Seguimento Sul - Junho 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Alguma apreensão com as modelações porduzidas para este fim de semana: para além das temperaturas previstas, 43/44ºC, está modelada uma atmosfera muito instável, que pode resultar em eventos localizados de downburts, o que poderá ser potencialmente gravoso tendo em conta o estado debilitado do montado (solo e árvores).

Ignorante eu mas provavelmente a probabilidade de ocorrência de incêndios é mais preocupante.

Temperaturas superiores a 40ºC e com instabilidade é algo extremamente horrível. O ambiente vai ficar extremamente abafado se as trovoadas que aparecerem forem secas, o que será mais certo. É bom que nos preparemos porque vai ser complicado. :wacko:

Ainda faltam alguns dias...

66-101SP_dbv1.GIF

90-101SP_blf0.GIF


... mas o calor deverá ser 'seco'. Se o ponto de orvalho estivesse nos 18/20º aí seria absurdamente penoso. Iria parecer que se estava no Texas :lol: De qualquer das formas as trovoadas podem sempre refrescar (localmente) o ambiente.

Trovoada seca é uma raridade onde vivo. Até que poderia acontecer aqui já que os incêndios florestais são basicamente inexistentes. Para o melhor ou para o pior não se tem o clima que se quer. Trabalha-se com o que se tem :rolleyes:
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Dia já bastante quente, para sul já era possível ver o céu acastanhado pois parece que a quantidade de poeiras também vai aumentar, deserto autêntico :wacko:
Máx: 38,8ºC
Min: 15,4ºC
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Bem, a única brisa que se sente por aqui é a do ventilador no meu quarto.
Lá fora está mais fresco, mas não me atrevo a abrir as janelas. :brucelee:
(In)felizmente, sexta já volto para Lisboa. :D

Leva as melgas para Lisboa. :inocente: Fui, atacado a noite passada.

Boas, por aqui, dia de céu com poeira e bastante húmido. Agora, o vento é nulo e a noite está boa para assar. :wacko:

Devido, à humidade da noite passada, a mínima não foi tropical, para minha surpresa.

Máxima: 29.1ºC
mínima: 18.9ºC

Bom, amanhã vai ser um dia diferente, com humidade e com muito mais calor, a previsão automática do IPMA meteu-se na cerveja e coloca uns 37ºC de máxima para amanhã em Olhão e 36ºC para Sábado. :wacko:

Amanhã, vai ser excelente para a praia, com o feriado ainda melhor, com este fim de semana prolongado e sem pontes. Vou, ver as melgas à baixa da cidade. :huhlmao:
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Leva as melgas para Lisboa. :inocente: Fui, atacado a noite passada.
Agradeço a generosidade, mas não vou levar, peço desculpa. :D
Já fui suficientemente massacrado por elas nestes últimos dias. :lol:
--------
Boas!
Por aqui, a noite segue amena e húmida. Há bocado fui à praia de Faro e presenciei um fenómeno interessante. Havia uma "parede" de neblina densa no mar, e parecia que havia algo que não deixava o nevoeiro entrar por terra. Mal conseguia ver as ondas a rebentar e via perfeitamente a minha sombra nessa nuvem. Arrependo-me imenso de não ter levado a máquina. :(
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
é melhor pôr a cama na rua e dormir lá

Off-Topic: Vamos fazer um dormitório no Jardim do Tarro. Quem tiver muito calor sempre tem a hipótese do lago :D;)

Bom dia
Ontem foi um dia muito quente na região. Mesmo à sombra consegui ganhar um bronze à pedreiro, tal era a radiação UV... Felizmente a cerveja fresca ajudou a passar o feriado :cheers:
A noite foi abafada e já começou a fase "destilar" durante a madrugada... Nem quero imaginar como vai ser este fim de semana... Arrisco a dizer que iremos ultrapassar o recorde da temperatura mínima mais alta em Portalegre nas próximas madrugadas. :hehe::sweat:
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Off-Topic: Vamos fazer um dormitório no Jardim do Tarro. Quem tiver muito calor sempre tem a hipótese do lago :D;)

Bom dia
Ontem foi um dia muito quente na região. Mesmo à sombra consegui ganhar um bronze à pedreiro, tal era a radiação UV... Felizmente a cerveja fresca ajudou a passar o feriado :cheers:
A noite foi abafada e já começou a fase "destilar" durante a madrugada... Nem quero imaginar como vai ser este fim de semana... Arrisco a dizer que iremos ultrapassar o recorde da temperatura mínima mais alta em Portalegre nas próximas madrugadas. :hehe::sweat:


Aí em Portalegre as temperaturas mínimas são sempre muito altas , mas tu vais ter trovoadas no fim de semana com 40 graus , isso pode dar grandes problemas .
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Trovoada seca é uma raridade onde vivo. Até que poderia acontecer aqui já que os incêndios florestais são basicamente inexistentes.

Off-Topic: Pois @Orion, uma trovoada seca nos Açores não iria ter quaisquer consequências, mas por cá qualquer situação deste género pode originar um incêndio florestal. Como exemplo, no fatídico ano de 2003, o incêndio que arrasou cerca de 9.500 hectares na Serra de S. Mamede (30% da área do Parque Natural) e alastrando para a vizinha Espanha, foi provocado por uma trovoada seca na noite de 30-07-2003...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia.
29ºC,
Humidade relativa: 41%
Vento de Leste fraco/nulo.
Aumento significativo de poeiras em suspensão; visibilidade/campo de visão substancialmente reduzido.

67a78bdc6af4264f38ec4269168c8e7e.jpg
Por aqui o cenário é semelhante tanto ao nível do céu bem como da temperatura.
Bem cá estou a acompanhar a onda de calor, primeiros registos:
- Temperatura mínima +15,8ºC
- Temperatura actual +29,1ºC
- Temperatura máxima prevista pelo IPMA +41ºC