Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Só passei aqui para dizer que as cotas de neve dos meteogramas meteopt foram bastante assertivas contra todos os que pensavam que as cotas andariam pelos 900m/1000m. Na Cova da Beira nevou com acumulação aos 400m ;)

Correcto e afirmativo e de acordo.
Estas situações sempre foram e sempre serão assim, desde há muitos muitos anos.....como sabes.
Os modelos devem ser interpretados como tal, como modelos, e previsões são o que são previsões, alteram-se constantemente, e ainda bem, caso contrário tudo saberíamos, assim sempre fica espaço para o IM, outras entidades oficias, leigos ou prós e alguns brincalhões.
Mais, existem infelizmente no país inúmeras áreas pouco habitadas, onde não existem dados, ou as pessoas nem ligam, onde o microclima difere das estações mais próximas, ao contrário de outras onde vivem e tem acesso e "educação" suficientes para utilizar e analisar dados.... Leva-nos a pensar num todo e não apenas no nosso "canto" o que e onde realmente acontece neste tipo de situações, ou, aconteceu ...
É que não basta a lógica, têm que se fazer cálculos e mesmo assim são falíveis, pois dependem dos ingredientes existentes no momento.
,
 
Última edição:


dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
Seria interessante ter na página inicial uma tabela dinâmica onde se pudesse ver os locais onde nevou e a partir de onde e a que metros .

No norte só nevou no gerês Montalegre marao e Alvão ?
Não... No minho nevou e bem na Serra de Corno de Bico, Peneda, Soajo, Amarela, cabreira. fafe/basto, Gerês. Isto só no minho..A partir dos 650 metros acumulou
 
Última edição:

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Amanhã e segunda feira teremos uma bela rega em todo país com grande destaque para a região sul amanhã, esperemos que se concretize!!!!!!:pray::pray::D

gens-0-2-36.png
gens-0-2-42.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Ontem aprendemos uma grande lição: Os modelos são falíveis!!!! O IPMA previa neve a 600\800 subindo para 1200 durante o dia e nevou a 500m ao final do dia na beira baixa. O GFS tambem previa cota 800 para aquela hora e estava a nevar a cotas de 500 metros.. O que se passou ontem na zona da covilhã e arredores são situações localizadas que os modelos não tem resolução para prever, as tais surpresas. Por isso em futuros eventos teremos de aprender com o dia de ontem e levar isso em consideração :)

o que aconteceu ontem por aqui não foi nada de extraordinário pois já cairam nevoes com muito menos frio em altura, a temperatura em superfície e frio acumulado para tal contribuem e são ambos difíceis de prever pelos modelos. A cota esteve nos 400 m com acumulações a rondar os 5 10 cm, muitos problemas na estrada e muitos carros abandonados na beira da estrada mesmo abaixo dos 500m.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Não estou a gostar muito da concordância do GFS e do ECMWF a longo prazo. Ainda não estou recomposto do Verão tórrido do ano passado para já ter a Primavera à porta. Espero que seja mera Futurologia dos modelos.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Bem eu diria que tirando as "metades" de Inverno desinteressantes que temos tido nos últimos anos, é perfeitamente normal dias intercalares de temperaturas cada vez mais altas a partir desta altura do ano..

Entretanto o GFS, como sempre mais otimista que o ECM, mostra qualquer coisa a partir das 100 horas. Apesar de não ser para já consistente, diria que a médio-longo prazo nada está definido, como é quase sempre regra na meteorologia (ás vezes nem a curto como vimos neste último evento)..
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pessoal...

VEM AÍ O ANTICICLONE!!!

choro2.jpg


Prontos. Era só isso...:p
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
De uma coisa eu tenho a certeza: ainda não vai chegar o Verão, desiludam - se aqueles que estão à espera disso.
Aqui no Norte, pelo menos, ainda muita água vai cair até Junho. Não vai é cair toda de uma vez, vai caindo ao longo dos próximos meses.

Não vem o fim o fim do mundo por vir o AA.
E, além do mais, no Litoral Norte há previsão de tempo nublado e alguma precipitação quase toda a atual semana.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.