Seguimento Sul - Fevereiro 2017

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Tenho notado bastante essa doença do sobreiro neste último ano, entre Portalegre e Arronches há alguns sobreiros já secos, nunca tinha ouvido falar nessa doença mas olhar para um sobreiro seco é uma coisa e para vários em poucos km's é preocupante e entretanto pesquisei. Não há uma árvore que se safe, as palmeiras aqui na zona estão em extinção, as oliveiras à uns 2 anos também sofreram bastante e perto do local onde uns familiares meus têm uma quinta, houve dois pinheiros que secaram repentinamente, não sei o que se passou mas foi bastante estranho o facto de terem sido logo os dois a morrer, neste momento é como se um incêndio os tivesse queimado. Algo se passa, e a mudança do clima está a ter bastante influência nestas pragas e doenças que têm aparecido nas árvores.

Quanto aos pinheiros o que os tem afectado tem sido a lagarta do pinheiro, uma lagarta com pelos urticantes que causa alergias ao humanos e aos animais.
Ultimamente também tenho notado muitas dezenas de eucaliptos completamente secos, desde o solo até até á extremidade, até tive de me aproximar mais perto de um eucaliptal porque visto de longe até parecia que tinham sido dizimados por um incendio.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Quanto aos pinheiros o que os tem afectado tem sido a lagarta do pinheiro, uma lagarta com pelos urticantes que causa alergias ao humanos e aos animais.
Ultimamente também tenho notado muitas dezenas de eucaliptos completamente secos, desde o solo até até á extremidade, até tive de me aproximar mais perto de um eucaliptal porque visto de longe até parecia que tinham sido dizimados por um incendio.
Sim, eu sei dessa espécie de lagartas, na minha antiga escola aqui em Arronches, havia pinheiros e houve alguns problemas graças a elas, eram filas e filas dessa praga :wacko: Mas essa lagarta afeta todo o tipo de pinheiros? Nesses pinheiros que falei, parecia não haver ninhos de lagartas. Quanto aos eucaliptos, ainda não vi situações dessas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sim, eu sei dessa espécie de lagartas, na minha antiga escola aqui em Arronches, havia pinheiros e houve alguns problemas graças a elas, eram filas e filas dessa praga :wacko: Mas essa lagarta afeta todo o tipo de pinheiros? Nesses pinheiros que falei, parecia não haver ninhos de lagartas. Quanto aos eucaliptos, ainda não vi situações dessas.
As lagartas fazem os ninhos parecidos com uma teia gigante, geralmente na extremidade do pinheiro, só depois elas descem e são visiveis no chão, todos juntas, costumam chamar a isso procissão.
Pelo que sei os pinheiros bravos quando atacados são menos resistentes do que o pinheiro manso, isto tem a ver com o facto dos anéis de crescimento.
O 1º sintoma nos pinheiros é as extremidades dos ramos a começarem a ficar secos.
As lagartas á cerca de 3 semanas atrás eram bem visiveis em procissão, agora já não sem com a mesma frequência.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
dois pinheiros que secaram repentinamente, não sei o que se passou mas foi bastante estranho o facto de terem sido logo os dois a morrer, neste momento é como se um incêndio os tivesse queimado. Algo se passa, e a mudança do clima está a ter bastante influência nestas pragas e doenças que têm aparecido nas árvores
Aconteceu-me o mesmo a dois pinheiros bravos cá de casa começaram a secar de repente mas não sei que doença é,enfim se fosse alguma coisa boa não aparecia só aparecem coisas para estragar as nossas árvores.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia calmo e já com sol à tarde. :D Foi um evento, sem muita história, não fosse a chuvada em VRSA e Castro Marim e a subida do Rio Gilão, passava despercebido, nem o túnel meteu água em Olhão, que tristeza já não há chuvadas como antigamente, com o túnel cheio até ao tecto. :D

Por aqui, o acumulado total foi de 75 mm, mas a trovoada foi uma quase miragem.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Por aqui, ao contrário do que se passa no litoral oeste, a noite segue bastante calma e fria, por breves momentos era possível avistar tímidos clarões a W/NW, apesar da distância.
Estão 2,7ºC com 100% HR e vento nulo.

Os próximos dias serão amenas mas como é normal, nos locais de inversão a amplitude será elevada, parece que estas temperaturas serão para durar, a primavera cada vez começa mais cedo. Em termos de chuva, até ao final do mês não se prevê nada de jeito e duvido que isso venha a mudar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Parece que vem direitinha para esta zona, mas pode dissipar ou passar a sul. Mas, tem bom aspecto, esta noite cai uma chuvada e enche o túnel e está aviso verde. :huhlmao::pray:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
No Alentejo ja falei com pessoas de diferentes povoacoes sobre o problema. Quando estudava e trabalhava no Porto fazia muitas viagens a conhecer Portugal e a zona fronteirica de Espanha aos fins-de-semana. Comecei a notar que em Espanha a percentagem de arvores doentes parecia ser muito inferior a que ocorria em Portugal. e notorio tambem que a doenca e mais comum em solos de xisto e solos arenosos. O que me disseram no Alentejo, a proposito da doenca ser menos comum em Espanha, e que ha muita chico-espertice e muitas falcatruas a proposito da remocao dos sobreiros e azinheiras doentes. Por um lado e um processo burocratico longo, quando deveria ser celere, pois uma arvore doente infecta as restantes, por outro lado tambem me contaram que marcam propositadamente arvores sas para abate, pois alguns herdeiros querem dinheiro rapido, e a madeira das arvores saudaveis tem mais valor, outros querem mesmo que os sobreiros morram por causa do imobiliario. Estas chico-espertices parecem nao ocorrer em Espanha, onde o montado e visto como um tesouro de grande valor e gastam fortunas na sua conservacao, e outro mundo. Outro problema que ocorre em Portugal sao as lavouras, os espanhois nao as fazem porque tem mais gado a solta, e mais porcos, que limpam as terras. Nao percebo para que serve o Ministerio da Agricultura, nao percebo para que serve o jornalismo, nao percebo para que serve o servico public da RTP. Ninguem esta a fazer nada e ja ha extensas areas sem sobreiro em Portugal, estou mesmo a falar de concelhos inteiros, vao por exemplo a Almodovar, na maior parte do concelho as arvores estao todas doentes.

O Português tem muito pouca cultura sobre agricultura mesmo aqueles que sempre viveram dela a vida toda. É preciso informar e sobretudo que haja abertura para querer ser informado! Infelizmente, sem ser grandes explorações/herdades ou alguns "jovens" agricultores virados para o biológico tudo o resto vai ser paisagem e degradada. Em relação ao sobreiro pouca informação há mas é sabido que as grandes lavouras potenciam o declíneo do montado e tenho exemplos desses na família que nos últimos anos ao pegar de novo nos terrenos fizeram mais mal do que bem. Para quem não sabe mais vale estar quieto!

Depois vem o problema do rendimento imediato. Todos querem dinheiro no presente e não pensam no futuro nem no legado que deixam para os demais. Desde que eu esteja bem hoje, amanhã logo se vê. É um problema cultural ainda por resolver.
O estado e o ministério da agricultura também têm culpa porque pouco ou nada têm feito para combater os verdadeiros problemas do montado e da floresta em geral.

No Algarve em concreto estando a serra já praticamente ao abandono e sem solução surge agora outro problema que é pressão humana sobre o barrocal, uma área de grande valor ecológico e hidrológico. Estando o litoral saturado a tendência é para se ir estendendo para o barrocal com as consequências que isso acarreta.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Disseram-me que as barragens do sotavento estao abertas, a ser verdade ja encheram.

Nao sei ate que ponto aqueles valores tao baixos de ha uns meses atras nao serao o reflexo dos novos investimentos em pomares e estufas no sotavento, por um lado e positivo que se modernize a agricultura e se invista em regadio, por outro e conveniente nao esquecer que aquelas duas barragens em anos de seca nao serao suficientes para consumos tao elevados, pelo que devera ser repensada a estrategia para a agua na regiao.