Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
43º na Galiza :D

arpegesp-31-102-0_pfz0.png
 

Minhometeo

Cirrus
Registo
23 Mai 2017
Mensagens
49
Local
Viana do Castelo
O calor que ai vem da a sensacao ,olhando para os modelos , de ser causador de instabilidade para a proxima semana .

Ao contrario do ano passado e de 2015 , que foi um calor no geral quente e seco ,este ano o calor parece ter potencial para gerar alguma instabilidade atmosferica .
A fazer lembrar os anos de boa memoria de 2012 e 2014 .
 

Hitchens

Cirrus
Registo
23 Jul 2016
Mensagens
80
Local
Pavia (187 mts)
Boa tarde.
Não querendo ser desagradável com ninguém, mas - e seguindo eu este fórum há alguns anos - parece-me que o seguimento, salvo raras excepções, se tem vindo a tornar progressivamente num lamento egoico, alarmista, a roçar o histérico, se me permitem. A coisa oscila entre o "passa tudo ao lado, é uma conspiração cósmica" e o "vou morrer frito no próximo sábado mesmo que use boné"; tudo isto acompanhado de uma miríade de pontos de exclamação e um sem número de emojis a reforçar um drama à guiza de "famous last words".
Em tempos idos, aqui falava-se de meteorologia, aprendia-se muito, falava-se com assertividade e ponderação; agora colecionam-se records de miséria pessoal para a troca, como velhinhas que disputam a severidade das suas próprias doenças nas viagens de autocarro.
Vou morder a minha própria cauda e lembrar-vos que quem vive no Alentejo Central não vê chuva desde 3 de março (sendo que em fevereiro também andou por longe) e que desde dia 7 de junho temos tido sempre máximas na casa dos 35ºC, teremos pela frente mais 4 dias consecutivos com temperaturas acima dos 40ºC, e só no dia 22 é que baixaremos dos 37ºC, se tudo correr bem. Quando 90% dos posts de seguimento são sobre os eventuais 40ºC em Lisboa no próximo sábado, e são feitos quase sempre em gritos catastróficos, conseguem perceber o quão difícil é empatizar com os vossos desabafos? Vamos deixar a irrazoabilidade para os media; eles sim precisam de vender o peixe deles.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Boa tarde.
Não querendo ser desagradável com ninguém, mas - e seguindo eu este fórum há alguns anos - parece-me que o seguimento, salvo raras excepções, se tem vindo a tornar progressivamente num lamento egoico, alarmista, a roçar o histérico, se me permitem. A coisa oscila entre o "passa tudo ao lado, é uma conspiração cósmica" e o "vou morrer frito no próximo sábado mesmo que use boné"; tudo isto acompanhado de uma miríade de pontos de exclamação e um sem número de emojis a reforçar um drama à guiza de "famous last words".
Em tempos idos, aqui falava-se de meteorologia, aprendia-se muito, falava-se com assertividade e ponderação; agora colecionam-se records de miséria pessoal para a troca, como velhinhas que disputam a severidade das suas próprias doenças nas viagens de autocarro.
Vou morder a minha própria cauda e lembrar-vos que quem vive no Alentejo Central não vê chuva desde 3 de março (sendo que em fevereiro também andou por longe) e que desde dia 7 de junho temos tido sempre máximas na casa dos 35ºC, teremos pela frente mais 4 dias consecutivos com temperaturas acima dos 40ºC, e só no dia 22 é que baixaremos dos 37ºC, se tudo correr bem. Quando 90% dos posts de seguimento são sobre os eventuais 40ºC em Lisboa no próximo sábado, e são feitos quase sempre em gritos catastróficos, conseguem perceber o quão difícil é empatizar com os vossos desabafos? Vamos deixar a irrazoabilidade para os media; eles sim precisam de vender o peixe deles.

Tu estás no interior é normal que tenhas temperaturas sempre na ordem dos 40 graus ou mais , já estive no interior , e já apanhei temperaturas bem elevadas da ordem dos 43 graus , mas não é todos os anos que lisboa chega aos 40 graus em Junho , era mais fácil se fosse em Julho ou em agosto .
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Tu estás no interior é normal que tenhas temperaturas sempre na ordem dos 40 graus ou mais , já estive no interior , e já apanhei temperaturas bem elevadas da ordem dos 43 graus , mas não é todos os anos que lisboa chega aos 40 graus em Junho , era mais fácil se fosse em Julho ou em agosto .
Então, habituem-se porque cada vez vai sendo mais frequente, o ano passado estive em Lisboa durante aquela onda de calor de setembro e também apanhei 40°C. Pode não ser tão contínuo como no interior como é normal, mas ao longo dos anos vai ser mais frequentes temperaturas desta ordem também aparecerem por aí. Eu vivo no interior e também me queixo das temperaturas que estão previstas e não, nem no interior é normal termos temperaturas como aquelas que estão previstas e muito menos durante 3/4 dias.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Lisboa cada vez é uma cidade mais quente , as temperaturas cada vez são mais extremadas , eu tenho algum receio há algum tempo que Portugal vai levar uma onda de calor como a de 2003 , cada vez vai ser mais frequente estas temperaturas que estão a ser previstas .
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Iniciei a recolha de dados a 1 de Janeiro 2013, e só em Setembro do ano passado ultrapassei os 40°c.
Sem dados não há certezas, mas sinto maior diferença no Inverno do que no Verão. Os invernos parecem-me menos frios, enquanto nos verões pouca diferença noto, ciclicamente ocorrem algums muitos quentes ou com episódios de muito calor, alternando com outros frescos.
Enfim, nada de extraordinário.


Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Hitchens

Cirrus
Registo
23 Jul 2016
Mensagens
80
Local
Pavia (187 mts)
Lisboa cada vez é uma cidade mais quente , as temperaturas cada vez são mais extremadas , eu tenho algum receio há algum tempo que Portugal vai levar uma onda de calor como a de 2003 , cada vez vai ser mais frequente estas temperaturas que estão a ser previstas .
Sr. Trovoada, este post resume na perfeição a minha chamada de atenção, tanto na forma, como no conteúdo: "temo", "suspeito", "desconfio que", "receio", "em princípio". São apenas desabafos baseados em coisíssima nenhuma. Obrigado por ter ilustrado tão rapidamente as minhas impressões.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Sanxito

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Lisboa cada vez é uma cidade mais quente , as temperaturas cada vez são mais extremadas , eu tenho algum receio há algum tempo que Portugal vai levar uma onda de calor como a de 2003 , cada vez vai ser mais frequente estas temperaturas que estão a ser previstas .

No fundo estás a "torcer" para que ocorram essas temperaturas, ora diz lá? :D Já percebi que o teu gosto é por "extremos" sejam de chuva, vento, calor, trovoadas etc... ( normalmente os meteoloucos gostam de experimentar toda a força da natureza, seja em que aspecto for) desde que esses mesmos extremos não tenham implicações graves na vida das pessoas.

É um gosto legítimo, não é legítimo é o "toca a bater recordes a todo o custo", tipo "quero lá saber das consequências", quero é bater recordes, e de preferência no "meu quintal", se é que me faço entender...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.