Seguimento - Incêndios 2017



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Multas até cinco mil euros para quem lançar balões de São João

image.aspx


Lançar balões de São João é este ano proibido, podendo levar a uma multa até aos cinco mil euros por pessoa singular, e a PSP do Porto disse, esta quinta-feira, que irá proceder à fiscalização durante os festejos.

O lançamento de um balão de São João pode ter uma contraordenação punida por coima que pode variar entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoas singular, e os 800 euros e os 60 mil euros no caso de pessoa coletiva, indica a portaria n.º 195/2017 hoje publicada.

PSP DO PORTO ALERTA PARA "PERIGOS" DO LANÇAMENTO DOS BALÕES DE S. JOÃO


O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios foi antecipado para hoje, por causa das condições meteorológicas adversas de temperatura que determinaram o aumento do nível de perigosidade para alerta vermelho e laranja no território continental, uma proibição o que significa que está proibido o lançamento dos tradicionais balões de São João.

http://www.jn.pt/nacional/interior/...o-8583795.html?utm_source=Push&utm_medium=Web
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e dahon

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Este episódio de calor intenso está a terminar e com ele também os incêndios, apenas as regiões mais no interior apresentam, ainda, valores elevados de temperatura e baixos índices de humidade.

Fica, mais uma vez, demonstrada a enorme dificuldade das autoridades nacionais em lidarem com estes episódios de tempo muito quente, relativamente frequentes na estação seca e quase sempre associados a situações caóticas de fogos em mato. Foi assim em agosto do ano passado, em agosto de 2013, em julho e setembro de 2012, só para falar nos anos mais recentes, e, com grande probabilidade, assim voltará a ser num próximo episódio deste tipo.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ainda sobre a origem do incêndio de pedrogão.. Para mim levantam-se algumas dúvidas:
- o ipma confirma ter havido relâmpagos na zona, mas não propriamente no local onde identificaram a árvore como foco de incêndio.
- os moradores não recordam qualquer relâmpago/trovão responsável pelo início do incêndio.
- vi há pouco um jornalista a mostrar o tal pinheiro que apanhou o raio. Eu fico perplexo, porque das 2, uma, ou a jornalista foi à primeira árvore que encontrou partida, ou a peritos da pj não são assim tão peritos. Eu não sou perito, mas reconheço perfeitamente um pinheiro afetado por um raio, e reconheço perfeitamente um pinheiro seco há anos. O tal pinheiro apresenta um aspecto pardacento, que indicia estar seco e a apodrecer há pelo menos 3 ou 4 anos.

Fica a dúvida..
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
663
Local
Barcelos
É uma expressão como quando diz-se “mais nunca aquilo” como o slogan contra as violências conjugal!
O risco 0 não existe mas sem estar a agir permanece-se com um risco muito elevado.
Quando vejo, não atrasado que ontem ao meio-dia, trabalhadores que constroem uma casa FAZEM FOGO PARA COMER com terrenos não limpado menos de 20 m… há um problema!

@Toby já estamos a falar num problema diferente.
Que é a cultura de fogo portuguesa.
Famalicão da Serra que fez 6 mortos entre os combatentes, começou numa máquina agrícola a limpar um terreno.
Esse é um problema de cultura e que não é resolvido pelo IPMA mas com tempo nas escolas.
Assim como a reciclagem


se isto é verdade...


Sobre o fogo de supressão?
E mesmo assim.
Eu se quiser fazer tenho pedir ao Cdos que por sua vez pede a anpc em Carnaxide.
Enquanto isso perde se o tempo ideal para a manobra.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
663
Local
Barcelos
Ainda sobre a origem do incêndio de pedrogão.. Para mim levantam-se algumas dúvidas:
- o ipma confirma ter havido relâmpagos na zona, mas não propriamente no local onde identificaram a árvore como foco de incêndio.
- os moradores não recordam qualquer relâmpago/trovão responsável pelo início do incêndio.
- vi há pouco um jornalista a mostrar o tal pinheiro que apanhou o raio. Eu fico perplexo, porque das 2, uma, ou a jornalista foi à primeira árvore que encontrou partida, ou a peritos da pj não são assim tão peritos. Eu não sou perito, mas reconheço perfeitamente um pinheiro afetado por um raio, e reconheço perfeitamente um pinheiro seco há anos. O tal pinheiro apresenta um aspecto pardacento, que indicia estar seco e a apodrecer há pelo menos 3 ou 4 anos.

Fica a dúvida..

Já expliquei aqui como se faz a investigação.
Tanto a PJ como a GNR(sepna) sabem como a fazer.

Acredita em Jornalistas?
São os mesmos que confirmaram a queda se um avião e a morte do piloto inglês.

Local indicado por um popular e não pelas autoridades