Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Até ver, o próprio GFS já atenuou um pouco as temperaturas para esta semana (como já era de se esperar), a partir de 4ª feira o Litoral não deverá sequer chegar aos 30ºC com a Nortada a fazer a sua aparição e a possibilidade talvez um pouco ténue de alguma instabilidade já a partir da próxima madrugada. Quanto ás zonas do Interior, essas sim vão "suar as estopinhas" .

A partir de 6ª feira o cenário volta a complicar-se com o estabelecimento da Lestada e vários dias com temperaturas igual ou superiores a 40ºC. É uma distância temporal considerável pelo que ainda mudará muita coisa.

Contudo e apesar de todo este calor repentino, continuo a achar que este Verão não vai ser igual ao do ano passado. Aguardemos.

60-778SP.GIF


108-778SP.GIF


arpegesp-11-78-0.png


EKh4u8D.png
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
O gfs ainda carrega mais no calor a cada saída :w00t:
3XUl2p8.png

h1Vn6UU.png

RI5vivm.gif
Acho que nem para os amantes de calor e do verão, estas temperaturas são agradáveis. Nem sei como é que ainda há pessoas que ficam felizes ao ver o clima deste país a tornar-se nesta tristeza mas pronto. Só quem leva com aqueles mais de 40°C é que sabe o quão complicado é. :facepalm: Tudo menos agradável, até mesmo para a saúde de todos nós.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Se se verificarem são temperaturas perigosas e insalubres, e péssimas para incêndios.

Oxalá amenizem bastante :calor:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Acho que nem para os amantes de calor e do verão, estas temperaturas são agradáveis. Nem sei como é que ainda há pessoas que ficam felizes ao ver o clima deste país a tornar-se nesta tristeza mas pronto. Só quem leva com aqueles mais de 40°C é que sabe o quão complicado é. :facepalm: Tudo menos agradável, até mesmo para a saúde de todos nós.
Concordo em absoluto, que benefícios nos trazem temperaturas de 40ºc ou mais graus? só nos trazem problemas como a seca a agravar-se, a saúde das pessoas principalmente as mais velhas e o aumento de incêndios florestais.
Mas pronto, por incrível que pareça há quem goste disto, é porque não sabe o que é trabalhar ao sol com certeza.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Concordo em absoluto, que benefícios nos trazem temperaturas de 40ºc ou mais graus? só nos trazem problemas como a seca a agravar-se, a saúde das pessoas principalmente as mais velhas e o aumento de incêndios florestais.
Mas pronto, por incrível que pareça há quem goste disto, é porque não sabe o que é trabalhar ao sol com certeza.

Não acho justo haver pessoal sempre a desdenhar de quem gosta do calor, até porque o que referes também é válido para as temperaturas baixas extremas que adoramos, causam elevada mortalidade destroem culturas etc. Há quem goste de calor extremo (não é o meu caso), mas gostos não se discutem e neste tópico vale gostar de tudo e expressar esse gosto já que é um tópico livre! :)
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Isto também é válido para as temperaturas baixas extremas que adoramos, causam elevada mortalidade destroem culturas etc. Há quem goste de calor (não é o meu caso, ma gostos não se discutem e neste tópico vale gostar de tudo e expressar esse gosto já que é livre! :)
Sim concordo, isto é válido tanto para o calor como para as temperaturas baixas extremas, se bem que em Portugal não temos muito esse problema, porque somos dos países mas quentes da Europa quer de Verão quer de Inverno.
E eu cá não adoro temperaturas baixas extremas, não me via a viver por exemplo num país nórdico.:)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Sim concordo, isto é válido tanto para o calor como para as temperaturas baixas extremas, se bem que em Portugal não temos muito esse problema, porque somos dos países mas quentes da Europa quer de Verão quer de Inverno.

É verdade, normalmente o que sai da norma é sempre mais prejudicial que benéfico, sendo que nas temperaturas se passa isso mesmo. Uma sucessão de dias com máximas de 40ºC é muito mau em vários campos, como já foi referido (incêndios, saúde publica, secas... etc).
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É verdade, normalmente o que sai da norma é sempre mais prejudicial que benéfico, sendo que nas temperaturas se passa isso mesmo. Uma sucessão de dias com máximas de 40ºC é muito mau em vários campos, como já foi referido (incêndios, saúde publica, secas... etc).
se aqui no Inverno houve--se vários dias seguidos de temperaturas de -10 ou -15ºc, também dizia que não era benéfico, mas isso é praticamente impossível e ainda bem.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Penso que quando falam na Andaluzia se referem concretamente ao record da cidade de Sevilha, que durante uns anos se pensou serem 50 ºc ,esta temperatura até aparecia em alguns livros de Geografia, como sendo a temperatura mais alta alguma vez registada na Europa, contudo este valor nunca foi oficialmente validado.

Segundo a Wikipédia:

O clima em Sevilha é mediterrânico, com influências continentais. A temperatura media anual é de 18,6 °C, o que faz desta cidade uma das mais quentes de Europa. Os invernos são suaves. Janeiro é o mês mais frio, com médias entre 5,2 °C e 15,9 °C e os verões são muito quentes. Julho possui as medias mais altas, entre 19,4 °C e 35,3 °C e todos os anos superam-se os 40° em várias ocasiões. As temperaturas extremas registadas na estação meteorológica do Aeroporto de Sevilha foram de -5,5 °C, em 12 de Fevereiro de 1956 e 46,6 °C, em 23 de Julho de 1995. Há um recorde não homologado pelo Instituto Nacional de Meteorologia que é de 47,2 °C em 1 de Agosto de 2003. As precipitações são de 534 mm por ano, concentradas de Outubro a Abril. Dezembro é o mês mais chuvoso, com 95 mm. Há 52 dias de chuva por ano, 2.898 horas de sol e 4 dias de leve possibilidade de gelo.


Agora a lista das temperaturas mais altas registadas na Europa, ( penso serem valores oficiais e validados, pelo menos o Português é )

Europa:

Grécia 48 °C (118,4 °F) Atenas (Elefsina e Tatoi) , 10 de julho de 1977

Espanha 47,2 °C (116,9 °F) Múrcia 4 de julho de 1994

Portugal 47,4 °C (117,3 °F) Amareleja, Distrito de Beja 1 de agosto de 2003



lista completa em em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_recordes_climáticos
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.