Seguimento Marítimo 2017 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Olá Nordico.

Há várias opções, umas melhores, outras piores.
Eu mandei vir deste tipo do ebay.uk:
http://www.ebay.co.uk/sch/sis.html?_nkw=Digital+Indoor+Outdoor+In/Out+Thermometer+Hygrometer+LCD+Screen+Display&_id=200784395878&&_trksid=p2057872.m2749.l2658

Convêm um pequeno, prático. Alguns destes são grandes para andar com eles na praia...:)
Mas um que seja possível de introduzir na água é o ideal. Como estes tem o fio com o sensor pode-se colocar esse sensor até 1 a 2 metros de profundidade e ver as variações de temperatura.

Ola Aristocrata,
Muito obrigado pela isso!
 
Última edição:


Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Bom dia

Recentemente, fui à Praia da Saúde em Setúbal.

IPMA.pt prevê temperatura de agua do mar 18°c. Mas a minha leitura é 23,2°c. Eu registro não usar o meu dispositivo habitual, mas um termômetro digital antigo, normalmente usado em um tanque de peixe.

É uma linda praia, perto de restaurantes de peixe e excelentes vistas dos navios industriais.

Desejo a todos vocês um dia feliz, o Dia de Portugal hoje 10 de junho!

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
23,2ºC parece excessivo não? Aí há mistura com agua do rio Sado?
Tenho que comprar um termometro desse género,ver se este verão partilho por cá algumas aventuras que faço junto a costa todos os verões. :thumbsup:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Nordico

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Bom dia

Recentemente, fui à Praia da Saúde em Setúbal.

IPMA.pt prevê temperatura de agua do mar 18°c. Mas a minha leitura é 23,2°c. Eu registro não usar o meu dispositivo habitual, mas um termômetro digital antigo, normalmente usado em um tanque de peixe.

É uma linda praia, perto de restaurantes de peixe e excelentes vistas dos navios industriais.

Desejo a todos vocês um dia feliz, o Dia de Portugal hoje 10 de junho!


Bom dia

Esse valor de 23,2º acaba por ser normal se tivermos em conta que a água do rio Sado ainda está bem presente nessa praia de Setúbal.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Medir a temperatura da água junto à areia em águas pouco profundas pode ter esse efeito. Na minha experiência comparando Porto Santo à Madeira, pode parecer que a água do Porto Santo é mais quente, e se medirmos a água a poucos metros da praia de facto já vi 28.5, 29 (termometro de piscina) e coisas desse género. Mas então porquê que o IPMA dava "apenas" 25/26 para o arquipélago neste dia em que fiz o teste? É muito simples basta afastarmo-nos um pouco da costa (uns meros 10-20 metros) e vemos a "verdadeira" temperatura da àgua. Na Madeira as águas são mais profundas (quando se entra via um cais por exemplo) e normalmente não há diferenças, no Porto Santo a água é claramente mais quente para quem vai à água "casualmente" mas basta dar-se umas braçadas sem pé e vemos que afinal é a mesma coisa. Para finalizar, existe uma praia no norte da Madeira com areia preta e até faz lençóis de água, quando levei pessoas lá a primeira coisa que me disseram é que "a água é tão quente como no Porto Santo!".
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Medir a temperatura da água junto à areia em águas pouco profundas pode ter esse efeito. Na minha experiência comparando Porto Santo à Madeira, pode parecer que a água do Porto Santo é mais quente, e se medirmos a água a poucos metros da praia de facto já vi 28.5, 29 (termometro de piscina) e coisas desse género. Mas então porquê que o IPMA dava "apenas" 25/26 para o arquipélago neste dia em que fiz o teste? É muito simples basta afastarmo-nos um pouco da costa (uns meros 10-20 metros) e vemos a "verdadeira" temperatura da àgua. Na Madeira as águas são mais profundas (quando se entra via um cais por exemplo) e normalmente não há diferenças, no Porto Santo a água é claramente mais quente para quem vai à água "casualmente" mas basta dar-se umas braçadas sem pé e vemos que afinal é a mesma coisa. Para finalizar, existe uma praia no norte da Madeira com areia preta e até faz lençóis de água, quando levei pessoas lá a primeira coisa que me disseram é que "a água é tão quente como no Porto Santo!".

É verdade, regra geral a temperatura oceânica na costa sul da Madeira até é superior em 1 ou 2 graus ao Porto Santo. Mas efectivamente a água no Porto Santo a baixa profundidade parece mais quente do que na Madeira.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Que belo caldo para sábado!

sst-zona7-2017-06-17T1500.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)

felyzardo

Cirrus
Registo
20 Ago 2012
Mensagens
40
Local
Sintra
Permitam um offtopic. Tenciono ir durante a semana a praia do portinho da Arrábida (na última quinzena). Há muita confusão? As 9h arranjo lugar facilmente?