Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Se isto continuar assim, secalhar vou bater os recordes de temperatura de Junho ! :calor::sweat:

Recordes absolutos não me parece que seja fácil.
Até ao "fatídico" Agosto de 2003, e durante muitos anos, os recordes absolutos anuais de temperatura máxima em muitas estações do continente eram precisamente de um dia no mês de Junho. Penso que de 1981.
 


Minhometeo

Cirrus
Registo
23 Mai 2017
Mensagens
49
Local
Viana do Castelo
Para quem acha que so ha ondas de calor e recordes de temperaturas maximas nos ultimos 5/10 anos ,recordo a grande onda de calor de junho de 1981( ja se passaram quase 40 anos) , onde aqui em Viana do Castelo a temperatura chegou quase aos 39 graus e ,se nao estou em erro, a temperatura maxima foi superior a 30 graus durante mais de 20 dias consecutivos ( um record absoluto ate aos dias de hoje e ainda nao batido ) .

Este ano tambem tivemos recordes de temperaturas minimas muito baixas no inverno ( minimos historicos absolutos em muitos locais ) , e bom recordar .


Em relacao a propalada onda de calor que se fala ,aqui no Norte nao vejo nada de extraordinario . Temperaturas a rondar os 30 graus ou nem tanto e com oscilacoes e nortada no Litoral nao me parece nenhuma anormalidade para a epoca nem provocado pelo aquecimento global .

Mas e possivel que em alguns locais do sul ( habituais) ,a temperatura suba imenso.
 
Última edição:
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Para quem acha que so ha ondas de calor e recordes de temperaturas maximas nos ultimos 5/10 anos ,recordo a grande onda de calor de junho de 1981( ja se passaram quase 40 anos) , onde aqui em Viana do Castelo a temperatura chegou quase aos 39 graus e ,se nao estou em erro, a temperatura maxima foi superior a 30 graus durante mais de 20 dias consecutivos ( um record absoluto ate aos dias de hoje e ainda nao batido ) .

Este ano tambem tivemos recordes de temperaturas minimas muito baixas no inverno ( minimos historicos absolutos em muitos locais ) , e bom recordar .


Em relacao a propalada onda de calor que se fala ,aqui no Norte nao vejo nada de extraordinario . Temperaturas a rondar os 30 graus ou nem tanto e com oscilacoes e nortada no Litoral nao me parece nenhuma anormalidade para a epoca nem provocado pelo aquecimento global .

Mas e possivel que em alguns locais do sul ( habituais) ,a temperatura suba imenso.

A onda de calor de junho de 1981 foi muito forte recordo me que aqui em lisboa cheguei por volta dos 42 graus !
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Aqui no Litoral não será nada de extraordinário ( calor sim mas com máximas a rondar os 30 ºc ou ligeiramente superiores) , uma vez que não existe uma lestada bem marcada e que possa entrar pela tarde dentro, por isso a brisa marítima deverá controlar o aparecimento de temperaturas mais extremas. Já no interior, e em especial nos locais habituais, deverá fazer bastante calor, com máximas de 40 ºc ou um pouco acima. :calor:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Menos quente esta última saída do GFS ( pelo menos não prolonga tanto o calor) , até lá muita coisa muda, oxalá retire o calor :calor:

Tudo vai depender da posição da depressão.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,613
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Desde 1931 que no mês de Agosto não aquecia tanto em Portugal
Por
Lusa
-
4 Setembro, 2016

382709713a800e7d19dfb35a96f5d577-783x450.jpg

O passado mês de agosto foi o que registou a temperatura máxima mais elevada desde 1931, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com os termómetros a atingirem 44ºC nalgumas regiões do centro do país.


“Em relação à temperatura média foi o 5º mês de agosto mais quente, atrás de 2003, 1949, 2010 e 2005. O valor da temperatura mínima esteve ligeiramente acima do normal, 19ª posição nos 86 anos considerados”, acrescenta a nota publicada no portal do IPMA.

Na mesma nota o instituto refere que em agosto “a temperatura média do ar, 24,2°C foi 2°C acima do valor normal 1971-2000”.

“A temperatura máxima de 32,2°C foi superior em 3,4°C e a temperatura mínima de 16,1°C correspondeu a uma anomalia positiva de 0,6°C”, acrescenta, referindo-se aos valores médios registados.

Segundo os dados estatísticos do instituto meteorológico nacional, este verão (contabilizando os meses de junho, julho e agosto) registou o valor médio da temperatura máxima mais elevado desde 1931: “30,6°C, + 2,9°C acima do valor médio”.

Foi também o segundo verão mais quente dos últimos 86 anos, só superado pelo estio de 2005. O último mês de agosto registou uma temperatura média de 23°C, cerca de 1,8°C acima do valor médio.

Ainda segundo o IPMA, seis dos 10 verões mais quentes desde 1931 ocorreram depois do ano 2000, tendo o de 2005 sido o mais quente em 86 anos.

“Os meses de julho e agosto de 2016 igualaram o valor mais alto de temperatura máxima mensal de agosto de 2003 (32.,2°C), sendo os únicos três meses cujos valores estão acima de 32°C”, lê-se na nota do IPMA.

No que diz respeito a precipitação, este foi o verão mais seco desde 1931, sendo apenas superado pelos anos de 1938, 1965, 1996 e 2005.

“Os valores da quantidade de precipitação ocorridos nos meses de junho a agosto, cerca de 20 mm, correspondem a cerca de 30% do valor médio”, precisou o IPMA.
https://zap.aeiou.pt/desde-1931-que-o-mes-de-agosto-em-portugal-nao-ficava-tao-quente-128288
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Se for, como no ano passado, será excelente para o Algarve, com a água quentinha do mar. :D Eu, por mim, gosto mais de um Verão com lestada sempre ameniza as temperaturas, por aqui, já a nortada eu dispenso ela, para ter temperaturas de 30ªC à meia-noite, não obrigado. :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Até dói olhar para isto :sweat:
YEZwV7N.png

O ECM insiste neste cenário e nos últimos dias tem aumentado o calor. O GFS tão depressa prevê temperaturas a rondar ou acima dos 40ºC a partir de segunda, como prevê temperaturas mais "suaves" e alguma instabilidade...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia! Quem é que quer imigrar para o Sahara?!... :nono:

uhLTQvt.gif


efaZ22A.gif
Nem no norte de Marrocos se prevêem temperaturas tão elevadas. :lol: é incrível como o GFS aposta sempre no mesmo sítio, o vale do sado...
Entretanto essas temperaturas acima dos 40°C acabam sempre por desaparecer, mas a partir desta semana vai começar a acontecer o mesmo do ano passado, dias e dias com temperaturas acima dos 35°C. :wacko:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
E à medida que os dias passam... :sweat:
PNtfgVR.png

Não querendo embarcar naquela meteopatia ciclotímica portuguesa - aquela que dá a impressão de sermos dos animais mais inadaptados ao meio em todo o planeta - convenhamos que, à medida que os modelos vão convergindo e os produtos vão sendo publicados, as previsões são absolutamente catastróficas para esta zona do país, considerando um inverno seco e uma primavera com sucessivas anomalias térmicas consideráveis.
Não poderia estar mais de acordo, se isto for assim o verão todo, meu deus. :maluco:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS é um exagerado por vezes, essas temperaturas de 46 ºc no Vale do Sado ( também não percebo porque insiste tanto naquela zona) são completamente despropositadas, ainda estou para ver quando colocam 50 ºc nesse local..:D

O ECMWF parece-me mais razoável, e não tão extremo, virá calor sim, algumas zonas do interior, nomeadamente Centro/Sul, e até locais do interior Norte, como Pinhão, Mirandela, podem muito bem atingir os 40 ºc ou até ligeiramente acima. :calor:

Tenho pena de não existirem estações na zona do vale da Vilariça em Trás -os- Montes, ou no vale do Sabor junto à antiga ponte de Remondes, pois esses locais são autênticas fornalhas..:calor: Facilmente se atingem e ultrapassam os 40 ºc :calor:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
E à medida que os dias passam... :sweat:
Não poderia estar mais de acordo, se isto for assim o verão todo, meu deus. :maluco:

Esperemos que não, seria parecido com o Verão anterior e iria culminar em fogos catastróficos lá para Agosto e Setembro. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.