Seguimento Açores e Madeira - Junho 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
ilhas.gif




Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Cá vão uns bitaites...

rldKHpK.png


A oeste dos Açores é possível ver a próxima frente que vai afetar o arquipélago, sendo que esta deve chegar ao G. Oc. lá para o final do dia de amanhã. Tem um mau aspeto e vai enfraquecendo gradualmente no seu percurso para este. Devido à intensidade dos ventos previstos e à AP a rondar os 40 mms é possível que o IPMA emita um aviso amarelo para chuva para as Flores e o Corvo (e eventualmente para o GC). Ainda assim, e como o output indica, não deverá haver muita precipitação).

Lá para o final da semana ocorrerá o main event. Contrariamente às minhas expectativas, a AP da pluma continua brutalmente elevada (a rondar os 50 mms):

T9KeJL3.png


Com o ponto de orvalho a rondar os 19/20º e a elevada saturação do ar a 925 hPa há condições favoráveis à ocorrência de chuva intensa. O output do GFS (operacional - o paralelo difere) mete a chuva mais intensa no GC mas isto poderá mudar ligeiramente. Neste momento a frente é moderada a forte, havendo também gradientes térmicos muito interessantes. A abrangência da chuva forte não é muito grande no output porque os ventos mais fortes vão-se estreitando. O aparecimento de uma pequena depressão à superfície poderá causar instabilidade localmente mais intensa. O jet, por agora, é pós-frontal.

Em suma, o evento do final da semana tem uma elevada probabilidade de chuva estratiforme e orográfica intensa. Excluindo isto, não parece haver condições favoráveis a fenómenos severos. Acrescento que o tefigrama para a Horta é uma pérola. Haja nevoeiro :p

biNa5OKl.png
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
O GFS tem progressivamente cortado na precipitação. A frente em si continua moderada a forte mas infelizmente a humidade em altitude reduz-se dramaticamente ao longo do tempo.

tempresult_pqq4.gif
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
Parece que o GFS aumentou a precipitação novamente.
Para os meus lados!! Cerca de 63mm na sexta-feira previstos pelo programa da minha estação...(GFS) se não me engano

921b97d2d39bb27e13babb41734b0247.png


12541810ef172b1adf7b44ee280dc963.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
JeHdxWP.jpg


A parte principal da pluma tropical está quase a chegar às Flores e ao Corvo. Alguns modelos continuam a modelar menos chuva do que há alguns dias atrás.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
E, no fim, a frente acabou por desiludir. O ar seco ao longo da atmosfera foi superior ao previsto (inferência mediante o tefigrama das Lajes). Há nevoeiro em algumas (zonas das) ilhas. Em S. Miguel estão a ocorrer rajadas fortes na Algarvia e na Lagoa do Fogo. Em PDL tudo calmo.

Termino com a depressão a norte dos Açores que às 12h UTC tinha uma PC de 968 hPa (NOAA).

3RnQBiM.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
A estação de PDL (Observatório) dá, às 15h, 22º e 75% de HR. Sensação térmica -> 27º :hehe:

42frEiQ.png


A oeste dos Açores é possível ver a frente que deverá atravessar o arquipélago no fim-de-semana. Não há muita chuva prevista mas deverá trazer ar mais fresquinho.

bbXLl1z.gif


Entretanto, o ponto de orvalho estará nos 18/20º :hehe:

9SYqKJ0.png


Quanto à Madeira, o ar mais quente que afeta o continente passa ao lado do arquipélago mas o Verão promete ser longo.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Olhando na diagonal para o GFS a 72h, está modelada uma ULL (depressão em altitude) e à superfície uma mistela de pequenos núcleos anticiclónicos e depressionários.

gfs-13-72_srg3.png


Em teoria poderia haver alguma trovoada isolada (tefrigrama de PDL)...

jS0nXkDl.png


... mas tendo em conta o reduzido CAPE e o pouco lift (nem a insolação ajuda) duvido que isso se venha a suceder. Muito provavelmente o tempo será de alguma nebulosidade e eventualmente aguaceiros para os Grs. Central e Oriental.

Entretanto, e como escrevi antes, os Grs. Ocidental e Central vão tendo um Junho mais suave.

Z6Nkz0Hl.jpg
 
Última edição: