Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 24 Fevereiro 2008

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Dado que a maior parte dos intervalos da sondagem "Sondagem de Precipitação Máxima Acumulada - Fevereiro de 2008" já foram ultrapassados, editamos a Votação de modo a reflectir melhor a situação actual e lançar um pouco mais de dificuldade na aposta.

Pedimos a todos os membros que já votaram a tornarem a votar.


http://www.meteopt.com/forum/newreply.php?do=newreply&noquote=1&p=61049
 


rufer

Cumulus
Registo
15 Set 2007
Mensagens
194
Local
Alcobaça.
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Muito boas as fotos. Temos aqui no forum verdadeiros mestres na arte da fotografia.:D:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Mau tempo: Protecção Civil alerta bombeiros e autarquias para chuva e vento forte no Centro e Sul

A Protecção Civil alertou bombeiros e autarquias para estarem preparados operacionalmente para a ocorrência de precipitação e vento forte nas regiões Centro e Sul sexta-feira e sábado. Num comunicado enviado quarta-feira aos comandantes dos corpos de bombeiros e aos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC), a que Agência Lusa teve hoje acesso, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para os "efeitos expectáveis" do mau tempo, como "inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem".
Alerta, também, para "danos em estruturas montadas ou suspensas, aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de matérias sólidas para via, curto-circuitos em casas antigas, queda de árvores e a possibilidade de estradas cortadas onde se prevê queda de neve". No comunicado, a ANPC aconselha os comandantes dos bombeiros e os SMPC a "garantir o permanente acompanhamento e controlo de todas as ocorrências, nomeadamente nas áreas historicamente identificadas como mais sensíveis, assim como a imediata informação ao Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) sobre todas as situações operacionais relevantes" e a "tomada de medidas de prevenção activa e de planeamento operacional, tendo em vista uma resposta imediata a possíveis emergências".
A ANPC solicita ainda aos SMPC que informem as populações das áreas mais vulneráveis e indica as medidas de prevenção e protecção que devem adoptar. Entre as recomendações que a ANPC entende que devem ser transmitidas às populações, aconselha a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados, limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivo sistema de escoamento, fecho de portas e janelas, assim como arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos, em virtude de vento mais forte". Segundo aquele organismo, tutelado pelo Ministério da Administração Interna, as populações devem ainda ter em conta a possível formação de lençóis de água e o aumento da probabilidade de acidentes.
Contactada pela Agência Lusa, Gisela Oliveira, assessora da Autoridade Nacional de Protecção Civil, disse que o comunicado em causa é de carácter "operacional", tendo sido por isso dirigido às entidades que mais directamente têm intervenção no socorro, bombeiros e SMPC. O Instituto de Meteorologia confirmou à Lusa que o estado do tempo se vai agravar a partir de sexta-feira.

Fonte: RTP / LUSA
 

Quimera

Cirrus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
41
Local
Sintra
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Algumas nuvens, não sei onde poderia coloca-las. Poderão mover para o local mais correcto.

Imagem59.jpg

Imagem62.jpg

Imagem63.jpg

Imagem64.jpg

Imagem65.jpg

Imagem67.jpg

Imagem68.jpg

Imagem70.jpg

Imagem71.jpg

Imagem92.jpg

Imagem93.jpg

Imagem94.jpg

Imagem96.jpg

Imagem97.jpg

Imagem100.jpg

Imagem109.jpg

Imagem113.jpg

Imagem122.jpg
 

josecarlos

Cirrus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
11
Local
Cova da Piedade
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

É verdade ja repararam como o "bicho" esta a crescer? acho que o pessoal pode começar a tirar os colchoes, boias e o barcos de borracha do armario...acho que vai ser pior que segunda....:surprise::surprise:

Mas uma coisa e certa, hoje o IM fez um "mea culpa", poe o alerta quase 16 horas antes.....
Entao o que se passou domingo passado???? estavam a dormir??? hoje temos certeza de uma coisa, alguma coisa falhou no domingo no IM, e pelos avisos que tem estado a fazer esta semana, nota-se que alguem levou nas orelhas, e que agora esta a fazer o seu trabalho....:p:p
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

É verdade ja repararam como o "bicho" esta a crescer? acho que o pessoal pode começar a tirar os colchoes, boias e o barcos de borracha do armario...acho que vai ser pior que segunda....:surprise::surprise:

Mas uma coisa e certa, hoje o IM fez um "mea culpa", poe o alerta quase 16 horas antes.....
Entao o que se passou domingo passado???? estavam a dormir??? hoje temos certeza de uma coisa, alguma coisa falhou no domingo no IM, e pelos avisos que tem estado a fazer esta semana, nota-se que alguem levou nas orelhas, e que agora esta a fazer o seu trabalho....:p:p

No Domingo à noite não sei , mas durante todo esse Domingo desde manhã bem cedo havia alerta amarelo do IM ;)

->> http://img177.imageshack.us/img177/5525/semttuloeeswx3.png

Parece-me que a única diferença é agora todos estarem mais atentos, da comunicação social à protecção civil e toda a gente em geral.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

bom dia a todos, desde ja votos de um excelente fim de semana:D:D (preparem se) aqui o ceu encontra se pouco nublado, 13ºC
la se vai a maratona do Prison Break :lmao:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

ESTREMOZ: Neste momento a pressão atmosférica subiu até aos 1029 hPa; o céu apresenta pouca nebulosidade (1/8) e a temperatura já vai em 15,2 ºC; o vento tem soprado moderado de leste.

Por agora as altas pressões vão ganhando terreno sobre a maior parte do território de Portugal Continental (O ANTICICLONE EUROPEU CENTRA-SE ENTRE A PENÍNSULA IBÉRICA E A FRANÇA); a instabilidade, essa vai chegar um pouco mais tarde.
 

Sam

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
38
Local
Mora - Évora
Re: Seg. Especial Chuva e Trovoadas de 21 a 25 Fevereiro 2008

Olá a todos!!
Belas fotos:):thumbsup:
Por cá ontem tb vi umas nuvens assim bué estranhas..
E como vão as previsões para o fim semana?? Tenho consultado vários modelos mas não sei ver bem o que se passa:)
Abraços