Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em Fevereiro de 1954 também caiu um nevão a sério e generalizado à cota 0, quase que nevou debaixo de água..:D

archives-1954-2-1-0-0.png


archives-1954-2-1-0-1.png


archives-1954-2-1-12-1.png


archives-1954-2-1-12-0.png


Isto para demonstrar que cotas baixas ou 0 e precipitação, raramente se combinam no nosso País :cold:
 

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
A cota será 800-1000 metros...

A AEMET não deixa dúvidas e estes acertam... experiência de uma vida!

Validez: viernes, 10 febrero 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción:

Nuboso o cubierto de madrugada, con precipitaciones en el sur y en el oeste, menos probables y más dispersas cuanto más al nordeste, tendiendo progresivamente a poco nuboso. Cota de nieve en torno a 800-1000 m. Temperaturas mínimas sin cambios, con heladas débiles en áreas altas; máximas en descenso. Viento del sur, fuerte en el litoral occidental, rolando a este y amainando a flojo.

Tudo a Montalegre! :facepalm::facepalm::facepalm:

Que chova... continua a fazer muita falta e a seca está longe de estar resolvida... muito longe.

Neve abaixo do 1000 metros? Só na RTP Memória!

Validez: viernes, 10 febrero 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción

Cota de nieve en la Península: Entre 700/1000 m, excepto en Andalucía y resto del cuadrante sudeste, donde estará entre 1000/1500 m.
já baixaram mais um pouco:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: jonas e joselamego

Intruso

Cumulus
Registo
6 Mar 2016
Mensagens
179
Local
Maia
Amigos vamos acreditar. Todos queremos o mesmo. Pode ser que "São Pedro" nos faça a vontade e venha a tão desejada neve.
Em Bustelo - Penafiel, minha terra natal, lembro-me de 3 grandes nevões, o último a 09/01/2009 com grande acumulação, é esperar pois acredito que no fim de semana voltarei lá para apreciar tudo branquinho!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Amigos, para sexta-feira perspetiva-se um nevão à antiga.
Norte e Centro com muita neve acima dos 800 metros!!!
O que dizem os entendidos???

Pelo GFS julgo que teremos neve nas serras do costume, mas nada de especial. A cota irá baixar mais a norte até aos 450/500 metros, mas quando tivermos precipitação um pouco mais consistente a cota andará nos 700/800 metros. Montalegre (Serra do Larouco) será talvez o local ideal para quem quiser ter maior probabilidade em ver neve, as cotas são sempre das mais baixas e a precipitação costuma ser a mais razoável nestas ocasiões.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

bons acumulados previstos pelo GFS, em especial na faixa costeira Norte/Centro e boa parte do Algarve:

240_777_SP.gif


É uma depressão interessante, começa por se aproximar ao NW, depois vai descendo em latitude, e mais tarde volta a subir junto à costa de Portugal:

tempresult_yhy0.gif
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
No Sábado tenho em mente ir dar um passeio até à Estrela mas como a situação ainda é imprevisível quanto à precipitação, não sei como vão estar as estradas para o maciço central, caso ocorra será quase de certeza neve.

oDMRnQT.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
No Sábado tenho em mente ir dar um passeio até à Estrela mas como a situação ainda é imprevisível quanto à precipitação, não sei como vão estar as estradas para o maciço central, caso ocorra será quase de certeza neve.

No Sábado parece que durante a manhã e início da tarde poderá haver uma aberta sem precipitação. Deverá haver neve a partir de cotas relativamente baixas (pelo menos aos 800/900 m) mas a quantidade vai depender da quantidade de precipitação. Lá para meio/final da tarde, o GFS aponta chegada de precipitação que seria de neve a cotas mais elevadas (acima de 1200/1300 m). Veremos como evoluem os modelos entretanto, e o now casting será importante no próprio dia.

Algarvios, atenção à Fóia neste evento. Temos ali precipitação na Sexta-feira que com T850 a rondar os -1ºC e T500 os -30ºC, poderá originar uns aguaceiros de neve aos 900m. A cota neste momento está nos 750 m.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
No Sábado parece que durante a manhã e início da tarde poderá haver uma aberta sem precipitação. Deverá haver neve a partir de cotas relativamente baixas (pelo menos aos 800/900 m) mas a quantidade vai depender da quantidade de precipitação. Lá para meio/final da tarde, o GFS aponta chegada de precipitação que seria de neve a cotas mais elevadas (acima de 1200/1300 m). Veremos como evoluem os modelos entretanto, e o now casting será importante no próprio dia

Sim, analisando a previsão dos modelos estão previstas algumas abertas na manhã e início de tarde de Sábado, resta saber é se existe margem para abrirem as estradas até à torre durante essa altura. Provavelmente estará tudo bloqueado a partir das Penhas da Saúde (1500m).
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sim, analisando a previsão dos modelos estão previstas algumas abertas na manhã e início de tarde de Sábado, resta saber é se existe margem para abrirem as estradas até à torre durante essa altura. Provavelmente estará tudo bloqueado a partir das Penhas da Saúde (1500m).

Eu também vou estar pela Serra da Estrela este fim de semana, por isso estou a acompanhar um pouco mais os modelos para lá. Nem estou propriamente a pensar ir ao Maciço Central. Há uma possibilidade como dizes no Sábado, mas tudo dependerá da precipitação que cair na 6a-feira. O vento também poderá dificultar as operações. No Domingo estará tudo fechado certamente. Eu ficarei muito satisfeito se der para ver nevar e passear/brincar um pouco na neve ali pelo Covão d'Ametade (1450 m), Penhas Douradas (1500 m), Penhas da Saúde (1600 m), etc. Mesmo que as estradas abram lá em cima, duvido que me meta lá, deve estar muitíssimo desagradável com o nevoeiro, vento, e com praticamente as mesmas quantidades de neve relativamente às cotas médias que falei.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.