Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Boas.
Alguém sabe onde se pode encontrar dados da albufeira da barragem da Aguieira?
Muito sinceramente não percebo que raio de gestão de águas é feito naquela barragem. Durante todo o inverno o nível de água praticamente não mexeu e manteve sempre um nível anormalmente baixo.
Se o resto da primavera for seco poderá estar alí uma situação muito complicada.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas.
Alguém sabe onde se pode encontrar dados da albufeira da barragem da Aguieira?
Muito sinceramente não percebo que raio de gestão de águas é feito naquela barragem. Durante todo o inverno o nível de água praticamente não mexeu e manteve sempre um nível anormalmente baixo.
Se o resto da primavera for seco poderá estar alí uma situação muito complicada.
Segundo os dados do SNIRH parece não estar num nível tão baixo:
2iztCgr.png

Mas é estranho, o gráfico mostra 80% de armazenamento em dezembro, mas em janeiro já estava abaixo dos 70% :huh: e em Março voltou para cima dos 80%. Não sei como é essa barragem, nem para que serve, mas é estranho descer e subir o nível tão repentinamente.
http://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3&salbufeirasimbolo=11H/01A
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Segundo os dados do SNIRH parece não estar num nível tão baixo:
2iztCgr.png

Mas é estranho, o gráfico mostra 80% de armazenamento em dezembro, mas em janeiro já estava abaixo dos 70% :huh: e em Março voltou para cima dos 80%. Não sei como é essa barragem, nem para que serve, mas é estranho descer e subir o nível tão repentinamente.
http://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3&salbufeirasimbolo=11H/01A
Por acaso pelo gráfico dá para ver que aconteceu o mesmo o ano passado.
 
  • Gosto
Reactions: dahon

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Passo lá prácticamente todas as semanas e o nivel parece igual a Janeiro e Fevereiro. Estranho.

A barragem serve para produção de energia eléctrica e regulação do caudal. Mas a gestão desta barragem sempre me intrigou bastante porque tem algumas nuances que outras não tem.
Uma delas é estar equipada com grupos reversíveis, ou seja consegue bombear água de jusante para montante da barragem a outra é haver um túnel de 8km que liga a albufeira da Barragem das Fronhas (Rio Alva) à albufeira da Aguieira.
Contudo acho que nada disto justifica o facto de neste momento não estar com maior armazenamento.

Edit:

Dados da REN do dia de ontem.
I1kn2sU.png
 
Última edição:

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Sim.
Tal como Foz Tua e baixo sabor.
Sendo a tomada de água muito alta o volume útil diminui.
Neste caso a barragem tem 3/4 de capacidade util

Obrigado. Já aprendi mais alguma coisa hoje. Já agora o nivel de pleno armazenamento não são os 117m(wikipédia) mas sim 124,7m.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Passo lá prácticamente todas as semanas e o nivel parece igual a Janeiro e Fevereiro. Estranho.

A barragem serve para produção de energia eléctrica e regulação do caudal. Mas a gestão desta barragem sempre me intrigou bastante porque tem algumas nuances que outras não tem.
Uma delas é estar equipada com grupos reversíveis, ou seja consegue bombear água de jusante para montante da barragem a outra é haver um túnel de 8km que liga a albufeira da Barragem das Fronhas (Rio Alva) à albufeira da Aguieira.
Contudo acho que nada disto justifica o facto de neste momento não estar com maior armazenamento.

Uma das razões para existir a barragem da Aguieira é a de controle/defesa de cheias. Essa missão da barragem foi fortemente criticada o ano passado com as repetidas cheias de Coimbra.
Foram feitas uma série de acusações à gestão da barragem, por dar primazia à produção eléctrica ao invés de defesa da cidade, ou seja, a albufeira devia estar sempre preparada para colmatar as subidas repentinas do Mondego sem prejuízo da cidade.

Se olharmos para o gráfico de armazenamento médio, claramente se percebe que a albufeira passa o inverno todo a meio gás (para ter capacidade de encaixe numa eventual cheia do Mondego) e só a partir de Abril é que enche em pleno para a irrigação das culturas nos meses secos.

A questão central é: até que cota deve descer a albufeira no inverno, e quando é que se fecham as comportas para a barragem encher na primavera?!

Foram muitas as vozes, o ano passado, que defenderam que a albufeira não devia de passar de meio o inverno inteiro.
Claro que depois se a Primavera for seca e o verão quente e prolongado, não se consegue encher a albufeira, e outras vozes se levantarão contra a gestão da barragem. :p
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Mais cedo eu falasse mais depressa a situação se alterava. Ao passar esta manhã pelo ip3 pude ver que o nível da albufeira subiu bastante esta semana. Agora sim diria que está nos 80% ou até um pouco acima. Assim sendo penso que se confirma a estratégia referida pelo André.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
É engraçado ver a evolução da opinião das pessoais que realmente lidam com os impactos da barragem. Já o senhor da quercus ...
Muito sinceramente eu acho que a quercus tem um papel muito importante na sociedade portuguesa um dos exemplo mais recentes tem sido a sensibilização da população para as licenças de perfuração e exploração de petroleo e gás na nossa costa.
Agora o ódio de estimação ás barragens nunca hei-de perceber.
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Rio Lena neste estado de seca...



3e5c9b2c2f6ad6ce6808d3efd2b17516.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3