Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O GFS está a voltar ao acumulados que previa inicialmente, a única coisa que está diferente é que não abrange todo o país.

'Vocês' e os acumulados a 240 horas...

Ehchcq4m.jpg


Pk36NTvm.jpg


O problema não é propriamente a exploração de cenários dúbios. É mesmo a importância que dão/expectativas irrealistas que atribuem a eles.

Se houvesse GFS até às >1000 horas como o CFS certamente haveria alguém que publicava os respetivos acumulados :lol:
 


weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
'Vocês' e os acumulados a 240 horas...

O problema não é propriamente a exploração de cenários dúbios. É mesmo a importância que dão/expectativas irrealistas que atribuem a eles.
Se houvesse GFS até às >1000 horas como o CFS certamente haveria alguém que publicava os respetivos acumulados :lol:

Muito bem dito, esses acumulados a 240 horas são autênticos frankensteins previológicos em que numa só imagem misturam tudo de uma forma que não se deveria nunca misturar.
Se em previsões atmosféricas a curva de incerteza aumenta quase exponencialmente com o tempo qual é a lógica de somar cumulativamente quase-certezas de curto prazo com incertezas extremas de longo prazo? É pior que juntar água e azeite na frigideira a ferver e pensar que o resultado final é interessante de ver.

De qualquer forma o padrão "chuvoso" está finalmente estabelecido, de forma moderada aparentemente, mas deverá à partida acumular bem pelo noroeste com a circulação rápida de depressões ou perturbações no bordo sul de um vasto campo depressionário no Atlântico norte transportando parcialmente humidade e temperaturas amenas de origem tropical, e é isso que geralmente ajuda a compor as barragens no norte de Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e joselamego

Morenito

Cirrus
Registo
7 Out 2016
Mensagens
18
Local
Lisboa
boas a todos espero bem tenhamos semana espetacular de meteorologia assim esta previsto ja n escapa meteoloucos aproveitem bem mudança padrao finalmente esta ai esperamos a tal ciclogenese explosiva venha em direçao a nos se for sera bem forte que ta ser cozinhado no antlantico vento ondulaçao chuva etc sera tempestade a antiga :D dias e dias chuvosossss finalmenteeeee :w00t::pray:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

etvanp

Cirrus
Registo
30 Jan 2017
Mensagens
13
Local
Aveiro
Estragos? Com ventos dessa ordem?:confused:
Óh amigo, ainda estás muito longe de saber o que é vento forte. :lol::lol:
Se para vocês ventos de 80 km/h e vagas de 8 metros é o fim do mundo, então aconselho te a vires aos Açores...
Por exemplo, aqui para a minha zona até se prevêem vagas acima dos 10 metros, e não, não é o apocalipse porque já estamos acostumados :p

Não sei como é que voces seguram as telhas no sitio ai nos açores! Do que conheço dos açores (da TV) não existem muitas casas de arquitetura moderna, é tudo com telhados tradicionais. Com as tempestades que levam em cima, volta que não volta, devem ter de andar a apanhar as telhas, não?
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Estragos? Com ventos dessa ordem?:confused:
Óh amigo, ainda estás muito longe de saber o que é vento forte. :lol::lol:
Se para vocês ventos de 80 km/h e vagas de 8 metros é o fim do mundo, então aconselho te a vires aos Açores...
Por exemplo, aqui para a minha zona até se prevêem vagas acima dos 10 metros, e não, não é o apocalipse porque já estamos acostumados :p

Só para dizer que a imagem actual deve ter sido actualizada automaticamente quando saiu uma nova run do ECM, substituindo a anterior, que seria a que o user se referia. Duvido muito que o António se referisse a esta imagem com tal espanto.

Neste evento fará algum vento em PT continental, em especial no Norte, mas nada que não aconteça por vezes nesta altura do ano. A ondulação terá caracter mais excepcional, não só devido à altura significativa elevada (8-10m) mas também devido ao período (20s). Nos Açores, fará mais vento e a ondulação será muito forte com 10-11 m, com períodos um pouco mais baixos (16/17s). Mas, claro, nada a que não estejam habituados!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em termos de vento e ondulação marítima, vento talvez a rondar os 90 / 100 km/ h e ondulação marítima de 8/10 metros não é nada que aqui no Litoral Oeste do Continente não estejamos habituados.
Mais interessante parece - me os valores de precipitação, na ordem dos 150/160 mm entre quinta e domingo no Litoral Norte.

Dadas as características, deverá ser um evento normal para o nosso inverno, talvez um pouco mais vigoroso.
Mas, claro, como todos, extremamente interessante.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Windmill exactamenta a carta actualizou automaticamente a carta que eu pus ontem pulha rajadas mais fortes em relação ao vento ai nos acores e normal que esteijam habituados a rajadas muito fortes sofrem mais com os temporais do que nos
 
Editado por um moderador:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Em termos de vento e ondulação marítima, vento talvez a rondar os 90 / 100 km/ h e ondulação marítima de 8/10 metros não é nada que aqui no Litoral Oeste do Continente não estejamos habituados.

Isto ficando sempre dependente de alguma eventual descida de latitude da Ciclogénese ou de um eventual cavamento mais abrupto.
Tirando este factos e se não houver alterações de maior, será de facto uma situação normal no nosso Inverno Português com vento forte e chuva proporcional.
O potencial de Storm Surge desta Ciclogénese ainda me está a intrigar um pouco, se coincidir com a maré cheia voltarão os habituais problemas na orla costeira.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Se isto se confirmar vai haver estragos.:surprise: Por outro lado já tenho saudades destes temporais.:w00t:

Não podes fazer link directo de imagens para o MeteoPT, senão quando houver nova saída dos modelos a imagem vai mudar e o teu comentário fica completamente desenquadrado, ou seja alguém que abra o teu post em Agosto vai lá encontrar uma uma saída do modelo em Agosto e não a que pretendias citar quando escreveste o post em Janeiro. ;)
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isto ficando sempre dependente de alguma eventual descida de latitude da Ciclogénese ou de um eventual cavamento mais abrupto.
Tirando este factos e se não houver alterações de maior, será de facto uma situação normal no nosso Inverno Português com vento forte e chuva proporcional.
O potencial de Storm Surge desta Ciclogénese ainda me está a intrigar um pouco, se coincidir com a maré cheia voltarão os habituais problemas na orla costeira.


Em termos de eventos, isto parece que agora é que está a começar a animar.
Importante é que o Atlântico Norte vá ficando cada vez mais ativo. A seguir até poderão aparecer melhores depressões...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e criz0r

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Se para vocês ventos de 80 km/h e vagas de 8 metros é o fim do mundo, então aconselho te a vires aos Açores...
Por exemplo, aqui para a minha zona até se prevêem vagas acima dos 10 metros, e não, não é o apocalipse porque já estamos acostumados :p

O 'estarmos habituados' é muito relativo. A orografia das ilhas é diferente (tendencialmente elevada) na costa e as zonas de rebentação muitas vezes estão longe das casas. Há pouco tempo ainda haviam pessoas cujos quintais eram a zona de rebentação das ondas aquando dos temporais. Elas estavam habituadas mas ainda assim era uma maçada periódica. Quanto ao vento, abordo isso na intervenção seguinte.

Não sei como é que voces seguram as telhas no sitio ai nos açores! Do que conheço dos açores (da TV) não existem muitas casas de arquitetura moderna, é tudo com telhados tradicionais. Com as tempestades que levam em cima, volta que não volta, devem ter de andar a apanhar as telhas, não?

O clima dos Açores até que é bastante moderado não obstante o que às vezes se pensa. Há temporais marítimos ocasionais, sim, mas não são assim tão frequentes. Eventos convectivos severos aqui são uma raridade. E quando há eventos estratiformes mais persistentes há quase sempre alguns danos (inundações, derrocadas...).

As ilhas mais tempestuosas (Flores e Corvo) são duas das ilhas menos habitadas. Além de que as ilhas em geral são pequenas o que minimiza os transtornos do mau tempo no quotidiano. É normal que no continente haja mais danos já que há mais de tudo.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Já agora agradecia que pudesse escrever em Português legível... É uma autêntica depressão ler esse texto... Vai bonito este fórum vai....
É preciso envergonhá-lo em "praça pública"? Nota-se bem que ele tem dificuldades na escrita, tal como tanta gente neste mundo. É triste ver este tipo de comentários num fórum, que supostamente acolhe todas as pessoas, independentemente das suas dificuldades...
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
É preciso envergonhá-lo em "praça pública"? Nota-se bem que ele tem dificuldades na escrita, tal como tanta gente neste mundo. É triste ver este tipo de comentários num fórum, que supostamente acolhe todas as pessoas, independentemente das suas dificuldades...
Realmente isto não me pareceu nada bem, haja bom senso e saber estar.
O rapaz já encerrou a conta. Não é ok.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
É preciso envergonhá-lo em "praça pública"? Nota-se bem que ele tem dificuldades na escrita, tal como tanta gente neste mundo. É triste ver este tipo de comentários num fórum, que supostamente acolhe todas as pessoas, independentemente das suas dificuldades...

Triste foi a resposta por ele dada... mas não vou estar aqui a alimentar mais o assunto... um erro ou dois todos podem dar... um texto daqueles já não acho normal e alertei para o facto...
Este é um fórum lido por milhares de pessoas, julgo que o que aqui é escrito, deve ser escrito em bom português para que todos entendam... Já cá ando há muito tempo para saber como as coisas funcionam...
Se fechou a conta ou não, não faço a mínima, se calhar teve a ver com a tal resposta (entretanto apagada)...

Fim de offtopic para mim...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.