Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
P3ZIvBB.png


c1tYr98.png


Que dizem da agitação marítima para quinta-feira???? :shocking:
 


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Ora bem isto cheira-me a cheias para os sítios do costume... Não?!

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.
A sul estäo todas vazias, a norte acho que apesar da situação estar melhor também esta tudo com grandes capacidades de encaixe, o que deve evitar qualquer cheia de maior.

Enviado do meu Titans2_DG700 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

etvanp

Cirrus
Registo
30 Jan 2017
Mensagens
13
Local
Aveiro
Aqui na ilha Graciosa, uma boa parte do casario é de telha tradicional. Costumamos colocar pedras em cima dos telhados exactamente para o vento não nos levar as telhas, e olha que não é assim tão fácil rajadas de 120-130km/h fazerem voar telhas.
Mais fácil por aqui caem árvores do que telhados a voarem.
Na Terceira e em São Miguel que são as maiores ilhas, há mais ocorréncias, porque as ilhas são maiores e mais populosas. (São Miguel principalmente).
Em relação á ondulação, já estamos volta e meia habituados com elas. Basta seguir os mandamentos do costume da P. Civil e "tá amodes".
Mas se queres sentir o que é vento a valer, aproveita as tarifas da Ryanair e vem cá ver com teus próprios olhos :lol:

De qualquer das formas, boa sorte aí para os vossos lados!
Desconhecia essa técnica de colocar pedras para segurar as telhas! Está planeado ir aos açores, mas se calhar é melhor ir numa altura que desse para passear eheheh.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Alto Lindoso ainda encaixa 34 mts de água. Esta a 27%.
As 2 barragens espanholas na mesma situação.
Por acaso não tinha ido ver o nível do Alto Lindoso tinha a ideia que andava perto dos 50%. Vendo as previsões em que se prevêem entre 250mm a 300mm em 4 dias na região e tendo em conta o que tinha acontecido no ano passado em que encheu rápido pensei que este ano acontece-se o mesmo.
Parece que subestimei um pouco o quão seco foi o outono.
 
  • Gosto
Reactions: slbgdt e joselamego

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A zona de água e Vouga sofre bastante com as chuvas...na régua o Rio também irá galgar as margens.

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
O Douro diria que ainda é muito cedo para isso, ainda não choveu e mesmo o que está previsto não me parece que seja o suficiente para isso.
O controlo que neste momento se tem sobre os afluentes do Douro e do próprio Douro não me parece que seja previsível que galgue as margens mesmo na Régua.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

Às vezes parece-me que vivo noutro país... cheias?
Parece-me que se estão a esquecer que não chove há pelo menos 9 meses, os solos estão completamente secos... os nascentes nem com toda a chuva prevista irão "rebentar"... é necessário mais, muito mais...
Não inventem! E deixem chover... que tanta falta faz... tem de chover durante semanas ou mesmo meses para minimizar a seca.
 
  • Gosto
Reactions: james e joselamego

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
Acho que há aqui um mal entendido entre o termo "cheias" e "capacidade de retenção hídrica dos solos".

Poderá haver cheias sim, porque apesar dos solos estarem secos, basta chover em grande quantidade num curto espaço de tempo para que grande parte dessa chuva vá parar diretamente aos rios.

Ainda por cima, se a chuva incidir sobre solos que foram fustigados pelos incêndios, a retenção hídrica torna-se quase nula.

Veremos o que acontece...


Enviado do meu E5823 através de Tapatalk
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Acho que há aqui um mal entendido entre o termo "cheias" e "capacidade de retenção hídrica dos solos".

Poderá haver cheias sim, porque apesar dos solos estarem secos, basta chover em grande quantidade num curto espaço de tempo para que grande parte dessa chuva vá parar diretamente aos rios.

Ainda por cima, se a chuva incidir sobre solos que foram fustigados pelos incêndios, a retenção hídrica torna-se quase nula.

Veremos o que acontece...


Enviado do meu E5823 através de Tapatalk

Exactamente. A maioria da chuva prevista está concentrada em 24h(sexta feira). Aqui ninguém nega que a chuva é mais do que bem vinda, é vital, mas também ninguém pode negar que muita chuva(100+ mm) num curto espaço de tempo causa prejuízos.
 
M

Membro excluído 274

Olhando aos modelos e vendo o que vai cair deste lado e principalmente do lado de lá da fronteira, o cenário de cheia no Douro não faz sentido.
Simplesmente os rios não têm caudal... venham os 100mm e muito mais... não haverá qualquer problema, nos rios claro... inundações urbanas podem acontecer.
 
Editado por um moderador:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Acho que há aqui um mal entendido entre o termo "cheias" e "capacidade de retenção hídrica dos solos".

Poderá haver cheias sim, porque apesar dos solos estarem secos, basta chover em grande quantidade num curto espaço de tempo para que grande parte dessa chuva vá parar diretamente aos rios.

Ainda por cima, se a chuva incidir sobre solos que foram fustigados pelos incêndios, a retenção hídrica torna-se quase nula.

Veremos o que acontece...


Enviado do meu E5823 através de Tapatalk


Em pequenos rios talvez. Em grandes rios não me parece, de modo algum, que vá haver alguma cheia nos próximos tempos.

É preciso chover muito mais, mas ainda vamos a tempo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A minha referência ao Rio Lima foi assumindo uma variável errada. Até aí concordo que provavelmente não haverá problemas. Já ao rio Vouga e sua bacia hidrográfica foi tendo em conta como foi referido anteriormente o facto de toda aquela zona ter sido severamente fustigada por incêndios.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.