Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2017



Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Ainda não sei se isto foi mesmo verdade ou não...:shocking::shocking::uau:


Fica registado. Dia 3 de Fevereiro de 2017, a maior tempestade que já presenciei na vida. Completamente surreal a quantidade de flashs azulados que vi (os tais power flashes). Depois a chuva mais que torrencial, vento e trovoada. Muitos danos deve ter havido por aí fora, minha nossa senhora.


Estive uma hora sem luz. A água entrou-me por baixo da porta e alagou-me o hall de entrada todo. Não conseguia abrir a porta da garajem devido à força do vento. Enfim, que loucura! :lol::trovao:


Gravei tudo, mais tarde coloco o vídeo. (não se vê quase nada devido à falta de luz mas pronto).
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Agora já acalmou. Por um bom bocado choveu torrencialmente, nem sei se caiu granizo, as gotas eram enormes que com o som de cair e juntamente com o vento não se ouvia mais nada. O vento era bastante forte e os relâmpagos bem frequentes. A Estação CP no Wunderground registou uma rajada de 93km/h. A luz falhou várias vezes. Só consegui apanhar um raio, quase todos os outros que vi eram só clarões onde não se via mais nada. De manhã coloco aqui a foto e alguns vídeos.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Situação complicada na vizinha Galiza. Deixo aqui o relato e registo de um membro do fórum Espanhol que vive na Costa Da Morte onde o vento também mete medo:

"Cortes de corriente en Fisterra y ruido ensordecedor. La estación de AEMET reporta rachas de 160kmh.

Hemos tenido tormentas con abundante aparato eléctrico.

No consigo dormir ni a tiros... "
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia,

Por aqui tudo calmo agora. Entre as 3h - 4h30 vento forte e alguns aguaceiros fortes. Infelizmente não tenho a estação meteorológica bem exposta ao vento, mas arriscaria que tivemos rajadas a rondar os 90 - 100 km/h. Alguns relâmpagos mas mudos =) Agora instalou-se uma paz típica após a tempestade...
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Ainda não sei se isto foi mesmo verdade ou não...:shocking::shocking::uau:
Fica registado. Dia 3 de Fevereiro de 2017, a maior tempestade que já presenciei na vida. Completamente surreal a quantidade de flashs azulados que vi (os tais power flashes). Depois a chuva mais que torrencial, vento e trovoada. Muitos danos deve ter havido por aí fora, minha nossa senhora.

A luz produzida pelos relâmpagos é branca mas, entre nós e a descarga, às vezes, interpõem-se massas de ar de diferentes composições, precipitação e poeira. Por esse motivo, a luz vem "filtrada" e como consequência aparentam ter uma coloração aos nossos olhos. As tonalidades mais comuns são o avermelhado e o azulado, que podem indicar a ocorrência de precipitação forte e granizo, respetivamente. No entanto, podem também ser amarelados ou alaranjados, perante a existência de atmosfera saturada de poeiras ou poluição, ou o clássico branco quando a área circundante ao temporal encontra-se desimpedida, seca e limpa. Contudo, hoje em dia, torna-se o mais difícil de observar.

Por aqui repousa o sossego.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia.

Por aqui foi um completo fiasco.

Nem chuva e vento esteve, mas menos até que na noite passada, que esteve bem mais tempestuosa.
O IPMA tem que rever com urgência os critérios dos avisos.

Nem o mar estava alterado para aviso vermelho, nem nada que se pareça. Este evento comparado com o Hércules em 2014 foi uma brincadeira.
 
Última edição:

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Bom dia.

Por aqui foi um completo fiasco.

Nem chuva e vento esteve, mas menos até que na noite passada, que esteve bem mais tempestuosa.
O IPMA tem que rever com urgência os critérios dos avisos.

Nem o mar estava alterado para aviso vermelho, nem nada que se pareça. Este evento comparado com o Hércules em 2014 foi uma brincadeira.

O IPMA esteve muito bem. Morreram pessoas na costa Norte Portuguesa por causa da ondulação perigosa. Não é porque num quinteiro individual as coisas não descambaram que de repente temos de por em causa o IPMA.

Hoje à noite. durante cerca de meia hora, presenciei uma tempestade verdadeiramente impressionante e merecedora de cuidados extremos. Acontecesse isso em pleno dia e a quantidade de acidentes seria muito elevada.

Mais uma vez, querer que o IPMA acerte ao nível concelhio revela total falta de compreensão.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O IPMA esteve muito bem. Morreram pessoas na costa Norte Portuguesa por causa da ondulação perigosa. Não é porque num quinteiro individual as coisas não descambaram que de repente temos de por em causa o IPMA.

Hoje à noite. durante cerca de meia hora, presenciei uma tempestade verdadeiramente impressionante e merecedora de cuidados extremos. Acontecesse isso em pleno dia e a quantidade de acidentes seria muito elevada.

Mais uma vez, querer que o IPMA acerte ao nível concelhio revela total falta de compreensão.

Morreu gente por falta de cuidado.

Não, não esteve bem o IPMA, lamento desapontar - te.

Lá porque esteve um grande temporal na tua terra, aí o IPMA já esteve muito bem.

Por amor de Deus...

Bons dias....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Noite tempestuosa, chuva e vento forte, não ouvi trovoada.
17,5mm acumulados.
Rajada máxima 79 km\h
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

noite de temporal, registei rajada máxima de 102 Km/h.

19 mm acumulados. :rain:

Algumas fotos que fiz há minutos ( telemóvel) por toda a Cidade há árvores caídas e bastantes ramos no chão:



image.jpg


image.jpg


image.jpg


Nem os semáforos resistiram:

image.jpg