Seguimento - Incêndios 2017



Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
A discussão em torno do que fazer nas situações de risco iminente está a ficar, a meu ver, perigosa. Mesmo entre os altos quadros da administração interna insiste-se demasiado na ideia que quem fugiu, morreu. E que a atitude correcta é permanecer em casa.

Estas generalizações são perigosas.

No caso da Madeira, quem ficou em casa morreu e quem se meteu nos carros sobreviveu. Importante é que a autoridade ajude as pessoas a agir correctamente em função das circunstâncias que variam de caso para caso.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
São as situações em que a culpa morre solteira

Para que a culpa não morra solteira, é preciso que quem afirma que sabe de quem é a culpa, diga nomes. Parafraseando o outro: diga um, diga um, diga um!
Todos os que afirmam saber onde está a culpa e, ainda assim, se recusam a denunciar, são 1) cobardes e 2) cúmplices da morte solteira.
Quando tiver coisas concretas para dizer, estarei disponível para ser (bem) informada mas vou esperar sentada, de almofada atrás das costas e de chávena de café na mão. Como já tinha dito, votos de boa noite e ainda melhor informação.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

mecre90

Cirrus
Registo
26 Fev 2016
Mensagens
58
Local
Tomar
Fugir e' provavelmente em mais de 95% dos casos a opção que dá mais garantias de sobrevivência. Acredito que a maioria das pessoas que não fugiram de carro, foi porque não tiveram essa oportunidade, e não por terem achado que a melhor opção era ficar dentro de casa ou de um tanque.
Infelizmente para muitos, todas as condicionantes conspiraram para a fuga um cenário ainda pior do que a já perigosa permanência nas casas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Duvido muito que existam directrizes concretas que possam ser seguidas em situações como esta em concreto. Tudo depende das circunstâncias. Decisões que se tomam em minutos e que têm consequências possivelmente irreversíveis. Veja-se que há quem tenha fugido e sobrevivido e ficado e morrido ao mesmo tempo que o inverso também sucedeu. Veja-se o caso do senhor que perdeu a mulher e as duas filhas. Se calhar é a isso que os crentes chamam destino/hora marcada e os não crentes sorte/azar. O que é certo é que a vida pode mudar num segundo. Trágico para os que partiram e viram a vida subitamente interrompida mas não menos trágico para quem sobreviveu e vai ter que viver com as imagens que ninguém deveria ter de ver.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
mais 45 elementos espanhóis já estão em Góis, incêndio tem 5 frentes ativas
em Pedrógão, 85% do perimetro está em resolução
Huguh antes no site tínhamos informação das frentes activas..no novo site não temos acesso a essa info.
Onde posso ver essa info?
Obg

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Para terminar a minha intervenção neste tópico, escrevo que a questão do Canadair, apesar de relevante, é menor na escala de prioridades. É apenas o reflexo da incapacidade do aparato de segurança em se coordenar e lidar com as emergências em vigor. Querer crucificar o(s) (certamente poucos) tipo(s) responsável(eis) servirá apenas para expiar os problemas maiores (da qual a bronca do Canadair faz parte). É útil para certa malta, assegurando que estruturalmente nada muda nem que hajam grandes responsabilidades.



https://oinsurgente.org/2017/06/20/siresp-e-altura-de-pedir-responsabilidades-a-antonio-costa/ & https://www.bombeiros.pt/noticias/siresp-ja-falhado-incendios-2016.html/

A teoria mais conveniente é a do fenómento meteorológico severo. Foi um ato selvagem da natureza que só se repetirá daqui a 100 anos. Na realidade foi apenas um esforço extra num sistema que funciona mal e porcamente todos os anos. Visualmente é basicamente isto:

v95Rk4A.gif


Não misturem todo o jornalismo. A questão do Canadair está num patamar completamente distinto de outras situações como por exemplo a da Judite. No primeiro caso há muita opinião e poucos factos.

Governo não se fez representar nos primeiros funerais de Pedrógão

Por fim, como é um governo de esquerda muita coisa irá passar despercebida. A palhaçada da exposição pública já foi feita com toda a pompa e circunstância. Se fosse outra cor partidária no governo a indústria da indignação não parava com total apoio dos idiotas úteis (conscientes e não). Era em todo o lado -> Blogs, Twitter, Facebook, Jornais... Viva à gerigonça! :w00t:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Mandaram-me agora isto por mail.
Um extraordinário repórter da Antena 1 relata a queda do avião que nunca caiu. Um estrondo + uma senhora + o marido da senhora que é bombeiro = avião despenhado. Faz lembrar aquele exercício que uma vez fiz numa aula de Português: a professora dizia uma coisa ao ouvido do primeiro aluno da fila da frente que depois repetia o que a professora tinha dito ao colega do lado e assim sucessivamente até chegar ao último aluno da última fila que repetia em voz alta o que lhe tinham dito ao ouvido e que já não tinha semelhança alguma com aquilo que a professora tinha dito inicialmente.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/reporter-da-antena-1-descreve-desastre-com-canadair_v1009328#
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Não sei qual é a surpresa. Se a malta está a ver aviões a sobrevoarem e ouve uma grande explosão, uma possível conclusão a que se pode chegar é...

Uma simples entrevista ao homem provavelmente teria sido suficiente para ficar claro que a personagem não viu explicitamente o avião cair mas sim que ouviu uma grande explosão, virou-se, viu uma bola de fogo e pensou ser um avião. Que eu saiba ninguém tem visão a 360º e não se aferiu as condições em que o homem experienciou o evento. Onde estava ele? Que estava a fazer? É para isso que servem os jornalistas e aqui deixo uma tarefa para todos os detratores.

Se o relato era treta porque é que o aparato de segurança foi na cantiga chegando ao ponto de adiar a conferência de imprensa? Novamente, esse episódio diz mais sobre o MAI do que da imprensa.

Continua tudo a bater na mesma tecla. Mas volto a escrever -> Muito barulho e pouca substância, passando ao lado o mais importante.
 
Última edição:

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,802
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Huguh antes no site tínhamos informação das frentes activas..no novo site não temos acesso a essa info.
Onde posso ver essa info?
Obg

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

Temos o local para a informação lá, não está é a aparecer este ano.. vá-se lá saber porquê
as 5 frentes ativas ouvi na tv quando falou o sec. de estado
 
  • Gosto
Reactions: Charlie Moreira

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Os dois incêndios continuam ativos, a tarde o vento vai rodar para O/NO é ficar mais forte, vamos ver se será favorável ou desfavorável para o combate
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3