Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Epá! O inverno de 2000-2001 (saudades de emoção à séria!) teve episódios bem mais severos ao nível do vento do que este. :malandro:
Vento médio de 61 km\h é para meninos. Já levamos com ventos médios no nosso litoral entre os 90-110 Km\h. E o mundo não acabou...:D
Na Póvoa está previsto vento médio de 72 Km\h para as 18h de 6ª feira. Nada mau...

245,3 mm de precipitação na saída GFS das 18h. Tá tolo o gajo? Está a chuviscar neste momento!
 


André Ultra

Cirrus
Registo
16 Jan 2015
Mensagens
42
Local
Mesão Frio
boas, hoje é dia de nossa senhora das Candeias. O ditado mais antigo diz:«Se a Senhora das Candeias chorar, está o Inverno a passar; se está a rir, está o Inverno para vir», estará correto este proverbio?!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Eu já perdi as esperanças de chegar a ver um inverno decente este ano, aqui no Alentejo praticamente não chove há quase 1 ano.

Está tudo seco, as barragens em baixo e estes eventos pontuais só dão chuva ao Norte...

Não tarda está de volta o calor e os 40 graus. Vamos rezar para que o próximo inverno seja melhor.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
boas, hoje é dia de nossa senhora das Candeias. O ditado mais antigo diz:«Se a Senhora das Candeias chorar, está o Inverno a passar; se está a rir, está o Inverno para vir», estará correto este proverbio?!


Eu gosto muito deste provérbio.

Mas hoje já vi chuva e sol. Em que é que ficamos? :p
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu gosto muito deste provérbio.

Mas hoje já vi chuva e sol. Em que é que ficamos? :p

Eu também já tive chuva e sol, portanto o Inverno nem está para vir nem para acabar, antes pelo contrário :D
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

02-02-10.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu sei que a situação marítima actual no Porto é "peaners" tendo em conta o que já lá ocorreu antes, mas não deixa de ser impressionante ver o vídeo em directo. Já lá estive muita vez e sei que presenciar naquele local estes eventos é simplesmente arrepiante (no bom sentido da palavra).
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Proteção Civil regista 200 ocorrências desde a noite de quarta-feira devido ao mau tempo
2 fev 2017 · 18:35

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou entre as 20:00 de quarta-feira e as 17:00 de hoje 198 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores, limpezas de via e quedas de estruturas.



“Os distritos mais afetados são Viana do Castelo, com 30 ocorrências, Braga, com 27 ocorrências, Coimbra e Porto, com 23 ocorrências [cada]”, afirmou à Lusa o adjunto de operações nacional da ANPC Marco Martins.

O responsável considerou que “face à previsão meteorológica, no que diz respeito à agitação marítima, vento e precipitação, era expectável que as ocorrências andassem por estes números”.

A ANPC ativou o estado de alerta especial de nível azul, pelo que “está coerente com o número de ocorrências”.

“Não há aqui uma discrepância sobre aquilo que é a capacidade de resposta em termos de meios e recursos da Proteção Civil com as ocorrências, portanto tem havido aqui um equilíbrio bastante favorável e que era expectável que viesse a acontecer”, declarou.


Das ocorrências de maior relevância, o responsável indicou que houve 102 registos de quedas de árvores, 55 limpezas de via e 25 quedas de estruturas.

Em relação à agitação marítima, Marco Martins avançou que vai haver “um pico, que pode ser preocupante, porque está relacionado com a preia-mar, portanto a maré alta, que se vai sentir entre as 18:30 e as 19:00, podendo, obviamente, neste período temporal, aumentar o incremento do número de ocorrências”.

Todos os distritos do litoral estão hoje com avisos amarelos, laranja ou vermelhos devido ao vento, à agitação marítima ou à chuva.

O mau tempo atingiu primeiro as ilhas dos Açores, já na quarta-feira, mas não foram registadas ocorrências significativas pela Proteção Civil.

O estado de alerta especial de nível azul refere-se à necessidade de os agentes de proteção civil reforçarem os meios de primeira intervenção, destinando-se apenas a estes agentes e não à população em geral, de forma a melhorar a eficiência do sistema.
http://24.sapo.pt/atualidade/artigo...e-a-noite-de-quarta-feira-devido-ao-mau-tempo
 
  • Gosto
Reactions: Tyna e joselamego

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
O ecm continua a prever aquele belo cut-off a partir de dia 9 esta situação poderia trazer neve a cotas muito baixas e chuva a todo o território, pode ser que seja desta que a região sul tenha chuva de jeito, vamos esperar ainda falta algum tempo mas a tendência está lá, depois prevê a continuação de alguma instabilidade.:D:pray:
Outra boa noticia é que o anticiclone vai deixar de estar a sul dos Açores permitindo assim a depressão descer mais em latitude.


ECM1-168.GIF
ECM1-192.GIF
ECM1-216.GIF
ECM1-240.GIF
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
O ecm continua a prever aquele belo cut-off a partir de dia 9 esta situação poderia trazer neve a cotas muito baixas e chuva a todo o território, pode ser que seja desta que a região sul tenha chuva de jeito, vamos esperar ainda falta algum tempo mas a tendência está lá, depois prevê a continuação de alguma instabilidade.:D:pray:
Outra boa noticia é que o anticiclone vai deixar de estar a sul dos Açores permitindo assim a depressão descer mais em latitude.


ECM1-168.GIF
ECM1-192.GIF
ECM1-216.GIF
ECM1-240.GIF
Os modelos GEM e GFS também estão prever a mesma situação !

Enviado do meu PULP através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Estado
Fechado para novas mensagens.