Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

jcsmonteiro

Cirrus
Registo
12 Jan 2016
Mensagens
59
Local
Maceira, Leiria
Boa tarde aos membros
Tenho uma viagem planeada para a serra da estrela para esta quinta e sexta feira
Este evento estragou me um bocado os planos, gostava de poder estar junto à costa para apreciar o estado do mar.
Apesar de tudo o que posso esperar para a serra da estrela? O evento vai fazer desaparecer a neve?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Nos pontos mais altos até deverá nevar mais pelo que a neve não vai desaparecer, mas abaixo dos 1500m penso que não sobrará nada do pouco que ainda haverá...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Vamos ver o que na realidade nos trazem os próximos dias no que toca a precipitação.
Os grandes rios e seus afluentes, por terem barragens com grande capacidade de encaixe não trarão problemas nestes próximos dias.
já os pequenos rios poderão trazer alguns condicionamentos, se se confirmarem os mm previstos aqui no litoral norte.
Mas...Mas nada que não seja habitual num qualquer inverno.
Parece-me mais sensato alertar para a limpeza das sarjetas, ruas e zonas de drenagem das águas em ambiente urbanizado.
E sensato também é alertar para os perigos à exposição à forte ondulação que teremos entre 5ª e sábado. Isso requer mais atenção já que potencialmente é onde haverá mais perigo!
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Eu apostava no Rio Lima(Ponte de Lima) e Rio Vouga(Albergaria-a-Velha e Águeda ). Só não acrescento o Mondego porque a barragem da Aguieira está com uma capacidade de encaixe enorme.

Alto Lindoso ainda encaixa 34 mts de água. Esta a 27%.
As 2 barragens espanholas na mesma situação.
O Douro diria que ainda é muito cedo para isso, ainda não choveu e mesmo o que está previsto não me parece que seja o suficiente para isso.
O controlo que neste momento se tem sobre os afluentes do Douro e do próprio Douro não me parece que seja previsível que galgue as margens mesmo na Régua.

O controlo do Douro é feito pelos Espanhóis.
Toda a zona montanhosa do alto Douro tem barragens a controlar e reter as águas antes destas chegarem ao Douro.

O Lima depende sempre do Alto Lindoso.
O ano passado chegou a registar entradas na ordem dos 700m3 mas a capacidade de encaixe tinha ficado comprometida logo no primeiro evento.
Na Altura trabalhou durante 4 dias seguidos.
100mm por dia aqui no norte não causam problemas.
Mesmo o Cávado com Alto Rabagão, Paradela e Vilarinho das Furnas com capacidade ainda muito grande de encaixe não deverá ter problemas.
Em caso de necessidade o Alto Rabagão consegue bombear 18m3 de Venda Nova.
Venda Nova e Salamonde com a modernização de que foram alvo não necessitam de descargas.
A Caniçada por sua vez apenas recebeu um novo canal de descarga.
Com pouca capacidade de turbinação é bem possível que tenha de fazer descargas.
Apesar disso não cria problemas mais a jusante..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ondas gigantes deixam Marinha em alerta

Mais de 1500 civis e militares da Marinha Portuguesa e da Autoridade Marítima Nacional vão estar envolvidos na monitorização, prevenção e salvamento durante a tempestade que vai atingir a costa portuguesa a partir de quarta-feira.

Segundo o comandante naval vice-almirante Gouveia e Melo, que esta terça-feira deu uma conferência de imprensa para fazer o ponto da situação, as condições adversas no mar são comparáveis à tempestade "hércules", que, em 2014, provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.

Gouveia e Melo explicou que "o olho do furacão" vai passar nos Açores na quarta-feira com a previsão de vagas de 12 metros e atingir entre quinta e sexta-feira o continente com vagas de oito metros, e a Madeira, com vagas de seis metros.

A Marinha, adiantou, reforçará o seu dispositivo habitual para a resposta a situações de busca e salvamento no mar, através da presença no grupo central da Região Autónoma dos Açores do navio patrulha oceânico

No continente terá mais uma corveta na zona marítima do norte, de uma corveta em Sines, de uma fragata em prontidão de duas horas na Base Naval de Lisboa e de três lanchas de fiscalização rápidas na costa sul do Algarve.

Também a Autoridade Marítima Nacional, através das capitanias dos portos, das estações salva-vidas e dos meios marítimos da Polícia Marítima manter-se-ão em elevado estado de prontidão e de prevenção, prontas a responder a situações que impliquem a sua pronta intervenção.

http://www.jn.pt/nacional/interior/ondas-gigantes-deixam-marinha-portuguesa-em-alerta-5639190.html


O olho do Furacão??? Qual Furacão?Isto está cada vez pior...:shocking:

Isto vindo de um Almirante, é de bradar aos céus...Já não chega a comunicação social?

Será que um Almirante não sabe a diferença entre um Furacão e depressão extra topical cavada?
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Furacão?!!!! Oh meu deus como isto anda.
Falando sobre o evento desta semana o GFS na run das 6 tinha um autentico diluvio na sexta-feira no minho e parece que na run das 12 não está diferente....
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Até ao próximo sábado, e segundo o GFS, acumulações importantes no Noroeste com mais de 200 mm no Minho:rain:

Venha ela :rain:

84_777_SP.gif
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
A que se junta o preço brutalmente elevado dos combustíveis e da electricidade. Deve ser mais caro aquecer uma casa em Portugal que na Islândia.
Concordo plenamente que o preço da energia em Portugal é muito elevado, mas comparar com a Islândia é quase o mesmo que comparar o preço dos combustíveis em Portugal e na Arábia Saudita. :D
É que na Islândia para aquecer a casa quase que basta fazer um furo no jardim e tem logo água quente para aquecer a casa.:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.