Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Em análise aos modelos, parece que vamos ter chuva na primeira quinzena de maio.
Finalmente alguma chuva para minimizar a seca existente.

Acima das 240h o GFS passa de instabilidade para temperaturas acima dos 35 graus no sul. Ainda bem que é uma previsão muito incerta...
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Em análise aos modelos, parece que vamos ter chuva na primeira quinzena de maio.
Finalmente alguma chuva para minimizar a seca existente.

Acima das 240h o GFS passa de instabilidade para temperaturas acima dos 35 graus no sul. Ainda bem que é uma previsão muito incerta...


Esses 35 graus não vão ser registados pois eu acho que a segunda quinzena de maio será parecida como a primeira quinzena com tempo alternado entre instabilidade e calor .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-05-05 17:25:00 e 2017-05-14 23:59:00

Assunto: Previsão Especial Fátima (de 10/05/2017 a 14/05/2017)

A situação sinóptica mais provável para o período compreendido entre os dias 10 e 14 de maio será uma região depressionária, com o seu centro no Atlântico aproximadamente a norte do arquipélago dos Açores, podendo ter sistemas frontais associados.

Assim, o estado do tempo mais provável será de ocorrência de precipitação durante todo o período, em todo o território e, em particular, em Fátima. A incerteza associada à localização da depressão faz variar a probabilidade de ocorrência de precipitação entre 40 e 75%.

Tendo em conta também a situação sinóptica, o vento deverá soprar do quadrante oeste.

Para Fátima, a temperatura máxima do ar deverá variar entre 18 e 21ºC e a temperatura mínima do ar deverá variar entre 7 e 10ºC.


Data de edição: 2017-05-05 17:25:27

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Quando o papa vier vai levar uma bela molha talvez também haja trovoadas . Dia 12 de maio está previsto muita chuva e trovoada mas tenho mais expectativas para o dia 11 de maio com o cape bom todo o dia perfeito para trovoadas.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Cada vez menos chuva prevista para esta semana e depois mais calor...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para além do modelo da Panasonic, sobre o qual não há novas notícias e muito dificilmente será de acesso gratuito, pessoalmente teria grande interesse em ter acesso ao COSMO, modelo mais utilizado - e conhecido - na Europa central e de leste (tem semelhanças com o ICON alemão que publico periodicamente).

Porque é que fiz esta longa introdução? Porque os russos têm uma previsão sazonal excelente p'ra mim, claro (nota que desconheço a eficácia das previsões):

3LM2A8A.gif

Irá isto acontecer? Só se houver mais um El Niño a esteróides :lmao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Numa nota mais séria, as diferenças são abismais:

pZfULp9.png

YAfHTzz.png


Quanto às queixas da indiferença perante a seca, estou dividido. Percebo a indignação mas acho que é realista afirmar que as pessoas não se importam muito com eventos que ocorrem a grande distância.

Há as discussões entre a chuva que cai no norte vs sul. Mas vou mais além. Se eu me vier queixar - como já fiz - que a minha terra está seca a preocupação da malta do norte, centro e sul não será muita e acho isso perfeitamente normal nem vou exigir mais 'solidariedade'.

O tempo seco que a malta daqui se queixa é o paraíso para os turistas e para toda a malta que não depende diretamente da precipitação (a maioria da população tuga). Tudo é relativo como também é a indignação. Mandar insultos porque trivializo os 'problemas' dos outros é compreensível daí que não fique incomodado. Contudo, chamo a atenção para o conteúdo das intervenções já que nem todas são iguais. Generaliza-se muita coisa, algo que também não é muito construtivo.

Finalizo, chamando a atenção para a pouca importância da minimização da seca feita pelos comuns cidadãos. Do que sei, não têm grande influência na determinação do estado do tempo.

Pronto, foi esta a apresentação mais objetiva da questão que consegui neste momento.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.