Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Tambem quero morar ao pe de uma ribanceira :(
Acordei com trovoada durante a noite, mas tava cm tanto sono que nem me apeteceu ir ver :disgust:
Não tenho nenhum "contadeira" de precipitação mas a olho ja deve ir nos 90, até porque não chove desde as 6h
Agora vou para Jamor, onde vai acertar em cheio a nova celula :w00t:
Ate logo...
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Notícias Especial: Chuva e Trovoada 18 Fevereiro de 2008

Mau Tempo: Túneis do Campo Grande e Campo Pequeno cortados

O trânsito está hoje cortado nos túneis do Campo Grande e do Campo Pequeno devido às inundações provocadas pelas chuvas que caíram na região de Lisboa, disse à Lusa fonte da Divisão de Trânsito da PSP. «O túnel no sentido Saldanha/Campo Grande e Campo Grande/Saldanha bem como o do Campo Pequeno estão cortados devido a inundações e lamas«, adiantou a mesma fonte, salientando que no local estão também algumas viaturas avariadas.
De acordo com a Divisão de Trânsito da PSP, houve também uma derrocada de pedras no sentido Praça de Espanha/Alcântara, não havendo vítimas a registar. «Estão lá duas viaturas imobilizadas. O trânsito não está cortado«, adiantou, alertando ainda os condutores para terem cuidado com lençóis de água no acesso do Eixo Norte/Sul à Segunda Circular. Também na zona baixa de Alcântara circula-se com menor intensidade devido aos lençóis de água.
A PSP, que tem recebido muitos pedidos de ajuda, adiantou ainda que não há registo de acidentes graves, apenas «pequenos toques« originados pelo mau tempo.
As fortes chuvas que caíram sobre a região de Lisboa provocaram quase duas centenas de pedidos de socorro para os Sapadores de Bombeiros, esgotando a capacidade de resposta da corporação. De acordo com a PSP de Lisboa, a inundação que se regista na zona de acesso à Encarnação, no sentido Sul/Norte à entrada da Auto-Estrada Lisboa-Porto, está a provocar filas de trânsito devido à extrema lentidão com que se circula naquela zona.
António Vinagre, responsável do turno da madrugada no regimento de Sapadores de Bombeiros, disse à Lusa que a tiveram 180 pedidos de socorro, tendo conseguido responder a 150. Fonte do Serviço Nacional de Protecção Civil disse à Lusa que está a ser feito um levantamento de todos os casos registados, prevendo-se que cerca das 08:00 seja distribuído um comunicado com os dados obtidos.
Os concelhos de Lisboa, Almada e Sintra foram os mais fustigados pelas chuvas intensas que se registaram desde a noite de domingo, disse à Lusa uma fonte do Instituto de Meteorologia.

Fonte: Diário Digital

Mau tempo: bombeiros sem capacidade de resposta

O Regimento de Sapadores Bombeiros recebeu quase duas centenas de pedidos de socorro a partir das 04:30 desta segunda-feira, numa situação que o deixou «sem capacidade de resposta», disse à Lusa António Vinagre, responsável no turno da madrugada. As chuvas diluvianas que se abateram sobre a região de Lisboa, acompanhadas de fortes trovoadas centradas sobre a capital, provocaram cheias nas ruas, túneis e zonas mais baixas em pouco mais de uma hora, mas até agora não há notícía de vítimas ou de danos avultados.
«Nunca vi uma coisa destas em tão pouco tempo. Tivemos 180 pedidos de socorro, conseguimos responder a 150 e temos 30 outros ainda a aguardar, com as viaturas e equipas a responderem a vários casos ao mesmo tempo», comentou António Vinagre. «Foi uma coisa anormal. A partir das 04:30 desatou a chover intensamente e desde então tem sido um fluxo impressionante de telefonemas para acudir a pedidos de socorro por causa de telhados e habitações danificadas, inundações de ruas e problemas nas vias», referiu.
Fonte do Serviço Nacional de Protecção Civil disse que está a ser feito um levantamento de todos os casos registados, prevendo-se que cerca das 08:00 seja distribuído um comunicado com os dados obtidos. Em Lisboa, há notícias de inundações em várias zonas, com destaque o túnel do Campo Grande, bem como problemas na zona do Alto da Boa Viagem, na marginal Lisboa-Cascais, e no nó de Frielas, na saída da Auto-Estrada 8 (Torres Vedras-Lisboa).
Os concelhos de Lisboa, Almada e Sintra foram os mais fustigados pelas chuvas intensas que se registaram desde a noite de domingo, disse à Lusa uma fonte do Instituto de Meteorologia. No observatório do Aeroporto de Lisboa, registou-se entre as 00:00 e as 05:00 uma precipitação de 65 milímetros (65 litros de água por metro quadrado), com 35 milímetros entre as 04:00 e as 05:00. No observatório do Jardim Botânico registaram-se, no mesmo período, 66 milímetros, com 36 milímetros entre as 04:00 e as 05:00. O concelho de Almada registou uma precipitação de 35 milímetros, com 17 milímetros na hora de mais intensidade, disse a fonte do Instituto de Meteorologia.
Segundo uma porta-voz da Protecção Civil, no concelho de Almada as zonas mais inundadas forma a Trafaria (bairro do Torrão), Cacilhas e Costa da Caparica, havendo ainda muitos pedidos de socorro por atender às 06:00. No concelho de Sintra, a precipitação acumulada foi de 44 milímetros, com 17,7 milímetros entre as 03:00 e as 06:00, segundo o Instituto de Meteorologia.

Fonte: Portugal Diário
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bem, que noite. A chuva cai intensa de novo, não sai de cima a convecção. Isto ainda vai acabar mal. Nem me vou meter ao transito.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

que ironia depois do documentário desta noite.tenho de ir trabalhar
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

A situação pior parece ter sido aqui em Oeiras, não há danos pessoais mas já houve pessoas que tiveram que ser resgatadas de carros.

Marés

Data: 2008-02-18 Porto: Lisboa
Seg, 2008-02-18 07:10 +0000 0.88m Baixa-mar
Seg, 2008-02-18 13:38 +0000 3.25m Preia-mar
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aqui ainda nao pararam os bombeiros e as ambulancias....:unsure:

Na IC19 o transito está parado.. (mas isso era mais que obvio) :lol:

proxy
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Aqui parou de chover logo a seguir ao meu post. Está calmo agora.
Como o André disse, a maré não podia ter sido mais favorável.
 

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Já fiz uns videos agora deixo aqui uma foto isto é altamente :w00t::w00t: o que não fazem umas boas células.


Mário não se trata de uma ribeira mas do Rio Jamor (que tem aspecto de ribeira) e desagua em Oeiras e vem de Carenque (e passa por Queluz).;)
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui a noite foi espectacular, desde a 23:30 h/0 h que não parou de chover :D
Trovoada não quer nada aqui com a zona :confused:

Vim agora da rua e o céu parece que vai desabar com toda a força, está negro parece carvão, à um bom bocado que a estação está a dar thunderstorm assim como o accuweather e nos últimos eventos tem batido certo.

Mas isto foi uma rega espectacular, daqui a uns dias está tudo nascido :hehe::w00t::cool:

Cumps,
:trovao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Cheguei agora a casa. Saí às 8:25 para ir para a faculdade mas é impossivel sair daqui. O transito para a calçada de Carriche chega quase a Caneças. Algo impensavel. Nunca, mas nunca mesmo, vi a minha rua replecta de carros (morro na zona alta da cidade, o transito só começa sempre lá para baixo).
Não há transportes publicos, as paragens estão replectas de gente, não pára de chover. Enfim, decidi voltar para trás! É impensavel sair de casa.

Falei agora com a minha mãe que saiu às 8h de casa, mas ela ainda não chegou ao centro de Odivelas (2,5km daqui de casa), estava em stress:hehe:Ah, e nem sabem, a partir de hoje, há mais um rio neste país!:hehe:
Há um ribeiro que nasceu esta madrugada aqui no terreno ao lado e está a desaguar directamente na estrada.

Na RTP acabaram de dizer que a calçada de carriche está cortada nos 2 sentidos. Isso explica muita coisa!:disgust:





108,8mm de precipitação acumulada desde as 0h!:shocking: