila?

O mastro está bem fixo, mas há sempre uma ligeira oscilação.

Quanto ao efeito sobre as leituras do udómetro, posso sempre testar num dia ventoso sem chuva, para detectar falsos registos.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Esse tipo pluviometro, ao ser bastante leve, não costuma dar-se muito bem com vento!

Podes sempre tentar colocar umas espias no mastro e tapar alguns dos furos inferiores do pluviometro para evitar que o ar/vento provoquem registos "falsos"
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Só necessitas de fazer isso se achares realmente que o mastro abana demasiado.

O que eu sugiro mesmo é que coloques o pluviómetro no abrigo.. e podes também colocar um copo pluviometro (são baratos) para te ajudar na comparação ;)

127245364.QfMJeduJ.jpg
 
  • Gosto
Reactions: sandgrain