Seguimento Açores e Madeira - Março 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O IR colorido é muito enganador...

FunoV5Z.png


Aquelas células parecem ser bastante intensas nem que seja pela cor vermelha escura que se traduz em topos frios e mais altos. Na análise de satélite (22:30 UTC)...

aJgmLCZ.png


... os topos devem rondar os 6 mil metros (atingindo provavelmente o nível de equilíbrio). Os ventos não muito intensos na baixa atmosfera devem estar a traduzir-se em correntes ascendentes fracas a moderadas. As células estão a surgir num ambiente de elevado cisalhamento (>22.5 m/s) mas os ventos mais fortes estão presentes na atmosfera média-alta. Ainda assim, é notável o volume das células face ao fraco CAPE (especialmente da que está a sul das Flores).

Escrito isto, o MPE da Eumetsat dá uma estimativa que me parece bastante acertada:

9r2Iqel.png


Por outras palavras, aquelas células poderão trazer chuva moderada a forte mas não trariam dilúvios por aí além (só se estivessem paradas). Se houvesse radar, os ecos tenderiam a ser intermédios na escala porque a falta de núcleos de condensação engorda as gotas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Parece-me que a pluma está ligeiramente a oeste do que estava previsto.

u8BD1Rb.jpg


De qualquer das formas a rede regional está a registar acumulados interessantes. Esporadicamente há um aguaceiro mais intenso.

Na minha terra, o Aqua fez um bom resumo. Mais nuvens que costa sul do que na Norte.

4D839pC.png


As estações de SM não registaram muita chuva o que não é de admirar. Onde estão os ventos?

No que concerne ao GC prometo que é a última vez que abordo isto :p Só com dados de radar é que a situação fica mais clara. Imagem de hoje do Aqua:

FIxLToS.png


A verdade assinalei a direção do fluxo (principal - FP) de hoje (sudoeste - SW). As setas a preto representam o efeito orográfico imediato do Pico e do Faial. Em S. Jorge o efeito de sombra não é mais pronunciado porque a ilha em média é mais alta que o Pico e sempre condensa alguma da humidade que resta. As setas a vermelho representam o ar mais seco nas camadas mais abaixo da atmosfera que fica escondido debaixo das nuvens orográficas. A Terceira beneficia da sua posição mais a leste da 'sombra' e o seu ponto mais alto ser no oeste.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No que concerne ao GC prometo que é a última vez que abordo isto :p Só com dados de radar é que a situação fica mais clara. Imagem de hoje do Aqua:

FIxLToS.png


A verdade assinalei a direção do fluxo (principal - FP) de hoje (sudoeste - SW). As setas a preto representam o efeito orográfico imediato do Pico e do Faial. Em S. Jorge o efeito de sombra não é mais pronunciado porque a ilha em média é mais alta que o Pico e sempre condensa alguma da humidade que resta. As setas a vermelho representam o ar mais seco nas camadas mais abaixo da atmosfera que fica escondido debaixo das nuvens orográficas. A Terceira beneficia da sua posição mais a leste da 'sombra' e o seu ponto mais alto ser no oeste.

Em suma, a área dentro das setas vermelhas são as zonas potencialmente perturbadas pelas ilhas do triângulo. Mas a zona verde a tracejado é a zona - suponho eu - mais seca devido às ação conjunta do Pico e de, especialmente, S. Jorge.

MNR4fSa.png


Se o fluxo for de sul a zona de turbulência deriva para norte (esquerda) potencialmente - porque isto é apenas uma teoria - ainda mais a Graciosa.
 
  • Gosto
Reactions: Hawk e luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O GFS carrega esta noite aqui na precipitação.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Desta vez o GFS acertou, embora com algum atraso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Utilizando os dados das duas novas estações meteorológicas da RHA, da meia noite de hoje até às 11:20 no Alto do Cabouco caíram 28.9mm o qual está a uma cota aproximadamente de 840metros, na estação do Pico Verde, acumulou 15mm no mesmo período de tempo, esta última localiza-se a uma cota de aproximadamente 420 metros. Na mina estação, registei cerca de 14,9mm no período acima referido a uma cota de 100 metros aproximadamente.
30L m2 em 12 horas em altitude e 15L m2 em 12 horas abaixo dos 450 metros pelo menos



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985