Seguimento Litoral Centro - Junho 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
litoral.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Por cá mantem-se o cenário dos ultimos dias, nortada bem forte durante a tarde, por vezes prolonga-se pela madrugada dentro.
Ontem as 20:15, capacete.

image post

A sinaletica na A16 nas traseiras de casa tem estado assim, mas ontem ao final do dia, fazia todo sentido, grandes rajadas embatia com força no carro. Este troço entre a saida para o Hospital e o Autodromo do Estoril é muito agressivo.
Ontem a estação de referencia registou uma rajada de 59 km/h o que é para rir tendo em conta o vento que fazia por aqui,cada vez tenho menos duvidas que aquela diferença entre os dois pontos em determinados dias ainda é consideravel.

image upload with preview

Tenho tido muito mais vento do que a descritiva do IPMA aponta ou mesmo os modelos, pelo menos em rajada, não tenho duvidas disso.Estou curioso para ver amanha ao final do dia e madrugada de Domingo, será o pico do vento.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,213
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vento muito forte neste final de tarde aqui no Casal da Serra, zona alta da Póvoa de S.Iria. As árvores dobram-se significativamente. Ontem já tinha começado mas hoje intensificou-se. Bastante mau para a nidificação nas árvores, já recolhi filhotes de pássaros que terão caído dos ninhos :(

Ontem as 20:15, capacete.
boas fotos :thumbsup:

Entretanto a propósito do capacete na Serra de Sintra, compare-se com o aspecto deste anteontem, dia 31, visto da Praia da Rainha: notava-se uma neblina espessa sobre a zona a sul da serra até ao litoral da linha de Cascais, e por trás o capacete propriamente dito, mas tudo com uma visibilidade muito difusa. Na dita praia o vento ainda não era significativo, foi temporariamente moderado de NNW mas sem incomodar.

h9lstVy.jpg

(*)

xLmf45i.jpg

(*)

Off-topic: ainda a curiosidade do capacete rasteiro na serra, no passado dia 26, escorria pelos vales deixava os cimos ocidentais descobertos; cobriu por momentos os cimos orientais, na zona da Cruz Alta:

qlwV4bc.jpg

(*)

6PsOtar.jpg


(*) fotos de Cristina Bastos
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Forte nortada, ja com rajadas violentas.
Vai começar o jogo da seleção, no estadio do Estoril, vale da amoreira aqui ao lado.
Aquele vale é um corredor brutal de vento.
Ca em cima consegue ser pior.
Os pontapés de baliza contra nortada vão dar graça.

Edit: Um dos jornalistas a queixar se que o vento não pára. :lol: bem pode esperar sentado, a tendência é ficar cada vez mais forte.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Continua o tempo típico de nortada, máximas baixas, mínimas amenas mas a sensação térmica é horrível. Auriol marca 15ºC neste momento.
Geofísico teve rajada máxima de 72,7 km/h ontem, bom valor. Na minha zona não deve ter passado dos 50 km/h.

Na quarta-feira já devemos ter um disparo nos termómetros, 33ºC, também já estamos habituados...

Tirei uma foto do nosso satélite natural, sempre presente mas sempre ignorado, em fase crescente gibosa:

BosJuM9.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Ontem ao final do dia a nortada chegou a ser mesmo violenta em Alcabideche, infelizmente a pessima cobertura em termos de vento não dá para ter dados precisos.Foi daqueles finais de tarde que pensava ai se tivesse uma estação no telhado, se ao nivel do solo estava aquele pandemónio...
Acredito em Rajadas de 85/90 km/h foram registadas sem grande problema.
Fui espreitar o site dos bombeiros de Alcabideche, aqui estão as primeira 3 ocorrências relativas a nortadas agressiva de ontem.

gif hosting

A estação de referência registou ontem uma rajada máxima de 79 km/h e uma velocidade máxima de vento de 42 km/h.

Hoje vai continuar o vento muito forte.
 
Última edição: