Serra da Estrela, Nevão de 10 a12 Fevereiro 2017

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Quando no início da semana vi as previsões de neve na Serra da Estrela, decidi arriscar e reservar alojamento em Manteigas para lá ir passar o fim de semana. Estava era muito longe de saber que ia assistir ao nevão da década naquela região, pelo menos a cotas mais baixas. Segundo os locais mais idosos em Manteigas, foi mesmo um nevão "à antiga" e apesar dos transtornos naturais, via-se que no fundo estavam alegres com a situação provavelmente a lembrar os seus tempos de juventude.

Por esta razão, creio que o momento deve ficar registado neste tópico, e convido a quem tiver mais fotos deste evento, a colocar aqui. Por mim, estou disposto a "perder" um pouco do meu tempo para partilhar aqui com todos um pouco do que vivi neste último fim de semana. Fotos desde Belmonte, Manteigas, Covão d'Ametade, Penhas Douradas, etc. Espero que gostem!

Saí na Sexta por volta das 17h30 de Sesimbra. Não chovia, e a temperatura era de 9ºC. Fui por aí acima, com a temperatura a descer gradualmente, até chegar à estação de serviço de Castelo Branco com 2ºC, por volta das 20h30. Estava espantado com uma temperatura tão baixa naquela cota (400 m), dado que o GFS, mesmo sendo o mais optimista, apontava para cotas de 600/700 m. Assim, não foi grande surpresa quando a proprietária do alojamento em Manteigas me ligou a dizer que estava a nevar intensamente por lá e a pedir que tivesse cuidado no caminho. Bem, tinha correntes de neve para alguma eventualidade, pensei eu. E continuei caminho. O que não estava á espera era de encontrar um cenário caótico na A23 um pouco mais à frente junto aos túneis da Gardunha. Apesar de noite, via-se muita neve nas bermas, e tiveram de cortar o trânsito numa das vias, circulando apenas pela direita. Não nevava, e o carro marcava 1ºC. Estive cerca de 2 horas parado ali, e quando saí do segundo túnel começou a cair àgua-neve com 1,5ºC que rapidamente se transformou em neve. Circulava sempre na direita a 40 km/h tal a intensidade do nevão. Apenhei alguns sustos com 2 ou 3 camiões a alta velocidade na faixa da esquerda que atiravam com "toneladas" de neve para cima do meu carro, ficando sem ver nada por 1 ou 2 segundos. Mas lá fiz a estrada sem incidentes (nunca tinha conduzido com neve), e apanhei a saída Belmonte/Manteigas. Entretando de Manteigas ligaram a dizer que não havia electricidade, e aconselhou-me a ficar num hotel em Belmonte. Assim, andei pela estrada, sempre coberta de neve, até ao hotel Belsol, e aí passei a noite. Nevava intensamente.

Em Belmonte:



16WVAM5.jpg


dSFxekz.jpg


4ADU039.jpg


No dia seguinte, acordei com esta vista:

m3VNtyh.jpg


A neve já começava a derreter, e o carro marcava 3ºC quando saí do hotel às 9:00h. E fui em direcção a Manteigas. chegando por lá meia hora depois, com 1ºC.

Estrada Belmonte-Manteigas:

PLQjrmv.jpg


UHNS0NO.jpg


8S4uBfP.jpg


Em Manteigas o cenário era digno de uma qualquer aldeia dos Alpes. Muitos carros que chegaram durante a noite (a custo) tiveram de os deixar no meio da estrada, mas felizmente quando cheguei estava quase tudo resolvido e o limpa neves já tinha aberto uma passagem na estrada principal. Acumulação de cerca 20 cm a solo aberto.

IRFgOoi.jpg


IRFgOoi.jpg


bCaQSiO.jpg


45mjYDC.jpg


VvdwvIa.jpg


IPKWwLa.jpg


OvMatUR.jpg


THP5gP3.jpg


oyicEcu.jpg


À tarde a estrada até Penhas da Saúde abriu, e lá deu para um belo passeio.

Saída de Manteigas para vale glaciar:

RvSzkZ5.jpg


J7oiQ1I.jpg


Paragem obrigatória no Covão d'Ametade. Paisagem incrível, acumulação de 60 cm (enterrava até por cima do joelho a andar). As fotos falam por si.

V8qcYdX.jpg


HXdx8kH.jpg


7v1ngrG.jpg


Kw3Uk2O.jpg


8kfY2hV.jpg


1Uc8TmF.jpg


fELrUN3.jpg


4xHF2tr.jpg


6cDrclk.jpg


qBRYeyN.jpg


Continua no próximo post.
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Continuei a subir até Piornos, mas não parei. Ficam fotos pelo caminho:

dSET4li.jpg


PtdQTJn.jpg


YZB4QeN.jpg


TGnNUeS.jpg


zQnYx6X.jpg


Vista Vale Glaciar e Covão d'Ametade ao longe:

731XbQd.jpg


HBJcxbh.jpg


jfkRZJm.jpg


Já no regresso, Manteigas, perto do viveiro das trutas:

tM27wum.jpg


yd5E2Hg.jpg


Durante essa noite (Sábado para Domingo) choveu imenso, que mesmo assim não conseguiu acabar logo com a neve em Manteigas. Pelas 9:30h da manhã a chover com 5,5ºC saímos da vila em direcção às Penhas Douradas.

Saída de Manteigas (ainda com neve!):

NVAmb23.jpg


Subida para as Penhas Douradas (aprox. 1000 m):

GzFUj3r.jpg


Já perto das Penhas Douradas a 1300/1400 m:

At53MDq.jpg


s78QoBk.jpg


Com 1ºC, não havia precipitação mas sim nevoeiro e muito vento com uma sensação térmica gelada. Só deu mesmo para pesseio de carro nas Penhas Douradas pois não dava para deixar o carro em nenhum lugar. Penhas Douradas:

BT4jdaJ.jpg


HzsnRXj.jpg


oS6PYvR.jpg


DEnUdTU.jpg


AyngLFP.jpg


DU1kdP2.jpg


Ainda dava para perceber que era um carro...

GyB2FIr.jpg


Depois, descida para Gouveia e fim da neve. Do lado de Seia, bastante menos neve, só acima dos 1200 m restava alguma coisa. Deu para conhecer uma aldeia muito bonita, Folgosinho (930 m de altitude):

3mjHaEU.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Fantásticas estas imagens do elemento branco. Também estive por lá mas fiz o sentido inverso ou seja, Fundão -> Covilhã -> Manteigas. Cheguei ao Fundão pelas 11h e ainda consegui ver praticamente toda a Cova da Beira pintada de branco embora a neve tenha começado a derreter a grande velocidade a partir das 13h. Já calculava que não iria conseguir ir à Torre mas ainda assim deu para subir até ás Penhas da Saúde e ver o nevão brutal que caiu no Vale Glaciar sem dúvida dos maiores que já vi desde que visito a Serra da Estrela.
Assim que possa colocarei também algumas fotos. Obrigado pela partilha e parabéns @Jorge_scp :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Uaauuu :surprise: :D Lindo :uau:, espectacular passeio, fotos brutais! :thumbsup:
Estou com uma inveja :D...
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, aproveitando o tópico aberto pelo membro @Jorge_scp e tal como prometido, aqui vai um pequeno resumo de um passeio até à Serra da Estrela no passado Fim de semana. Foi talvez dos maiores nevões dos últimos anos, e apesar de não ter conseguido ir até ao Maciço Central valeu bem a pena mais que não seja pelo elemento branco :p

Ainda antes de de chegar à Cova da Beira a Gardunha já se avistava pintada de Branco, entretanto já praticamente a chegar ao Fundão o cenário era este,

7adaba56b1.jpg


Já na cidade do Fundão (Há muitos anos que visito a Serra da Estrela e nunca tinha visto toda a Cova da Beira com Neve),

7af2658a2e.jpg


7af2744db2.jpg


7af27a3fae.jpg


7af28153b5.jpg


7af28c7e2f.jpg



7aff653f20.jpg


7aff6de6b8.jpg


7aff844285.jpg


7aff8271b9.jpg


7aff8881de.jpg


7affca9ab8.jpg


7aff952303.jpg


7aff973fb5.jpg


7affa424bf.jpg
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Entretanto e após uma rápida passagem pela Covilhã que tinha uma acumulação razoável aos 600m, apenas consegui subir precisamente até ao Centro de Limpeza de Neve (1600m), condições muito adversas na altura com uma temperatura de -1ºC segundo o termómetro da Auriol que levei e rajadas de vento provavelmente a rondar os 70/80kmh,

7b8f11eae7.jpg


7b11c6ca3f.jpg


7b11ccc490.jpg


7b11d987ce.jpg


7b11fa36fd.jpg


Estrada a partir da Nave de Santo António já estava fechada,

7b1204336e.jpg


7b1210abce.jpg


Encontrei esta menina por lá :D,

7b6187eec8.jpg


E lá fui eu dar um passeio até ao sempre magnífico Vale Glaciar :),

Covão da Ametade com uma acumulação brutal,

7b33ca00a4.jpg


7b33d24fb1.jpg


7b33e91e87.jpg


7b33fbad3c.jpg


Em certas zonas quase chegava à cintura,

7b340307bb.jpg




7b34459d10.jpg


7b4a7d8d57.jpg


7b4a88717f.jpg


7b4a908d6f.jpg


7b4a9931d1.jpg


Vale Glaciar completamente vestido de branco,

7b4aa732ab.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Obrigado Crizor pela contribuição neste tópico, e a todos pelos comentários. Foi bom ver também umas fotos de mais zonas da Cova da Beira de manhã, já que passei lá durante a noite e em pleno nevão. Vê-se no entanto que bastante neve tinha já derretido pela zona do Fundão/Covilhã. Em Manteigas mesmo assim nevou bem mais e a neve manteve-se muito mais tempo. Ao 3º dia, mesmo com chuva, ainda se via neve nos cantos das ruas e em alguns telhados!

As fotos são ilustrativas, mas só mesmo estar lá presencialmente para ter noção da magnífica paisagem e do extraordinário passeio que foi. Mesmo sem ir à Torre, é sem dúvida o passeio na Serra que mais me vai ficar na memória, entre vários que já fiz.