Seguimento - Incêndios 2017

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os incêndios mais mortíferos desde 1950:

2009, Kilmore East, Australia, 120
2017, Pedrogão Grande, Portugal, 64
1959, Massif des Aures, Argelia, 48
2010, Mount Carmel, Israel, 44
2009, Murrindini Hill, Australia, 34
1975, Transkei Veld, África do Sul, 25
1966, Sintra, Portugal, 25
1991, Tunnel fire, EUA, 25
2013, Yarnell fire, EUA, 19
1953, Rattlesnake fire, EUA, 15
2014, Valparaíso, Chile, 15


Fonte: Laboratório de Fogos Florestais - UTAD

Portugal em 2º lugar dos incendios mais mortíferos desde 1950, e já com 2 lugares na tabela, somos um país pequeno, em relação a muitos outros da Europa, está no tempo de metermos mãos á obra...
 


nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Daqui avisto 2 colunas de fumo de enormes dimensões, provavelmente dos 2 incendios de Mação.
Daqui dá para ver o efeito dos ventos e da orografia na dispersão do fumo em altitude.
9930815623cba98ade4f462a63222b32.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
À pouco na estrada de Elvas/Arronches, via-se uma enorme coluna de fumo para NW, até pensei que poderia ser aqui perto mas parece que são aqueles que estão no norte do distrito.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Daqui dá para ver o efeito dos ventos e da orografia na dispersão do fumo em altitude.
9930815623cba98ade4f462a63222b32.jpg

Sim é verdade eu ao inicio por estar num vale a regar a horta não tinha a percepção a não ser desse efeito tal e qual como fotografaste, mas depois subi para uma cota mais elevada, e daqui de casa vejo bem as 2 colunas de fumo.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
De noite o vento vai continuar a soprar com intensidade de N/NE....esperemos que entre alguma humidade e os consigam dominar.
O de Moura já esta dominado.:)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
O site da Protecção Civil é tão informativo, que não existe ocorrências importantes. Mesmo, com o incêndio em Pedrógão Grande a ocorrência não foi importante.

O site da Protecção Civil devia servir para informar a população e isso é coisa que não serve, quando existe qualquer ocorrência, seja ela incêndio, inundações devia haver informação detalhada sobre os frentes activas, estradas cortadas,, estradas submersas, etc...

Desde, que reformularam o site, a informação passou a ser zero, só tem as ocorrências, os meios e nada mais...

Antigamente, qualquer cidadão, bastava aceder ao site da Protecção Civil e tínhamos todo o filme dos incêndios, agora essa informação já não existe, é para a população não saber. :buh:

Pelo menos, enquanto o PSD foi governo, essa informação estava lá toda, agora com este governo tudo é oculto e até os comunas e bloquistas estão mais calados que os ratos, nem quero imaginar, se esta tragédia tivesse acontecido com o PSD, ninguém os calava, essa é que é essa.

Portugal sempre a regredir...
 
Última edição:

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Concordo com o membro algarvio1980.
Eu penso que o modelo antigo (que tinha informação detalhada) é o melhor, apenas mudar o critério de ocorrência importante para o critério de agora.
Na minha opinião tinha mais informação do que agora.Alias agora já nem funciona...
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O site tinha toda a informação nas primeiras semanas/meses da sua remodelação, e tudo funcionava às mil maravilhas. Penso que não haja argumento político possível aqui. Mas é verdade que algo se passa nos últimos meses. Acho que as ocorrências significativas supostamente são automáticas, quando os meios passam X quantidade (o POSIT, etc. não são escritos apenas para as ocorrências que aparecem como significativas no site, logo penso que os dados sejam retirados da base de dados diretamente), mas depois da página de ocorrências significativas ter estado em manutenção durante meses, nunca mais funcionou.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É realmente impressionante, já perdi a conta da quantidade de incêndios que devastaram o Concelho de Mação. Lembro-me, de estar numa pequena Ribeira e ter de vir a 100 à hora porque se estava a aproximar aquele que foi um dos maiores fogos florestais naquela zona que consumiu quantidades abissais de hectares até Vila de Rei.

Posto isto, lá voltamos nós a ver o fogo a consumir mais uma vez a região que inclusive está super bem preparada para isto. Um pequeno aparte, a árvore que tomou conta de toda aquela zona qual é ? Eucalipto, e não estou a dizer isto de ânimo leve até porque conhecia e conheço toda a região quase como a palma da mão. Nem as Oliveiras escapam à fúria da Mono Cultura dessa árvore Australiana.

Espero que consigam dominar os incêndios o mais rapidamente possível porque qualquer dia já nem sementes irão haver para as árvores voltarem a crescer. Enfim.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
No regresso a casa fiz um desvio e passei por Vila Facaia, uma das aldeias mais afectadas no incêndio de Pedrógão, e uma coisa que me surpreendeu, além das casas que arderam e que todos já vimos nas reportagens, há também muitas que escaparam por uma unha negra. Vi casas com árvores e arbustos queimados a 2m da porta e a casa não sofreu qualquer dano.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Sinceramente Sertã, Vila de Rei e Mação são concelhos mais que habituados a ignições "espontâneas", nem sei como é que ainda há área para arder...

Relatório do IPMA sobre o Incêndio de Pedrogão: (120 páginas)