Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O gfs está insiste muito no calor a partir de dia 16 , desde o ano passado que nós temos eventos extremos de temperatura , no inverno em janeiro tivemos um evento extremo de frio que até nevou no Algarve , no verão temos tido eventos bem quentes sempre com temperaturas acima dos 40 graus em muitas localidades . Vamos torrar ! :calor::sweat: :cool:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
O ecm também está a carregar no calor com iso de 25 no sul , com estas isos as temperaturas ultrapassam os 40 graus , eu devo chegar aos 38/39 graus este mês , isto vai ser uma grande onda de calor , vamos todos para a praia para fugir ao calor tórrido ! :calor::sweat::cool:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O Forno de Mirandela vai trabalhar bem, deverá ser a zona, ou das zonas mais quentes de Portugal durante o evento de calor que está previsto :calor:

MIRANDELA.jpg
 

Minhometeo

Cirrus
Registo
23 Mai 2017
Mensagens
49
Local
Viana do Castelo
Parece vir uma onda de calor muito potente para a epoca do ano e generalizada . A comecar ainda na primeira metade de junho . Espero que nao siga as pisadas de 2013 ,com a escaldante onda de calor ( e com incendios por toda a parte ) que durou de 23 de junho ate meados de julho .

E vamos a caminho do terceiro verao seguido quente e seco . As correntes de Leste ditam as suas leis .
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Várias notas:

- Com as devidas ressalvas uma vez que é de modelos que falamos, poderemos como têm dito e bem, uns dias bem quentes.
- Podendo vir a ser um evento extremo não é contudo totalmente incomum para um mês de Junho. Ter em atenção que valores extremos previstos por exemplo pelo GFS costumam atenuar bastante quer na previsão a curto prazo quer na altura dos eventos. Há claro as excepções locais. Falou-se de Mirandela, é um desses locais.
- Parece-me cedo para falar em onda de calor. Pode vir a acontecer (estamos na altura em que elas têm tendência a acontecer), mas não há nada que garanta que os critérios de onda de calor se mantenha por 6 dias consecutivos.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Forte corrente de leste com rajadas até 70km/h

186-289SP.GIF


E temperaturas a ultrapassar facilmente os 40º principalmente no interior Centro e Sul, que vai ser afetada pelas isos mais altas (Iso 26ºC)

gfs-1-180.png


Apesar do norte ser afetado por isos mais baixas, devido à forte corrente de leste acredito que o litoral possa atingir ou ultrapassar até os 35ºC

204-582SP.GIF
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A insistencia que o GFS faz naquela zona dos 44ºC/45ºC, não é nova, embora exagerado, sei por experiência pessoal que é uma zona de um calor brutal.
A zona fica então compreendida entre Alcácer do Sal e Torrão, mas Torrão é sem dúvida mais quente.
Quando era miúdo, no verão, deslocava-me muito a barragem do Vale do Gaio precisamente junto ao Torrão, para pescar.
Era um calor agoniante,isso ficou sempre na minha memoria, mesmo em tempos que não ligava nada a meteorologia e climatologia.
Existe uma netatmo junto à barragem, mas infelizmente tem os dados de temperatura inflacionados,é uma pena... era preferível a rede wunderground ter menos estações do que ter muitas estações a debitarem porcaria.
https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ITORRO5
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Mirandela com 43 ºc previstos dia 17 :calor:

Se não me engano será a zona, em Portugal, de máximas mais elevadas nestes próximos dias:

mirandela.jpg


Irei estar pelo Nordeste do dia 16 até domingo dia 18, e conto fazer alguns registos de temperatura que publicarei aqui no Fórum caso se justifique.

Uma coisa é certa, vou apanhar bastante calor :calor:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
gfs 41.5ºC em Coruche na segunda, ainda bem que eu vou fugir para a zona de Setúbal :p


Mesmo assim vais ter torradeira em Setúbal ! Quanto ao cenário que está a ser previsto para o final da próxima semana , as temperaturas vão chegar aos 40 graus em muitas localidades , eu devo chegar aos 39 graus ou talvez 40 graus :calor::sweat:.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.