Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Que bela chuva, assim dá gosto olhar para os modelos.:D:D:D:w00t:

GFS_018_ESP0_SFC.png
GFS_060_ESP0_SFC.png
GFS_066_ESP0_SFC.png
GFS_090_ESP0_SFC.png
GFS_108_ESP0_SFC.png
GFS_114_ESP0_SFC.png
GFS_138_ESP0_SFC.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Eu não queria continuar com este tema, mas simplesmente não conseguia ler o que ele escrevia. Não o conseguia sequer entender. Isto não deve acontecer num forum público. Se levá-se a mal cada vez que me corrigem estava mal.

Então não leves a mal. "LEVASSE". :)

E se de facto não levares a mal então teremos a atitude que se espera seja de quem for e em qualquer contexto: Humildade e vontade de aprender. :thumbsup:
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Meteorologia. Prepare o guarda-chuva



Esta semana vai ser molhada
Previsões

Depois do sol inverno, a chuva está para durar. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aguaceiros durante toda a semana. São boas notícias depois de um mês de dezembro muito seco, que levou ao aumento da área em situação de seca fraca no território nacional, em especial nas regiões do Norte e Centro.

Água necessária

De acordo com este último boletim climatológico do IPMA, no final de dezembro, 78% o território estava em seca fraca, 18,6% em situação normal e 2,3% em chuva fraca.

Reservas das barragens em baixo

De acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, em dezembro verificou-se um aumento do volume de água armazenado em oito bacias hidrográficas e a descida noutras quatro. Os armazenamentos de dezembro de 2016 por bacia hidrográfica apresentaram-se, ainda assim, inferiores às médias de armazenamento de dezembro (1990/91 a 2015/16), excepto para as bacias do Mondego e Tejo. Numa das últimas edições do programa de comentário político “Quadratura do Círculo”, o socialista Jorge Coelho alertou que, caso não começasse a chover em breve, os danos poderiam ser substanciais. E até mais gravosos para as contas públicas do que a Taxa Social Única.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Semana de mau tempo. Chuva vai continuar até domingo
A chuva vai continuar a afetar Portugal continental pelo menos até domingo, mas as temperaturas mínimas e máximas vão subir, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.



“Vamos continuar com chuva. Hoje a precipitação será muito fraca e limitada às regiões do litoral, norte e centro. Para amanhã [terça-feira], as precipitações vão ser mais intensas e em todo o território. Na quarta-feira, dia 01, vamos ter uma melhoria, mas depois nos dias 02 e 03 vamos ter novo agravamento com chuva forte”, adiantou.

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana vai ser pontuada por dias de chuva fraca e outros com precipitação forte e persistente.

“Vamos iniciar uma semana com precipitação fraca, mas até domingo vamos ter precipitação, sendo que será sempre mais significativa nas regiões do norte e centro”, disse.

Ângela Lourenço chamou ainda a atenção para a possibilidade de vento mais intenso no litoral e nas terras altas, sendo que na quinta e na sexta-feira as rajadas podem ser mais intensas também noutros locais do território do continente.

“Em termos de temperaturas temos boas noticias. Esta situação de chuva traz-nos um ar marítimo mais quente e húmido que vem do Oceano Atlântico. Ou seja, vamos ter temperaturas amenas, nada parecido com as que tivemos em semana anteriores”, disse.

De acordo com Ângela Lourenço as mínimas vão rondar os 10/12 graus Celsius e as máximas 16/17 graus.

“No interior e nas Serras os valores da mínima não são tão altos. Estamos a prever mínimas de 06 graus e máximas de 14”, concluiu.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
trans.png
Cá está ela.:D


201701302200_msg3_msg_ir_atlan.jpeg

Tanta imagem de PT continental que há pela 'net e escolheste uma das piores e mais inúteis funcionalidades que o IPMA oferece :lol:

Mas não vou reclamar por reclamar. Vou oferecer-te uma alternativa um bocadinho melhor tendo em conta a abrangência da imagem que publicaste (mas ainda longe das imagens de qualidade) :D

---

Apaguei o probabilístico do GFS porque refere-se à saída das 00z. Não sei se as restantes saídas vão ser descontinuadas mas aquela está muito desatualizada.
 
Última edição:

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Esta será a circulação que vamos ter pelo menos ate domingo, ar mais quente e húmido vindo dos trópicos, bom para que ocorra bons acumulados de precipitação, já para a ocorrência de queda de neve no nosso país é mais difícil, cotas praticamente sempre muito altas, por vezes la vem uma depressão que cava bem ou uma ondulação do anticiclone que puxe algum ar polar e faz com que a cota neve desça, que em principio será na quinta feira que pode ocorrer essa situação.
Nesta semana a Torre, por vezes, ate pode ter bons períodos de queda de neve intensos, tempestade mesmo.

fmJIyFf.jpg
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Tanta imagem de PT continental que há pela 'net e escolheste uma das piores e mais inúteis funcionalidades que o IPMA oferece :lol:

Mas não vou reclamar por reclamar. Vou oferecer-te uma alternativa um bocadinho melhor tendo em conta a abrangência da imagem que publicaste (mas ainda longe das imagens de qualidade) :D

Na previsão semanal o ECM reiterou a anomalia positiva na chuva. O probabilístico do GFS não dá uma grande esperança num acumulado semanal superior a 150mms. Mas acumulados superiores a 100mms são bastante favorecidos pelo modelo:
Muito obrigado pelas imagens, pessoalmente não acho que a imagem seja assim tão má não é das melhores mas como estava no site do ipma foi logo aquela que tirei estava mais á mão.:D
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa Noite a todos os colegas do fórum,

Se o elemento branco não vier a nós, vamos nós ter com ele (sempre com bom senso e em segurança).

Sabemos bem que é mais complicado termos neve com acumulação decente abaixo dos 800m. Devemos ter a noção que cotas de neve realistas e possíveis nesta altura do ano e nesta zona só acima dos 1000m com este fluxo marítimo que traz muita humidade.

Mas como sabemos há sempre surpresas na Meteorologia e sonhar não faz mal a ninguém. ;)

Boa Semana (Agitada e Animada) a todos os MeteoLoucos Amigos !!!
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
trans.png

Informação especial
Comunicado válido entre 2017-01-30 22:52:00 e 2017-01-31 22:52:00
Assunto: Previsão de vento e agitação marítima forte para os Açores (01 a 02 de fevereiro de 2017)

Uma depressão frontal a noroeste do arquipélago, com deslocamento para leste, deverá desenvolver ventos com força de furacão e ondulação forte que se deverá propagar para a região do Arquipélago dos Açores, afectando principalmente as costas expostas a norte, noroeste e oeste das ilhas mais a norte (Corvo, Flores e Graciosa).

Esta situação afectará inicialmente as ilhas do Grupo Ocidental, especialmente entre as 05h de quarta-feira (dia 1 de fevereiro) e as 18h de quinta-feira (dia 2 de fevereiro), com ondas noroeste que poderão atingir 12 m de altura significativa e uma onda máxima de 21 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 110 km/h, entre as 11h e as 23h de quarta-feira.
Para o Grupo Central, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 11h de quarta-feira e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste até 10 m de altura significativa e uma onda máxima de 19 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 100 km/h, entre as 14h e as 20h de quarta-feira.

Para as ilhas do Grupo Oriental, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 20h de quarta-feira dia 1 e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste de 8 a 9 m de altura significativa.

Devido à incerteza inerente às previsões numéricas, a interpretação destes resultados deverá ser feita com cautela, sobretudo em situações extremas como esta. Assim, recomenda-se o acompanhamento dos avisos meteorológicos que serão emitidos de acordo com os critérios e com a antecedência acordada com as autoridades de Protecção Civil.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.