A tua Estação Meteorológica



Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Deu trabalho, mas está pronta a minha estação e a debitar dados fiáveis. É uma Velleman WS-1060, adquirida por 100 euros, como podem ver adaptei um RS artesanal porque o RS que aquilo trazia era péssimo. Foi só desaparafusar e meter uns pratos, deu é trabalho para segurar aquilo bem. Vamos ver como se vai portar quando o vento soprar bem, acredito que se vá aguentar mas....

A partir de agora já posso finalmente reportar dados da minha zona aqui no fórum algo que já queria há uns tempinhos.
(Já reportei dados nos últimos dias mas sem o RS artesanal por isso não eram tão fiáveis)
qntKtVF.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eu tenho duas estações.
Tenho uma Oregon scientific WMR88A
f30971e0cec4b352c4cc58a59e92d7fb.jpg

E tenho uma NETATMO, os valores de ambas as estações são muito semelhantes, não gosto do anemómetro da Netatmo, pois apenas faz a leitura do vento instantâneo de 10 em 10 minutos, falhando redondamente o valor máximo das rajadas. Na Oregon, esse problema não existe, pois o período de medição é quase instantâneo.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa tarde,

No inicio desta semana apareceu uma mensagem na consola da Davis a dizer que a estação estava com pilha fraca :
Te16cv5.jpg


O que tem vindo a acontecer nos últimos dias, a estação deixa de comunicar com a consola a meio da madrugada. Durante o dia estava tudo bem pois devia esta a ser alimentada pelo painel solar.

Hoje subi ao terraço, verifiquei que a pilha que tinha lá estava em baixo ( medi com o voltímetro 2,12v ) , e troquei por uma nova.

O que acho estranho é que continua a aparecer na consola a mesma mensagem de pilha fraca...

Alguém já aconteceu isto ? Será temporário até estabilizar ?

Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A pilha nova infelizmente nem sempre é sinónimo de muita carga, também vão à vida com o tempo... o tempo frio também reduz em muito a vida útil da pilha.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
M

Membro excluído 274

Alguém sabe se os painéis solares têm influência nos dados de uma estação meteo?
Coloquei painéis solares no telhado da minha moradia a estação obviamente será montada lá... terá impacto?
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Alguém sabe se os painéis solares têm influência nos dados de uma estação meteo?
Coloquei painéis solares no telhado da minha moradia a estação obviamente será montada lá... terá impacto?

Boa noite,

Desculpem o meu mau português.
Ao nível radiação, à menos 1/1.5m há um risco surchauffe sonda de t°.
Mas mais delicada será o campo magnético que vai gerar os painéis (qualquer produção elétrica gera um campo magnético),
em função da qualidade da vossa estação metereologia aquilo arrisca perturbar as ondas rádios e os contactos eletromagnético como
por exemplo as "augets" dos pluviômetros.
O OMM/WMO preconiza um afastamento das sondas de t° de todas as fontes "captive" de pelo menos 2m.
Quanto aos painéis solar, Météo France (sorry é de língua francesa) pede um mínimo de 3m de fim de anel.
Os painéis solares são montados “em série” por conseguinte o fim de anel é o último ponto antes da conexão ao conversor.
Atenção se o conversor for montado num estojo sobre o teto!! Sorry, há loucos que fazem ainda este tipo de montagem low cost.
 
M

Membro excluído 274

Obrigado @Toby pela resposta.
Portanto tenho de assegurar uma distância de pelo menos 3 metros para que os paineis não tenham influência nos dados a recolher, certo?
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas,

Depois de alguns meses offline para construção do abrigo, visto que o que vem de origem é super pequeno e insuficiente para impedir a penetração da radiação directa e difusa, partilho agora o resultado final da minha Estação.

Está instalada a uma altura de cerca de 12 metros, o abrigo bem como o painel solar está virado para sul e o Catavento/Anemómetro a Norte.
Os cabos e o restante material, estão todos presos com braçadeiras de plástico e ferro para aguentar bem as rajadas mais fortes, o pluviómetro não foi aumentado para poder verificar se efectivamente em dias de chuva forte a água ressalta ou se é apenas mito, portanto doravante é algo que vou estudar minuciosamente. Na regulação do mesmo usei um nível que comprei no Leroy Merlin.

Os próximos passos para ficar perto da perfeição, irei hoje mesmo pegar num escadote e dar-lhe mais uma de mão no abrigo para aumentar a resistência à radiação solar e de seguida vou espiar o mastro para que o mesmo não influencie o comportamento do Pluviómetro no registo da precipitação.

eWM3kDt.jpg


ubbib2L.jpg


L0MQepH.jpg


Algumas fotos da construção,

pKPXnu5.jpg


rUKhgeg.jpg


khkrPdE.jpg


O espaçamento entre cada prato é de 1cm e máximo de 1,2cm.

e4ehhHX.jpg


vCAoevH.jpg


7fjnCXA.jpg


YiIbdAw.jpg