Seguimento - Incêndios 2017



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Chegei agora do trabalho, e pelo caminho observei vários focos de incendios, sendo um deles já de grandes dimensões.
Incendios activos no distrito de Santarém
Tomar, Portela, 276 operacionais, 78 veiculos e 6 meios aéreos.
Abrantes, Tramagal 167 operacionais e 50 veiculos

Incêndios obrigaram GNR a cortar 4 estradas em Santarém

Quatro estradas, entre elas a A13, foram cortadas nos últimos minutos devido aos vários incêndios que consomem mato e floresta em vários concelhos do distrito de Santarém.

Numa informação atualizada às 16h10, a GNR diz que estão cortadas a A13 - Sul/Norte - entre Salvaterra de Magos e Almeirim, a E.N. 367 - entre Marinhais e Glória do Ribatejo, a E.N. 118 - Santa Margaria da Coutada/ Tramagal e a E.M. 542 - entre Linhaceira e Asseiceira (Tomar).

Na A13 - Sentido Norte/Sul - a circulação faz-se com condicionamento.

http://www.rederegional.com/index.p...obrigaram-gnr-a-cortar-4-estradas-em-santarem
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Oito bombeiros feridos em incêndio no Tramagal

Dois bombeiros estão em estado grave

Pelo menos oito bombeiros ficaram feridos, na manhã desta segunda-feira, na sequência do incêndio que deflagrou na localidade do Tramagal, distrito de Santarém.

As vítimas pertencem aos bombeiros de Afocelca. Do total, cinco foram transportados para o Hospital de Abrantes e dois para o hospital de Lisboa, em estado grave.

https://sol.sapo.pt/artigo/570557/seis-bombeiros-feridos-em-inc-ndio-perto-da-base-aerea-de-tancos
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
prai há 45min via fumo do incêndio de Marinhais que deixo ai a foto (meio desfocada :S) mais cedo também já tinha visto fumo de um incêndio da Glória do Ribatejo, neste momento já não vejo fumo e o incêndio de Marinhais já aparece em resolução mas acabei de ouvir sirenes aqui a atravessar a Fajarda para norte para o lado da Gória, Marinhais fica a seguir à Glória

há 45min:

314ottu.jpg
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
IDOSO QUEIMADO COM GRAVIDADE NO INCÊNDIO DE TOMAR

Um homem de 71 anos ficou gravemente ferido ao tentar salvar os seus bens no incêndio registado na tarde desta segunda feira, dia 3, no concelho de Tomar.

A vítima, residente na aldeia de Macieiros, freguesia de S. Pedro de Tomar, sofreu queimaduras de 1° grau no rosto e de 2° grau nas mãos, sendo transportado para o hospital de Abrantes pelos bombeiros.

Na sua propriedade, que ficou pintada de negro a toda a volta, ardeu um barracão, mas salvou-se a casa de habitação e os anexos. As seis ovelhas conseguiram fugir das chamas e sobreviveram.

Viúvo há pouco tempo e com problemas de diabetes, o idoso, além de queimado, estava em estado de choque quando foi socorrido.

http://www.mediotejo.net/idoso-queimado-com-gravidade-no-incendio-de-tomar/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Com o fwi que esta na zona de Santarem, quase que uma pedra ao bater noutra provoca ignição...
 
  • Gosto
Reactions: jonas e luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Nem raios nem criminosos. Marta Soares tem uma terceira teoria para explicar o incêndio em Pedrógrão Grande
2/7/2017, 23:58
7
O Presidente da Liga de Bombeiros, Jaime Marta Soares, acredita que, por detrás dos incêndios em Pedrógão Grande, pode estar uma "anomalia técnica gerada pelos postos de média e alta tensão".
O presidente da Liga de Bombeiros quer que se investigue melhor o que terá sucedido em Pedrógão Grande há duas semanas para que o fogo tenha atingido as proporções que atingiu. Jaime Marta Soares descarta as causas naturais como responsáveis pelo enorme incêndio mas mantém a possibilidade de mão criminosa — e a essa hipótese acrescenta outra: uma anomalia técnica gerada pelos postos de média e alta tensão.

Depois de afastadas as suspeitas de que possa ter sido um raio a provocar o incêndio — o Instituto Português do Mar e da Atmosfera não registouqueda de raios naquela zona na altura em que começou o fogo — Jaime Marta Soares falou de um fenómeno ao qual chamou “arco voltaico”.


“Passam naquela zona linhas de média e de alta tensão, que podem ter gerado não uma anomalia natural, mas uma anomalia técnica. As linhas de alta e média tensão com o temperaturas muito altas e com vento, não precisam de se tocar. Basta aproximarem-se para poderem gerar descargas elétricas, o chamado o arco voltaico.E julgo que naquela região, gostaria que analisassem, porque se pode saber através do controlo da vigilância da linha, dando como boas as informações que tenho há um ferimento nos cabos. E são cabos grossos, em que se detetou um ferimento, uma rutura, um corte que pode ter originado esta situação. Seria bom que se averiguasse”, explicou Jaime Marta Soares na TVI 24.

O presidente da Liga de Bombeiros disse ainda que as suspeitas de fogo posto se mantêm mas deixou claro que sempre foram suspeitas e não certezas. “Não disse isso de ânimo leve: no último mês houve dez ignições num raio de um quilómetro do local onde começou este fogo. Isso quer dizer alguma coisa”, afirmou o responsável.

“O IPMA colocou na sua página um documento em que demonstrava que entre as 13h00 e as 16h00 de sábado, naquela zona do incêndio não tinha caído nenhum raio nem positivo nem negativo, portanto, só alguma invenção, só algum raio telecomandado ou teleguiado é que foi aquele sítio fazer aquele incêndio“, disse ainda Marta Soares.
http://observador.pt/2017/07/02/nem...para-explicar-o-incendio-em-pedrograo-grande/
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Para esse tamanco do Jaime Marta Soares a ideia de um incêndio ter início por causas naturais deve ser completamente descabida. Ou então tem uma fobia qualquer. Além disso a arte do bitaite que possui é qualquer coisa de impressionante.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Venho chamar a atenção para o facto de estarem a ser utilizadas fotografias de outros incêndios como se fossem do incêndio de Pedrógão Grande. Alertei o site Fogos Florestais (aqui e aqui) para retirar as fotografias do fotografo brasileiro Edio Junior e que o autor do site dizia que correspondiam a redemoinhos de fogo do incêndo de Pedrógão Grande; para além de não publicar os meus comentários, o autor do site retirou as fotos e não pediu desculpas aos seus leitores... Lastimáveis como ainda existem pessoas que brincam com a vida de outras pessoas...

A foto original que estava no site Fogos Florestais era esta acompanhada pelo comentário "Remoinho de Fogo do GIF de Pedrógão Grande" (foi apagada e substituída por outra):

9b0d9dbef0fd6b875dc6eddf5ac68894--fire-tornado-scary.jpg

CopyRight Edio Junior
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e jonas