Seguimento Litoral Centro - Março 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
litoral.gif





Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
T.máxima: 15,9ºC
T.minima: 10,0ºC
T.actual: 11,8ºC
_______

Esta manhã desloquei-me à zona oeste, ao antigo 2º local de seguimento Monte Bom, Mafra.
Por incrivel que pareça ainda vi alguns terrenos com as marcas das ervas queimadas, e já vai mais de 1 mês daqueles potentes geadas.
Em conversa com os familiares, lá me disseram que foram geadas muito fortes, dizendo mesmo que fizeram lembrar tempos de infância(estamos a falar de pessoas com 60/70 anos), dada a magnitude da geada. Em termos de impacto, grande area de ervas queimadas, e aquelas flores chamada jarros morreram queimadas de geada.
Falando em Precipitação /Hidrografia , vi ribeiras com caudal normal, paisagens verdejantes espectaculares(Principalmente nos arredores dos Cheleiros) . Basicamente entre Alcabideche até ao norte de Mafra, neste área geografica acho que a palavra seca não faz sentido algum. Alias se houvesse seca os meus familiares tinham se queixado.
Foto tirada esta manhã na Pedra Amassada, Mafra.

 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, hoje antes de chegar ao local de trabalho apercebi-me de uma conversa entre o motorista do autocarro e uma senhora que me despertou curiosidade.
Dizia o motorista " Hoje? Minha senhora hoje já não existem Invernos frios, temos por vezes alguma chuva em Abril mas nada de especial".
Digamos que em apenas uma frase, o motorista resumiu um pouco do que têm sido os últimos Invernos em matéria de pluviosidade e temperatura pelo menos nesta região. Se quem não tem um conhecimento tão abrangente desta área já faz estas afirmações então que dizer de nós que é o nosso "Pão de cada dia".

Em Entrecampos por agora, Céu muito nublado e vento fraco.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Quanto ao evento de Sabado, o vento já não será nada de especial, pelo menos para o clima desta zona.
Com sorte nem bate a rajada de 82 km/h registada numa noite de lestada em janeiro deste ano lol

Não esperava nada a actual previsão do GFS, para se ter noção por aqui passou de vento a 40 km/h para os actuais 61 km/h, com rajadas de 100 km/h, grande disparo, ainda que o modelo esteja bem isolado nesta previsão, vamos ver. O aviso amarelo vai até às 0:00 de dia 4, e a madrugada de sábado vai tar vento nulo é ? lol
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
os dados de ontem foram minima de 7.9ºC, maxima de 17.7ºC, esteve praticamente todo o dia encoberto

hoje sigo com 17.4ºC algumas nuvens mas hoje com algum sol, que venha a chuva amanhã :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O GFS anda a lidar mal com a depressão de Sábado de madrugada ora cava ora não lol mas não tá já sozinho o WRF está forte em vento na madrugada de Sábado... o IPMA e que não vê nada disto porque o aviso de vento amanha não acho que se justifique... sábado entre as 0h e as 06h deve ser aviso laranja então nos distrito de Lisboa ou Setúbal...

Mínima de 7,3ºC

Agora muito sol e 17,5ºC com vento fraco