Seguimento Açores e Madeira - Abril 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
À medida que a depressão se desloca para leste a Madeira terá uns dias propícios a chuva convectiva. Possivelmente terão mais raios do que os Açores :rolleyes: Amanhã escrevo mais sobre isso.

A frente - a oeste da Madeira - deverá chegar ao arquipélago amanhã.

vwDW0KW.png


Provavelmente o IPMA irá emitir um aviso amarelo para a costa. O mais significativo ficará - como habitualmente - para as montanhas. O CAPE frontal é baixo e a frente não tem muita intensidade. Na costa é possível chuva moderada a forte mas tenho muitas dúvidas acerca da ocorrência de trovoada. Por outras palavras, a frente poderá conter alguma convecção mas acho que a precipitação predominante será estratiforme.

Depois da frente passar, o regime será muito semelhante ao que se viu a sul dos Açores. Convecção tendencialmente dispersa mas podendo ser concentrada dependendo das circunstâncias. Poderão haver células com desenvolvimento rápido com capacidade para gerar chuva forte a muito forte acompanhada por trovoada. As células terão tendencialmente curta duração. O perfil da HR muda bastante. Este regime deverá durar entre 4ª e 6ª.

A previsão relativa ao ambiente pós-frontal é ainda preliminar mas as subsequentes não devem ser muito diferentes. Ainda assim é sempre prudente esperar por novas atualizações. Como tal, notificações para tempo severo têm que esperar. As condições para o surgimento de trombas d'água na Madeira aparentam ser mais favoráveis do que nos Açores. Ao menos o CAPE está por cima das ilhas e há mais convergência.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Provavelmente o IPMA irá emitir um aviso amarelo para a costa.

Acrescento que a cor do aviso dependerá dos modelos do IPMA. Eu vejo os perfis verticais do GFS e do WRF e são diferentes. O GFS dá uma atmosfera muito mais saturada predispondo isto a muito mais chuva na costa sul da Madeira (seria mais certo se a frente tivesse mais intensidade).

É esperar para ver que cenários dantescos trará o AROME 12z. O AROME 00z não indica nada de especial mas por exemplo hoje de madrugada indicava um acumulado que rebentava a escala :lmao:

ZuA2uDU.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Parece-me que amanhã será um dia favorável à ocorrência de trombas d'água na Madeira (e arredores). A convecção poderá ser localizada e com um desenvolvimento muito rápido.

5ª feira também tem algumas condições mas as ilhas estarão dentro do núcleo depressionário que tem menos convergência e HR em altitude. No caso de surgir alguma célula, os referidos funis também podem aparecer.

Finalizo com o aviso habitual: Trombas d'água são fenómenos exóticos e de difícil previsão no território português. Paralelamente, podem ocorrer e não ser observadas. É um passatempo de um amador (eu) :D

Votos de um bom acompanhamento do evento aos indígenas do arquipélago da Madeira :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
tempresult_zot0.gif


Chuva a potes. Aviso aqui -> https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPZHB3eVJkY2JBSmRCZEQ4dlJXY05YY3FBOHJ3/view

O AROME também sugere chuva forte para o GO. O CAPE não vai estar muito elevado mas por vezes a atmosfera está muito saturada. Efeitos locais podem provocar acumulados interessantes.

No caso da Madeira surgiu um foco convectivo muito interessante a oeste. No MPE da Eumetsat até surge um ponto vermelho. Atividade elétrica muito localizada.

O foco convectivo surgiu quase no limbo entre o ambiente frontal e o pós-frontal. Bom para os mirones que habitam na costa noroeste. Melhor ainda para a malta que não leva com o dilúvio em cima. Felizmente o AROME errou :D

vhaTexh.gif


A frente já passou trazendo alguma chuva. Assumo que o aviso laranja diga respeito a células como a que abordei anteriormente.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Olhando para os dados de precipitação do IPMA tem chovido muito na madeira, por exemplo:
- Funchal 46,7mm em apenas 3 horas, sendo que na última hora 24.1mm!
- E na estação da Madeira Areeiro 92,9mm nas últimas 6 horas!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Hawk

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
O GFS pode não ser o melhor modelo para este tipo de evento na Madeira, de qualquer forma na última run agravou consideravelmente a precipitação sendo que dá acumulados de mais de 100 mm para algumas zonas da costa sul durantw o dia de amanhã.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Célula aparentemente bem potente a crescer a sul da Madeira. Espero que não venha a causar problemas...
Não é a melhor imagem de satélite mas não consigo ter acesso a imagens com que se veja bem e mais ampliado.

4frYj6N.png
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
  • Gosto
Reactions: Wessel1985