Seguimento Sul - Abril 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Sempre pensei que depois de um inverno seco, a primavera fosse diferente mas ainda está a ser pior.

É o que dá reger-se pela 'teoria da compensação' que na realidade não existe. Mas vá. Como o inverno e a primavera foram secas vais ter um verão com 200 ou 300 milímetros :lmao:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joralentejano


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
É o que dá reger-se pela 'teoria da compensação' que na realidade não existe. Mas vá. Como o inverno e a primavera foram secas vais ter um verão com 200 ou 300 milímetros :lmao:
Não! Que eu me lembre, nos anos em que os invernos foram secos, as primaveras sempre foram um pouco mais animadas do que esta, já nem nesta altura o AA nos deixa. Sim, até porque os meses de verão por cá são chuvosos para dizer isso. Estava a falar de meses em que é normal chover, dizer que o verão poderia vir a compensar era completamente absurdo. E sim, percebo essa ironia. ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Não! Que eu me lembre, nos anos em que os invernos foram secos, as primaveras sempre foram um pouco mais animadas do que esta, já nem nesta altura o AA nos deixa. Sim, até porque os meses de verão por cá são chuvosos para dizer isso. Estava a falar de meses em que é normal chover, dizer que o verão poderia vir a compensar era completamente absurdo.

Há uns tempos vi na TV uma experiência em que perguntaram qual era a distribuição da precipitação. Foi algo como isto:

CYcON1z.gif


A maior parte das pessoas escolheu (erradamente) o quadro da direita. Os humanos funcionam com padrões porque facilita a compreensão do mundo (e poupa trabalho ao processador central - o cérebro).

Os problemas não se cingem só ao processador. A memória também tem enviesamentos e falhas. Nunca se deve fiar em relatos históricos. Apenas aquilo que se pode provar factualmente e os factos dizem que PT já teve períodos mais secos e mais chuvosos.

ancZiBz.png


oVEVpPv.png


IYU5wER.png


(Usei a Pordata para fins exemplificativos - não tem Portalegre).

A meteorologia não é uniforme. É 'instavelmente estável', o que faz com que a ciência da climate change seja complexa. Que parte dela é devida ao homem? Os crentes e céticos extremam as posições porque é conveniente.

Da mesma maneira que as mega-secas do passado dificilmente serão previstas pelos atuais modelos, os padrões meteorológicos podem colapsar/mudar drasticamente sem grande aviso. É o que chamam de tipping point. Há muitos bitaites mas verdadeiramente ninguém sabe e cada vez que alguém determina uma data está apenas a arriscar a sua reputação.

E sim, percebo essa ironia. ;)
Camarada, pouca paciência tenho eu para insultos pessoais. Eu gosto é de debater :p:cheers:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Há uns tempos vi na TV uma experiência em que perguntaram às pessoas qual era a distribuição da precipitação. Foi algo como isto:

CYcON1z.gif


A maior parte das pessoas escolheu (erradamente) o quadro da direita. Os humanos funcionam com padrões porque facilita a compreensão do mundo (e poupa trabalho ao processador central - o cérebro).

Os problemas não se cingem só ao processador. A RAM também sofre de enviesamentos e de falhas. Nunca se deve fiar em relatos históricos. Apenas aquilo que se pode provar factualmente e os factos dizem que PT já teve períodos mais secos e mais chuvosos.

ancZiBz.png


oVEVpPv.png


IYU5wER.png


(Usei a Pordata para fins exemplificativos - não tem Portalegre).

A meteorologia não é uniforme. É 'instavelmente estável', o que faz com que a ciência da climate change seja complexa. Que parte dela é devida ao homem? Os crentes e céticos extremam as posições porque é conveniente.

Da mesma maneira que as mega-secas do passado dificilmente serão previstas pelos atuais modelos, os padrões meteorológicos podem colapsar/mudar drasticamente sem grande aviso. É o que chamam de tipping point. Há muitos bitaites mas verdadeiramente ninguém sabe e cada vez que alguém determina uma data está apenas a arriscar a sua reputação.
Tens muitos mais conhecimentos do que eu e não sei o que dizer acerca disto tudo :p O último gráfico mostra claramente que Portugal, tanto pode ter invernos secos como chuvosos, mas sempre foi assim! Mas a partir de 2012, +/-, houve uma clara diminuição da frequência dos anos em que chegava aos 1000mm anuais. O clima está a mudar e disso não há dúvidas, os extremos vão sendo cada vez mais frequentes e em poucos dias as médias (precipitação) são atingidas, o que ilude bastante.
Camarada, pouca paciência tenho eu para insultos pessoais. Eu gosto é de debater :p:cheers:
É como eu! :)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas a partir de 2012, +/-, houve uma clara diminuição da frequência dos anos em que chegava aos 1000mm anuais. O clima está a mudar e disso não há dúvidas, os extremos vão sendo cada vez mais frequentes e em poucos dias as médias (precipitação) são atingidas, o que ilude bastante.

Então e de 1980 a 1988, foram 8 anos abaixo dos 1000mm, por exemplo.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Aprendi uma coisa com as pessoas mais velhas que quase sempre bate certo. O tempo que fizer na lua nova é o tempo que faz nos próximos tempos. Dia 28 de Março foi lua nova e o tempo foi seco tal como tem estado a ser. No dia 26 será a próxima e a pouca instabilidade que se previa nesse dia já desapareceu, caso não haja mudança nesse dia, Maio não vai ser melhor e aliás as previsões sazonais desse mês indicam que será mais um mês abaixo da média. Os agricultores que se preparem porque a coisa está preta. :nugget:

Não acredites nisso da Lua... Não tem qualquer rigor cientifico. ;)

Muitas pessoas acreditam nisso da Lua e do clima, mas não há qualquer mecanismo associado, pelo menos que tenha sido provado. ;)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Céu muito nublado por nuvens altas, o termómetro marca 22.7ºc, lestada morna.
O mês segue com 0mm e dificilmente isto mudará para os próximos dias...
Ontem andei lá na minha arrecadação e encontrei o meu guarda-chuva cheio de pó fui tentá-lo abrir e não quis abrir:lol:, é do muito uso que tem tido:p:lol:
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Então e de 1980 a 1988, foram 8 anos abaixo dos 1000mm, por exemplo.
Neste momento estou mais preocupado com o facto de não chover em condições para combater a seca do que com as médias.
______

Não acredites nisso da Lua... Não tem qualquer rigor cientifico. ;)

Muitas pessoas acreditam nisso da Lua e do clima, mas não há qualquer mecanismo associado, pelo menos que tenha sido provado. ;)
Muitas pessoas mais velhas acreditam e regulam-se por isso. E eu acredito porque muitas vezes, não digo todas mas grande parte, é sempre bastante certo. A lua tem bastante efeito em muitas coisas do nosso planeta.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por aqui o dia segue muito nublado e abafado. De manhã houve bastante vento mas agora acalmou.
Tatual: 30,3ºC :calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Típico céu de trovoada, já caíram uns pingos.
Vão aparecendo algumas formações:
cPhELci.jpg

Tímido arco-íris:
gd0gIWu.jpg

__________
Máx: 30,9ºC
Min: 11,1ºC

Agora estão 28,7ºC
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas,
Já voltei das férias
Por vendas novas céu com muitas nuvens
Temp.máxima de 28°C
Temp.mínima de 14°C
Temp.atual de 25°C

Vi à pouco os modelos e começo ficar preocupado, não há sinais de chuva, nem mesmo para norte e centro

Enviado do meu PULP através de Tapatalk