Seguimento - Incêndios 2017

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ponto de situação
Ponto de situação dos incêndios em Pedrógão Grande e Góis:

  • O incêndio no concelho de Pedrógão Grande já se encontra dominado;
  • O incêndio no concelho de Góis continua ativo, com os bombeiros a tentar controlar os vários reacendimentos motivados pelo aumento da temperatura e pelo vento;
  • O fogo de Góis fez 37 feridos ligeiros, a maioria civis por inalação de fumo, tratados no posto de comando pelo INEM — apenas um popular e um bombeiro tiveram de ser evacuados;
  • Habitantes de Sobral Bendito, Cabreira e Cadafaz já regressaram às aldeias;
  • Há 150 pessoas deslocadas, divididas por aldeias da Pampilhosa da Serra e por Góis;
  • A combater o incêndio em Góis estão 100 operacionais, apoiados por 350 viaturas, 19 máquinas de rasto e seis meios aéreos;
  • O funeral do bombeiro que morreu durante o combate ao incêndio em Pedrógão Grande realiza-se esta quarta-feira, às 18h, em Castanheira de Pera;
  • Marcelo, Governo e vários líderes partidários irão participar no funeral do bombeiro.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


tomalino

Cumulus
Registo
12 Out 2006
Mensagens
219
Local
Lisboa e Torre de Moncorvo (só em férias)
O meu Pai viu um raio a começar um incêndio perto da Lousa, Torre de Moncorvo:

VLrxqiy.jpg


Esta descarga eléctrica bate certo com o início do incêndio:

z0rnL4o.png


E o incêndio neste momento, visto de Torre de Moncorvo:

BzWf4SU.jpg
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Houve uma altura em ponte de lima a chover que vi um relâmpago a cair numa árvore e a sair logo fumo preto como nesse caso , imagino com trovoadas secas e ambiente seco e as resinas como esse tal documetario

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Finalmente, finalmente :uau::uau:

Entretanto, durante las últimas horas de la tarde se vivió una gran confusión al anunciarse la caída de un avión antiincendios Canadair, inicialmente confirmado por las autoridades lusas, que reconocieron haber enviado equipos de rescate a la zona donde supuestamente se había producido el accidente. A pesar de que 17 aviones -entre ellos varios enviados desde España, Italia y Francia- circulaban sobre la zona en esos momentos, el Ministerio de la Administración Interna se negaba a identificar la nacionalidad de la aeronave estrellada. La sorpresa fue absoluta cuando, casi dos horas tras el anuncio inicial, las autoridades lusas desmintieron la noticia, asegurando que el avión estrellado que intentaban encontrar nunca había existido, y que no había ningún accidente que lamentar.

Quem é o maior incompetente? A imprensa que espalhou o rumor ou o governo que confirmou o rumor e depois negou-o? :rolleyes: É a imprensa claro. Estes 2 estarolas estão conveniente e previsivelmente dóceis -> https://sol.sapo.pt/artigo/568880/j...-as-consequ-ncias-de-anos-de-integracao-na-ue & https://ionline.sapo.pt/artigo/5689...tas-porque-devemos-respeito?seccao=Portugal_i

A imprensa noticiou que os partidos foram ao funeral do bombeiro. Nada foi dito acerca da ausência do mesmos no primeiro funeral dos esturricados. Nisso sim a imprensa indígena é uma mierda autêntica. Para ler coisas óbvias é preciso ir ao estrangeiro.

Vê-se logo que o El Mundo não conhece o país vizinho. Este incêndio não acabará com nenhuma carreira política de um partido de esquerda.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr e Snifa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
IPMA já respondeu a António Costa e fala em "condições excecionais"

No que diz respeito às condições que determinaram situações no terreno de excecional gravidade, o IPMA advoga que "foram o resultado da conjugação da dinâmica do próprio incêndio e dos efeitos da instabilidade atmosférica, gerando downburst, ou seja, vento de grande intensidade que se move verticalmente em direção ao solo, que após atingir o solo sopra de forma radial em todas as direções".

"Este fenómeno é por vezes confundido com um tornado, e tem um grande impacto em caso de incêndio florestal por espalhar fragmentos em direções muito diversas", salienta o presidente do IPMA na resposta a António Costa.

De acordo com as informações já recolhidas pelo IPMA, "o desencadeamento e/ou a propagação do incêndio poderá ter sido amplificado pela conjugação dos fatores descritos, e a importância excecionalmente elevada de efeitos locais relacionados com fenómenos de convecção atmosférica associados à humidade muito reduzida, e a dinâmica induzida pelo próprio incêndio".

Nem o IPMA é completamente inocente. Havia risco extremo de incêndio mas faltou - não obstante o que o IPMA diz - avisos de trovoada que certamente iria gerar fogos:

Neste sentido, o sistema de previsão meteorológico para as condições de superfície, funcionou de forma correta, dentro de margens de erro expectáveis, definindo o quadro sinóptico de tempo muito quente, com temperaturas máximas muito elevadas, próximas de 40ºC, temperaturas mínimas igualmente elevadas, humidade relativa muito baixa, vento fraco ou moderado nos locais elevados, e condições de instabilidade, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros de trovoadas durante a tarde".

O IPMA, na sua carta, dá todos os pormenores formais...

Em relação às previsões feitas pelo IPMA para a região de Pedrógão Grande para a tarde sábado, na carta dirigida a António Costa sustenta-se que "os valores previstos com quatro dias de antecedência se vieram a confirmar pelos valores medidos, com desvios reduzidos em termos de temperaturas máxima e mínima, humidade relativa e velocidade média do vento".

Segundo os dados do IPMA, no caso da humidade relativa "existe uma variação um pouco mais significativa, se bem que os valores previstos no dia anterior, correspondendo à informação mais relevante, foram ligeiramente inferiores ao observado (14% em vez de 17%). Estas diferenças têm pouco significado físico".

... mas não responde ao mais importante: E a tese do raio enquanto gerador do incêndio? Geralmente a conclusão de um downburst vem depois de um desses estudos aprofundados, não?

"Esta situação tão complexa e excecional está a ser objeto de um estudo aprofundado", é referido na missiva de Jorge Miguel Miranda, numa alusão a uma comissão entretanto nomeada para apurar em profundidade o que se passou na região de Pedrógão Grande na tarde de sábado.

Entretanto o título já foi editado:

"Condições excecionais e downburst." IPMA já respondeu a Costa
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000