Seguimento Litoral Centro - Março 2017

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Por cá e até ao momento a rajada mais forte atingiu os 39 Km/h.
A mínima deste noite ficou pelos 11.2°c e agora sigo com a máxima até ao momento de 15.5°c com 53%HR.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Sim, tenho acompanhado os valores da Foia, sim realmente impressiona os valores de velocidade média.
Por cá a nossa Foia é a Peninha, e tendo em conta que tem quase metade da altitude, é uma máquina brutal de vento, tanto em velocidade média como rajada.
A Peninha consegue ter valores de 60/70 km/h de velocidade média em largas horas.

Nem me estava a lembrar da Peninha, realmente tem todas as condições para ser uma máquina de vento. Alguma altitude, a escassas centenas de metros do mar sem qualquer barreira e vegetação quase nula na vertente oeste... se tivesse a altitude de Fóia seria ainda mais impressionante.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que ontem a temperatura na Fóia variou entre os 2 e os 5ºC, a sensação térmica devia ser bem baixinha :cold:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Nem me estava a lembrar da Peninha, realmente tem todas as condições para ser uma máquina de vento. Alguma altitude, a escassas centenas de metros do mar sem qualquer barreira e vegetação quase nula na vertente oeste... se tivesse a altitude de Fóia seria ainda mais impressionante.

Outra coisa que me chamou a atenção foi que ontem a temperatura na Fóia variou entre os 2 e os 5ºC, a sensação térmica devia ser bem baixinha :cold:

Por cá estamos bem vacinados em termos de vento, até temos a praia mais ventosa do país, Guincho.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boa tarde.

Por aqui segue um dia primavil após uma noite fresca.

Tmin: 2,8°C

Tactual: 17,6°C

Há cerca de 15 dias atrás surgiu uma nova estação no WU aqui na Lousã, a apenas cerca de 3 km distância, com a preciosidade de se encontrar colocada a uma cota de 330 mt. Além disso, comparando com a minha estação, não revelou discrepâncias que não fossem espectáveis em relação à cota da instalação.
Outra situação verifico, apesar de ser muito precipitado, é que (algo que me intriga há cerca de 10 anos, após a instalação da primeira estação, sendo actualmente a terceira no mesmo local) a diferença de precipitação acumulada é entre as estações é mínima (relativamente à diferença da estação da IPMA) atendendo à cota das mesmas.

Já me esquecia, novo record de 30,0°C da temperatura máxima em Março na minha estação, sendo o anterior de 27,9°C.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
ÚLTIMA HORA:
Queda de árvore corta circulação na Avenida dos EUA Acesso à Avenida Gago Coutinho, em Lisboa, também está condicionado.

A queda de uma árvore de grande porte cortou na tarde desta segunda-feira o trânsito na Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa. O acesso das viaturas à Avenida Gago Coutinho também está condicionado.
Em atualização.
Fonte: CM
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje o dia por aqui também foi varrido pela nortada moderada, nas bermas das estradas via-se bem os seus efeitos com a queda de varias folhas secas de palmeiras, bem como de outras árvores, mas agora já acalmou mais o vento para o final de tarde.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TekClub

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia, tal como a previsão indicava após uma acalmia do vento durante a madrugada, eis que ai temos uma valente Lestada e bastante fria por sinal.
Hoje de manhã eram visíveis alguns estragos na cidade de Almada provocada pelas fortes rajadas de vento de Domingo e 2ªfeira. Digamos que os caixotes de lixo, ramos de árvores e painéis publicitários foram as maiores vítimas.

Sigo com vento moderado de Leste e céu muito nublado composto maioritariamente por nuvens médias e altas.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Bom dia.
Por cá após mínima de 12.7°c sigo com 15.9°c e 62%HR. O vento médio é de 4.7 Km/h e a rajada máxima está nos 32 Km/h.

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Rajada máxima foi aos 51 km/h, e de madrugada.
Neste momento estação sem sinal.
__________-

Tenho andado analisar a rugosidade, que afecta a zona da estação da qual me guio em termos de vento.
Antes de mais, a cota está errada no wunderground diz 78 mts, mas o proprietário esqueceu-se de acidionar a altura do predio, que deve somar uns 26/30 metros. A altitude será então rondar 104/108 mts de altitude.
Tendo em conta que a estação tem mais prédios a norte, e com a altitude sempre a crescer até Alcabideche, apesar de estar um sitio exposto, a nortada tem sempre que atravessar area urbana.
No meu caso, o telhado do prédio onde vivo, é o primeiros junto a A16, ou seja, a rugosidade é nula, levará com porrada brutal no telhado, na estrada a cota é 115, no telhado deve rondar os 140 mts, a altitude da A16 é de 127 mts, de resto é toda área do parque natural e vertente sul a trabalhar.
Com isto quero dizer que tenho quase a certeza que vou ter registos bem mais elevados, espero no final do verão conseguir instalar a estação. Está tudo dependente das obras no telhado.
 
Última edição: