Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Fevereiro 2017



Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
GFS a prever um belo sábado, cotas neve baixas e muita precipitação, ja alguns dias que anda prever chuva e neve, vamos ver se mantem esta consistência.
Para a minha região seria um nevão a antiga :pray:

rd5dG1t.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Seria mesmo um evento a antiga mas temos de ter cuidado por causa das altas expectativas. os próximos dois dias vão ser decisivos.... já merecíamos um evento destes!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Hum... Quando a esmola é muita o pobre desconfia, uma pequena alteração nas próximas saídas e tudo se esfuma. :unsure:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Podem-me dizer quais eram as condições em termos de T850 e T500, no nevão de 2010, 9/10 janeiro?

Não acredito que caia algo aqui, a 380-480m, mas enfim talvez nalgum momento de maior precipitação, caia alguma coisa. Para já, começa a chover primeiro, pelo que o evento seria sempre diferente.

Mas gostaria de comparar as condições. Lembro-me vagamente que ainda nevava aqui com T850 a -1C, mas não me lembro da T500.
 
Última edição:

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Estamos a 4 dias e qualquer movimentação da correcta localização da depressão alterará o local exacto onde a precipitação irá cair. Mas não me parece que fique no mar...
Há que começar a olhar com muita atenção para o Sul do país e SW de Espanha, pois o cenário começa a ser medonho.. mesmo que o GFS corte 50% será um evento enorme... Se não cortar muito... Ui ui.. tenho recordações interessantes...

Estamos a falar atualmente de 120mm em 24h.... Isto a 80/90h do evento

eafa9214beb286de99fe6faecde5cacb.jpg
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Bela saída do GFS 12Z:

Apesar da depressão se esquivar um bocado para a esquerda, parece que se mantém perto de Portugal.

Os acumulados para o Sul voltam a chamar a atenção, principalmente no sotavento algarvio, 60 mm em 6 horas!

9PLCEpf.png

É na realidade uma pena caso se confirme o desvio, é uma depressão interessante e também o ECM parece ver o mesmo.
Vamos ver pois o potencial é estimável, vamos seguindo e vendo :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Que complicação está feita na depressão cut-off retrógada que se expande e se forma uma região depressionária nos Açores (GFS e ECM).

tempresult_vgy6.gif


Até o GEM mostra um cenário mais simples.

tempresult_cbq3.gif


Regiões depressionárias abrangentes sem CAPE's para dar origem a umas trovoadas e trombas é uma seca. Além de que no GFS as zonas passíveis de ocorrer chuva mais forte não seriam assim tão abrangentes (muitas intrusões de ar seco em altitude):

INMjNi7.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tempresult_nhk4.gif


tempresult_uzd6.gif


O output do GFS não mostra muita chuva em geral (a HR será péssima). Mas mostra condições favoráveis à ocorrência de tornados - fracos - no G. Oriental aquando da passagem do sistema frontal associado à depressão.

Não sei que variáveis são utilizadas pelo modelo nesta apresentação (e muito menos a interpretação da escala) para classificar o risco mas cá deixo a estimativa do GFS:

nS58Vjp.png


Faltam ainda algumas dias e bastam que algumas variáveis mudem para que este 'perigo' desapareça.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
De acordo com os modelos avizinham-se algumas semanas de estabilidade e com temperaturas a superar os 20ºC em algumas regiões, tirando alguns dias de céu nublado não verifico nada de relevante ao nível da precipitação. Ainda assim e mesmo sabendo que falta pouco mais de 1 mês para terminar o Inverno, não posso atirar a toalha ao chão sabendo de antemão que o nosso Clima é um quebra-cabeças, basta relembrar o ano transacto.

ECMWF

ECM1-192.GIF


GFS

gfs-0-192.png


GEM

gem-0-210.png


LePNYRP.png