Seguimento - Incêndios 2017



Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
O que eu já tinha ouvido ou lido antes foi que o incêndio começou numa zona e quando começaram as trovoadas mais tarde, o raio que provocou outro incêndio no seguimento/perto do já existente (identificado pela tal árvore destruída) ganhou outras proporções e também outras direções e ficou fora de controlo.

Por esta altura já se disse tanta coisa, enfim.
 

jkmc

Cirrus
Registo
9 Set 2016
Mensagens
57
Local
Paris
Meus amigos. Sou um lusodescendente que vive na frança.
Leio o vosso forum com muita atencao mesmo se nao participo (vivo em frança). Deculpa pelo meu portugues.

Encontrei um artigo que explica bem o meu pensamento :
https://eco.pt/2017/06/18/incendios-o-que-temos-no-territorio-sao-torneiras-do-gas-acesas/

Caros amigos ja chega de desgraças todos os anos. E preciso fazer a revolucao e mudar à praga do eucalipto.
Cada ano que passa sem fogo num eucaliptal ou pinhal (que nao se pode chamar floresta ao meu entender) é uma bomba relogio a engordar para o proximo ano!

Temos de unir forças para conseguir porque a resistencia dos lobis vai ser muito feroz !

Cumprimentos a todos.
Força aos afetados no corpo e alma !
 
  • Gosto
Reactions: Teya

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
O que eu já tinha ouvido ou lido antes foi que o incêndio começou numa zona e quando começaram as trovoadas mais tarde, o raio que provocou outro incêndio no seguimento/perto do já existente (identificado pela tal árvore destruída) ganhou outras proporções e também outras direções e ficou fora de controlo.

Por esta altura já se disse tanta coisa, enfim.

No local ninguém refere nada em contrário, aliás existem até muitos testemunhos dos trovões.
 
  • Gosto
Reactions: Teya

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
https://ionline.sapo.pt/artigo/568547/bombeiros-insatisfeitos-com-desorganizacao-em-pedrogao-grande-

Até, os bombeiros criticam a bela organização. Aliás, em todos os incêndios é notório a desorganização completa.

Os meios que estão actualmente no terreno devem ser até excessivos. Eram necessários os tais 1000 bombeiros era nas primeiras 5 horas do fogo. Quantos estavam nesse momento?

É só imaginar que muitas das cooperações de bombeiros vizinhas não enviaram reforços porque tinham os seus incêndios para combater e a zona do incêndio não é propriamente um local com abundância de cooperações de bombeiros.
 

DrFog

Cirrus
Registo
29 Jun 2015
Mensagens
18
Local
UK:52°12'N,0°07'E; DE:47°40'N,9°10'E; PT:40°N,8°W
People "didn't need to die the way they've died", says Portugal forest fire eyewitness Caleb Cluff.
Caleb, who works as a journalist, claimed the fire is a "man-made disaster" which people "stood no chance" against.
Speaking to 5 live's Dotun Adebayo, he blamed the eucalyptus plantations and called for an inquiry.
Portugal has declared three days of mourning for the 62 victims of one of the country's deadliest forest fires.
Four children are among the victims, many of whom were found dead inside their cars as they tried to flee the central forested region of Pedrógão Grande.
This clip is originally from Up All Night, Monday 19 June 2017.

http://www.bbc.co.uk/news/av/world-...ire-eyewitness-calls-for-an-inquiry-into-fire
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria


Não sei se já tinham colocado aqui no fórum.
Com ventos destes, e ainda mais com a instabilidade causada pelo calor do incêndio, acredito que a velocidade de propagação e incógnita da sua direção tenha estado na origem da tragédia. Não me parece que algo pudesse ter sido feito para o evitar...


Agora é alguém perguntar ao autor do vídeo a que hora certa foi gravado, pode ser uma pista importante para este puzzle. Há peças que ainda não consegui encaixar, houve uma trovoada que de facto começou a chegar à zona por volta da hora referida mais acima, mas uma coisa que me intriga é que a localidade Escalos Fundeiros fica apenas a 6km a leste de Pobrais, Nordeirinho, Vila Facaia , etc, onde ocorreu o grosso da tragédia
Daí ainda não ter percebido a escala temporal de tudo, se foi nesta fase, tão cedo? ou se foi numa posterior
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas


Não sei se já tinham colocado aqui no fórum.
Com ventos destes, e ainda mais com a instabilidade causada pelo calor do incêndio, acredito que a velocidade de propagação e incógnita da sua direção tenha estado na origem da tragédia. Não me parece que algo pudesse ter sido feito para o evitar...


Isto não é downburst?