Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 16 a 20 Fevereiro de 2008



Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Vídeo do Rio Jamor, em Queluz, junto ao aqueduto das águas livres. O rio este quase a galgar a estrada, como se pode ver nos detritos que estão agora a descoberto


 
Editado por um moderador:

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boa tarde...:D Não pude vir de manha porque caiu uma raio no para-raios do LIDL, que há a cerca de 50m daqui e a internet, bem como a luz ficaram maradas:hehe:

Uma noite de temporal... agitadissimo...não consegui dormir...:p
Ás 3:37, depois de muitas descargas electricas, caiu uma a cerca de 50m da minha casa, ou seja, no LIDL...bem...que estrondo!!:shocking: Depois, alarmes de lojas e carros tocaram e tocaram, não deixando ninguem dormir...
que eu visse, até agora houve cerca de 40 descargas:w00t:

A precipitação tambem se fez sentir toda a noite... no total, hoje, já vai em quase 105mm:shocking:

A minha rua inundou... Na minha escola abriram-se buracos no alcatrão e centenas de quilos de areia, trazidos pela água, tambem lá ficaram depositados... para alem disso chovia até nas salas...:surprise: os telhados pareciam cascatas...

Um colega meu, que mora no Cacém relatou-me isto:

- várias lojas inundadas
- A ribeira das Jardas, no limite...quase a transbordar...
- Derrocadas de areia e calhaus enormes...
- A viagem de autocarro do Cacém até aqui, que normalmente demora 10 minutos, demorou cerca de 40
- Esgotos a transbordar
- Pedras de calçada espalhadas pela rua
- Um lago proviniente de uma antiga tentative de construção a transbordar para a estrada (rebentou com as barreiras)
- Alcatrão com vários abalos, impossibilitando os carros de passar...

Enfim... o caos...:surprise:

Por agora sigo com 14,3ºC... há pouco choveu e trovejou:w00t:
Pressão a 1015 hPa
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Bem agora com mais calma... ainda troveja mas ao longe a manha foi bem pior que a madrugada foi trovoada toda a manha mesmo por cima da cidade nunca tinha visto uma coisa assim durante tantas horas seguidas what1 bem até ao momento tenho registado no meu pluviómetro 132,1mm de chuva desde as 00 horas de hoje... sendo o total do mês de 159,5mm até ao momento what1 brutal...esta tarde vou a baixa ver como está aquilo segundo relatos estava o caos com ruas totalmente tapadas de agua e carros presos no meio... as sirenes são uma constante!!felizmente por aqui até ao momento são apenas danos materiais... :unsure:
Abraços
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Vídeo do Rio Jamor, em Queluz, junto ao aqueduto das águas livres. O rio este quase a galgar a estrada, como se pode ver nos detritos que estão agora a descoberto


YouTube - Cheias no Rio Jamor Queluz


eu ouvi dizer que a agua chegou mesmo á estrada e aos carros, agora se é verdade ou nao, nao sei... mas sabes como é... "quem conta um conto acrescenta um ponto"

eu tive ha cerca de uma hora no jardim com o Mário Barros e tmb tirei umas fotos e filmei, tou so à espera que o youtube acabe o upload para postar o video ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

A previsão estava feita, os dados estavam lançados e esta situação de chuvas intensas já era esperada desde ontem. Fica apenas na dúvida se as autoridades competentes tomaram as devidas medidas na altura certa.

Está certo Gerofil, ontem a tua previsão foi muito acertada, parabéns! Mas tu previas este diluvio a ultrapassar os 100mm ? Olha que é muito para Lisboa, e acho que não havia indicações de algo com esta severidade.

Output's para a madrugada dos modelos a que temos acesso nos run's antes do evento (run das 00z) , o GFS e o Hirlam.

O Hirlam que acho que vai buscar dados ao europeu tal como o Aladin do IM, penso eu, pôs tudo ao lado, mas mesmo dando margem na localização seriam 10-20mm em 6 horas. Nada de extremo...

hirlam-13.gif


O GFS acertou na localização, mas indica 10mm em 6 horas, nada de extremo,. Nos dias anteriores sim, havia previsões extremas para o Sul, que não se cumpriram. Este tipo de coisas não é fácil de prever...

gfs-20.gif


Portanto mesmo dando uma boa margem nas intensidades e localizações (que se deve dar nestas situações), não vejo que fosse tudo tão obvio. Outros serviços semiprofissionais ou amadores como o Estofex e o TiempoSevero também não indicavam nada para Lisboa ontem.

Mesmo quando vinham a caminho as células de ontem à noite eu estava acordado e não pensei que dessem alguma coisa, pensei que fossem como as anteriores, muitas nuvens, alguma chuva e um ou outro raio solitário. Tinha sido assim todo o dia, ao aproximarem-se de Terra não dava nada. Só depois já a dormir é que acordei com trovoada e percebi que afinal estas eram diferentes das anteriores.
 

Quimera

Cirrus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
41
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Boa tarde...:D Não pude vir de manha porque caiu uma raio no para-raios do LIDL, que há a cerca de 50m daqui e a internet, bem como a luz ficaram maradas:hehe:

Uma noite de temporal... agitadissimo...não consegui dormir...:p
Ás 3:37, depois de muitas descargas electricas, caiu uma a cerca de 50m da minha casa, ou seja, no LIDL...bem...que estrondo!!:shocking: Depois, alarmes de lojas e carros tocaram e tocaram, não deixando ninguem dormir...
que eu visse, até agora houve cerca de 40 descargas:w00t:

A precipitação tambem se fez sentir toda a noite... no total, hoje, já vai em quase 105mm:shocking:

A minha rua inundou... Na minha escola abriram-se buracos no alcatrão e centenas de quilos de areia, trazidos pela água, tambem lá ficaram depositados... para alem disso chovia até nas salas...:surprise: os telhados pareciam cascatas...

Um colega meu, que mora no Cacém relatou-me isto:

- várias lojas inundadas
- A ribeira das Jardas, no limite...quase a transbordar...
- Derrocadas de areia e calhaus enormes...
- A viagem de autocarro do Cacém até aqui, que normalmente demora 10 minutos, demorou cerca de 40
- Esgotos a transbordar
- Pedras de calçada espalhadas pela rua
- Um lago proviniente de uma antiga tentative de construção a transbordar para a estrada (rebentou com as barreiras)
- Alcatrão com vários abalos, impossibilitando os carros de passar...

Enfim... o caus...:surprise:

Por agora sigo com 14,3ºC... há pouco choveu e trovejou:w00t:
Pressão a 1015 hPa

Confirma-se a noticia, na estrada de acesso a Belas, em Agualva o muro de uma das vivendas que fica ao lado do Rio caiu. Água na zona de Agualva é mentira desde manhã até ao momento. E está bastante nevoeiro aqui na zona.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

O Hirlam que acho que vai buscar dados ao europeu tal como o Aladin do IM, penso eu, pôs tudo ao lado, mas mesmo dando margem na localização seriam 10-20mm em 6 horas. Nada de extremo...

O ALADIN usa como entrada dados do ARPEGE, da meteofrance ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

A situação acabou por se revelar bem mais extrema que o previsto. Pelos quantitativos de precipitação que vão sendo adiantados, parece que este episódio já supera, pelo menos, os de 1997.
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Por aqui não choveu quase nada mesmo.

Ha noticia de 2 mortes em Lisboa, duas raparigas que estavam dentro dum carro que foram levadas pelas aguas... :( É disto que eu não gosto quando ha temporais, é o caos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

O nevoeiro já está a levantar, e o céu está cada vez mais claro.
Já não chove, nem oiço trovoada há uma hora.
Parece que já passou! Ainda assim, não deixou de ser o diluviu da minha vida, acompanhada a par e passo, de janela em janela. E o relato começou assim, quando ainda nem eram 6h da matina:

Não deixa de se curioso, na noite a seguir ao documentário da Maria Elisa na RTP, Lisboa é fustigada por chuvas fortes e trovoadas.

Ponto da situção no momento:

Portela 66,8mm
Queluz 54,4mm
Oeiras 72,9mm
Oeiras, Cascais: 64,3mm
Odivelas (eu): 53,4mm

No meu quarto vi/vejo relampagos espaçadados de pouco mais que 30 segundos. Nenhum deles rebentou mesmo por cima de mim, apesar de ainda se ter ouvido alguns estrondos fortes. Por isso, creio para mim que haverão por aí localidades ainda mais fustigadas. Basta ver que de todas estas estações, a minha é a que leva uma quantidade de precipitação acumulada inferior.

Por agora tudo muito mais calmo, mas o barulho da trovoada ainda faz eco nas paredes. Caminha para norte.

Algumas horas depois e tudo mudou. Estava eu a "reclamar" pela falta de pontaria das trovoadas ("Nenhum deles rebentou mesmo por cima de mim"), e pouco depois começou o bombardeio que se prolongou até ao final da manhã.

Feitas contas, para as mesmas estações conta-se o seguinte (desde as 0h de hoje):

Portela:113,8mm
Queluz: 113,3mm
Oeiras, Barcarena: 109,0mm
Oeiras, Cascais: 81,0mm
Odivelas (eu): 128,2mm :D

Ainda assim o pólio não é meu! Parece que em Setubal ainda se encheu mais o penico! :hehe:

A meteorologia tem destas coisas!:D É por isso que é tão fascinante!:D:D
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Uma mulher morreu em Belas e outra está desaparecida
Viatura arrastada pelas águas para a Ribeira do Jamor




Uma mulher, com cerca de 30 anos, morreu hoje quando a viatura em que seguia foi arrastada pelas águas para a Ribeira do Jamor, em Belas, concelho de Sintra, disse à agência Lusa fonte do Governo Civil.

Após contactos com familiares, as autoridades receberam a indicação de que na viatura seguiam duas mulheres, com 30 e 29 anos.

O carro já foi retirado das águas. "Há uma vítima de sexo feminino, com cerca de 30 anos, e estava presa com o cinto de segurança", afirmou aos jornalistas o segundo comandante distrital da Protecção Civil, Diniz Jesus.

Estão agora a decorrer buscas ao longo do leito da ribeira, que terão apoio de equipas cinotécnicas, para encontrar a ocupante desaparecida.

Após a remoção do carro, a grua rebentou um dos cabos eléctricos junto ao local, o que provocou várias faíscas e alarmou a população, que assiste aos trabalhos.

Alguns residentes na zona contaram à Agência Lusa que seguiam duas pessoas dentro do veículo e que foi também encontrada no local uma cadeira de bebé.

De acordo com os dados do Governo Civil de Lisboa, foram resgatadas 72 pessoas, seis foram retiradas das suas habitações e 38 foram desalojadas.

O adjunto da Governadora Civil de Lisboa, Jorge Andrew, disse à Agência Lusa que há ainda a registar cinco feridos civis ligeiros e um bombeiro ferido, mas também sem gravidade.

Entre as 00:00 e as 12:00, foram registadas cerca de 500 ocorrências no distrito de Lisboa relacionadas com o mau tempo.

A maior parte das situações são inundações e infiltrações em habitações, nos concelhos a Sul do de Loures.

As situações mais delicadas ocorreram nos concelhos de Oeiras, nomeadamente na baixa de Algés, em Belas (Sintra) e S. Domingos de Rana (Cascais).
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Que grande noite e manhã...trovoada não ouvi muita, e chuva, muita muita muita!
Fui a Jamor e vi a ribanceira, e não percebi muito bem porque lhe chamam ribanceira, parecia mais o canal da mancha em versão bruta :eek: so tive pena de não ter tirado foto da foz do rio, era so lama :confused:

O meu telele é um espetaculo! :thumbsup: :D




(Reparem bem no mosquito no meio do vidro :D)
 

Sam

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
38
Local
Mora - Évora
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a ??? Fevereiro de 2008

Olá a todos!!
Por cá desde manha que chove e vai trovejando forte de vez em qdo..
POr volta da hora de almoço choveu torrencialmente...:rain:
Mais uma molha
Agora parece mais calmo..
Mta água pela estrada... mta sarjeta entupida.... o normal..
Abraços;)